“Maria Esperança”: novela irregular do SBT

A novela “Maria Esperança” já está na reta final. O folhetim, que é uma adaptação da original mexicana Maria Mercedes, atingiu médias entre cinco a sete pontos registrado pelo Ibope na Grande São Paulo. A novela foi marcada por altos e baixos ao longo dos meses de exibição.

Os responsáveis pelo remake respeitaram, em maior proporção, o roteiro da Televisa. A megera Malvina, vivida pela atriz Tânia Bondezan, foi a mais similar personagem em relação a original. É evidente que Maria Mercedes, de Thalia, é mais carimástica que a romântica Maria Esperança, de Bárbara Paz. A gaúcha é ícone da atual fase da teledramaturgia do SBT, mas não obtém a mesma repercussão da atriz-cantora mexicana. Alguns núcleos foram criados na versão brasileira, como o lutador de boxe Nocaute (Bento de Jesus), interpretado por Northon Nascimento. A trama funcionou bem dentro da novela.

Walter Breda sofreu com a direção da novela. As cenas do ator devem ser esquecidas do currículo de ator. O pai de Maria, Ramiro Hurtado, sofreu um derrame e ficou com sequelas. Assim, Breda ficava sentado em uma cadeira de rodas e tentava demonstrar as dificuldades decorrentes do AVC da personagem, como o corpo parasilado e as dificuldades de fala. A “mexicanização” da interpretação foi bastante infeliz no vídeo.

No entanto, o principal problema da novela recaiu no mocinho Eduardo Trajano Queiróz, interpretado pelo novato Ricardo Ramory. O ator oscilou bons e maus momentos durante a novela. A inexperiência pesou para o desempenho como protagonista, mas ele tem potencial para se firmar em outras produções do próprio SBT ou em outras emissoras. Além disso, os adaptadores foram infelizes na construção do lado psicológico da personagem. Eduardo foi enfocado como um “menino” mimado que não sabe o que quer da vida. Na trama original, o par romântico da personagem de Thalia era um homem dominado pela mãe, mas não um “boboca”. Em diversos capítulos, o comportamento infantilóide de Edu irritou grande parte dos telespectadores. Esse ponto, sem dúvida, foi nevrálgico na adaptação de Yves Dumont.   

Outro ponto de discordância com o roteiro original foi o menor enfoque à personagem vivida por Fabiana Alvarez, Renata Albuquerque. Ela tinha um amplo espaço na mexicana “Maria Mercedes” e praticamente atuou como coadjuvante em “Maria Esperança”. Apesar destes pontos, a novela cumpriu o objetivo traçado. Bem versus mal bem definidos. Uma história simples e bem direta para o telespectador cansado de histórias repletas de tramas paralelas das concorrentes Globo e Record.  

FABIOTV

About these ads

29 Comentários

Arquivado em Audiência, Audiência e TV

29 Respostas para ““Maria Esperança”: novela irregular do SBT

  1. Antônio Davi Roland de Brito

    Se “Maria Esperança” foi um fiasco , “Amigas e Rivais” , vai ser uma catastrofe.

  2. Gemilson Ribeiro

    Até a “TV Xuxa” deve ser melhor que “Amigas e Rivais”.

  3. Gemilson Ribeiro

    Maria Esperança conseguiu ser pior do que “Pé na Jaca”.

  4. Antônio Davi Roland de Brito

    “Maria Esperança” é a prova real de que o SBT não possui competência para produzir novelas .Tentar abrasileirar uma novela mexicana é incompetência gigantesca. Seria muito mais inteligente se o Sistema Bobo de Televisão , que é cópia da rede estadunidense ABC, tivesse exibido a novela que serviu de “inspiração” para esse remake desastroso.

  5. ROSANA MARTINS

    GOSTO MUITO DA NOVELA MARIA ESPERANÇA…É BOA SIM…SÓ GOSTARIA QUE O SEU RESUMO FOSSE DIVULGADO…ACHO BOM PARA O TELESPECTADOR E ÓTIMO PARA A EMISSORA…ACREDITO QUE ISSO VALORIZA…

  6. Gemilson Ribeiro

    O clássico A Turma do Pica Pau, exibido ontem pela Record na faixa das 19h01 às 19h40, obteve 12 pontos de média, pico de 15 e share de 17%, garantindo mais uma vez a vice-liderança para a emissora.
    O SBT obteve 4 pontos de média , pico de 5 e share de 4,4%.

  7. Gemilson Ribeiro

    No mesmo horário , o Sistema Besta de Televisão , exibiu “Maria Esperança”.

  8. Antônio Davi Roland de Brito

    As novelas da Record são muito melhores que as da Globo por ter terem bom texto , bom elenco , boa história e por serem brasileiras e não importações mexicanas .

  9. MARLENE

    A NOVELA MARIA ESPERANÇA pode até ter sido uma adaptação de uma novela mexicana,,,mas adoro assistí-la,pena que os capítulos não são divulgados, fato esse que nos impede de ficar informado sobre os capítulos perdidos….

  10. a novela Maria Esperaça foi de explo de vida para todos que assitia ela eu ja estou sofrendo em saber que no dia 6 não verei mais Maria Espereça. pois era uma novela que mostrava o mundo hoje e que são as pessoas

  11. quem tiver sites que tenham videos da novela maria esperança por favor se quiser mandar nesse e-mail dadaufp@terra.com.br ou junior-didio11@hotmail.com agradeço

  12. maria lúcia

    Gostei de Maria Esperança. Realmente o Eduardo foi muito boboca e irritou, mas valeu! O pai da Maria se saiu bem. Barbara Paz está bem e acho que na próxima irá ficar bem melhor. A Malvina foi perfeita! Num todo, achei que a novela foi boa! É melhor que assistir as novelas da Globo com cenas cheias de sexo e matanças! Já deu o que tinha que dar! É sempre a mesma coisa, nem os atores mudam mais! São sempre os mesmos que já cansaram! Prefiro assistir uma Maria Esperança do que novela da Globo! SBT precisa botar resumo. É muito bom! Parabéns pela novela! Agora fiquei sem saber o horário da novela pois já vai começar outra no horário das 19:30h! Espero que não cortem a novela. Mostrem até o fim! VALEU!

  13. ROSA BRAGANÇA

    Eu gostei muito da novela Maria Esperança por ser despojada do apelo sexual usado em demasia pela Rede Globo, alem de que, é uma história leve sem nenhum vício, então parabenizo o SBT por uma boa história e sua melodia de ótima escolha

  14. cleiva molon

    Adoro a novela Maria Esperança, é muito boa, acredito que as pessoas que não gostam é porque não aparece mulher nua.

  15. clailson

    nao gosto de novela muito menos da globo q alias eu odeio so q eu sou imparcial e ninguem faz novela melhor q a tv globo e acabou!!

  16. ALINE

    MARIA ESPERANÇA FOI UMA NOVELA BACANA…AGORA QUEM NÃO TEM GOSTO POR COISAS SIMPLES, VAI ACHAR COMO ESSES, ”INSENSÍVEIS” QUE DESCREVERAM BARBARIDADES SOBRE A NOVELA E A EMISSORA.
    DIGO SEM SOMBRAS DE DÚVIDAS, QUE MARIA ESPERANÇA FOI MUITO MELHOR DO QUE PÉ NA JACA E BANG BANG; INFELIZMENTE A GLOBO FALHOU NESSAS DUAS TELENOVELAS.

  17. sueli

    gosto muito das novelas do sbt para mim são as melhores, bem apropiadas para minha familia
    assistir!!!novelas tem que ser assim bem natural

  18. anny

    embora nao curta muito o sbt,devo parabeniza-lo em esta seguindo a globo e a record.Nao temos no momento nada melhor que Maria Esperança ou pior é so conferir o besterol e as formulas prontas das PODEROSAS.

  19. ligeirinho

    Que tristeza, na segunda no horario, cadê a novela da maria esperança, como é desorganizado a direção, antes de colocar a nova novela, deveriam encerrar essa, fiquei decepcionado com a emissora.sem comentários

  20. thaynara

    ameiii maria esperança

    sem mentira e muito melhor que rebelde

    he olha que eu tenho 11 anoss

    nao queria que acabasse maria esperança//

  21. Traficante

    Dia 03 de agosto de 2007, foi ao ar o último capítulo da novela “Maria sem Esperança”. Como será que terminou ? Não sei. Ninguém sabe , ninguém viu . Talvez devem ter colocado com http://www.youtube.com .

  22. Ivani

    Gostei e gosto pena que por causa da audiencia a novela esta terminando muito rapido mas é o maximo em casa todos gostam

  23. Hoje,7/8/07,assistimos, aqui em Recife, o último capítulo, e ficamos com saudades.Foi a novela mais linda proporcionada pelo SBT para todas as idades. Gravei os últimos capítulos.
    Lourdes Lima

  24. Antônio Davi Roland de Brito

    Lourdes Anunciada de Lima , sugiro que você coloque no site http://www.youtube.com esses capítulos que você gravou . Por eu , tenho 100% de certeza que só você assitiu ao último capítulo da noval “Maria sem Esperança”.

  25. Ana Cláudia Rolim

    Sou fã do SBT desde criança e eu acho lamentável o modo pelo qual “Maria Esperança” foi tratada pelo SBT . Uma pena que Silvio Santos esteja entregando para a Record a segunda posição em audiência . Uma pena .

  26. Mandante do Crime

    “Maria Esperança” : Aquilo foi o mesmo que ir do nada para o lugar nenhum . Quem se interessou pela trama logo perdeu interesse .

  27. A novela Maria esperança foi a melhor novela de todas as que éu asiste nunca perdia um capitilo quando saia para algun canto deichava dei mas assistia essa novela era para nunca acaba ela foi amelhor de toda mas nunca irei esquece……

  28. quero muito que silvo santos reprise as novelas de thalia.

    amuuuuuuu todas!
    mais em um horario onde posso assistir pos trabalho.bjus.

  29. olha eu adorei a novela maria esperança,mostra muito bem a realidade e o racismo,a barbara atuou muito ben mesmo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s