Brasil vai sediar Copa do Mundo de 2014

copa2014brasil

 Após 64 anos, Brasil volta a sediar uma Copa do Mundo. A Copa do Mundo é nossa! Depois de mais de cinco décadas de espera, o Comitê Executivo da Fifa confirmou nesta terça-feira, na sede da organização, em Zurique, na Suíça, o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014.

  • Cidades-sedes

As cidades brasileiras candidatas a sede da Copa são Rio Branco (AC), Manaus (AM), Belém (PA), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Maceió (AL), Salvador (BA), Brasília (DF), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).

A decisão de quais serão as 12 cidades-sedes da competição será anunciada pela Fifa entre os dias 10 e 14 julho. São Paulo larga como favorita para sediar o jogo de abertura do Mundial. Para a final, a cidade preferida é, a princípio, o Rio de Janeiro.

About these ads

126 Comentários

Arquivado em Notícias

126 Respostas para “Brasil vai sediar Copa do Mundo de 2014

  1. Mateus

    Aqui… Campo Grande… no Mato Grosso do Sul *-*

    Go, Campo Grande, go!! =D

  2. Espero que Manaus seja incluída na lista das 12 cidades que sediarão os jogos .

    • Ed Ribeiro

      Belém tem mais estrutura, é conhecida como o portal da Amazônia, tem facilidade de escoamento, tanto pelo ar, terra e mar, o estádio Edgar Proença está entre os cinco melhores do Brasil, o povo paraense é fanático por futebol, então acho justo que essa copa faça parte também do povo Paraense.

  3. Dessa lista as que provavelmente serão escolhidas:

    Rio – Maracanã não pode ficar de fora
    SP – Morumbi deve sediar alguns jogos, sem contar que a prefeitura deverá reformar o pacaembú para os jogos.
    MG – O Mineirão não pode ficar de fora desta copa, pois é um dos melhores estádios brasileiros
    Florianópolis – O governo não irá poder deixar de colocar uma cidade modelo na lista
    Porto Alegre- Por proximidade a Floripa
    Curitiba – Próximo a Floripa

    E as outras seis deverão estar as cidades do centro-oeste e uma ou outra do nordeste (salvador e outras perto do sudeste), creio que não teremos jogos na região Norte, pois seria muito cansativo para os jogadores fazer viagens para tão longe, mas talvez algum dos grupos fique fazendo jogos somente em Manaus e Rio Branco

    • Diogo

      realmente vc ñ sabe o que diz… que idiotice dizer que não terá jogos no Norte!! pq? só merecem sul e sudeste??? que preconceito idiota e descabido!!!

  4. Mateus

    Acho que Fortaleza tambem teria alguns jogos…

  5. Sudeste está por baixo, a proximidade com a Europa é no Nordeste, lá terão 3 sedes.
    Rio
    São Paulo
    Belo Horizonte
    Fortaleza
    Recife
    Salvador
    Curitiba
    Porto Alegre
    Bélem
    Brasília

    Estas cidades pode escrever, serão sedes com certeza!
    Florianópolis é uma cidade muito pequena para receber um evento de grande porte como a Copa do Mundo. Dificilmente a Fifa escolherá uma cidade pequena para o evento, ponto para cidades com mais de 1 milhão de habitantes, onde há estrutura de hóteis, aeroporto e estádio viáveis.

    • gustavo concerteza era esses
      primeiro porq ñ sera manaus pois ñ e uma metropole e nem tem um grande time que e o kaso de belém e fortaleza belém tem um time de libertadores e fortaleza tambem
      belém e a quita cidade mais rica do brasil e a cidae que podemos diser que saõ farofas são
      Rio
      São Paulo
      Belo Horizonte
      Fortaleza
      Recife
      Salvador
      Curitiba
      Porto Alegre
      Bélem
      Brasília

      agora manaús
      rio braco
      e etc /
      ñ te condião de ser nem metropole inmagine sede de copa do mundo
      que e o caso de belém e fortaleza
      que ja receberão grandes jogos
      então do norte e noderte
      sera fortaleza e belém do para
      fortaleza por ser umas da maiores metropoles do brasil
      e belém por ser a quita maior cidade do brasil

      esta confirmado concerteza
      belém
      fortaleza
      brasilia
      são paulo
      rio de janeiro
      e rio grande do sul

    • mais ainda falta 2 estados

  6. Josiel Rodrigues de Lima

    REGIÃO NORTE É LONGE…? DE Q? A MELHOR CIDADE PARA RECEBER OS JOGOS É BELÉM DO PARÁ CONCERTEZA!!!!!!!!!!!!!!!! A CIDADE QUE OFERECE A MELHOR ESTRUTURA DA REGIÃO NORTE!!!!!!!!

    • com certeza da regiao norte manaus por ser a mais bonita da regiao.e com menos indice de violencia.e com o povo super educado e com suas belas cachoeiras e praias com seus cinco grande shoping ,os mariores da regiao estao em manaus,essa capital vai encher os olhares dos turistas de felicidade,essa sim sera escolhida para sediar os jogos da copa do mundo de 2014 nos veremos ate la,com muito tambaqui assado de brasa,tomando banho de cachoeira.

      • Diogo

        Belém com certeza leva vantagem sobre manaus…. é só olhar o aeroporto de manaus.. parece um terminal rodoviario antigo… mas td bem, Belém tem um dos aeroportos mais modernos do País, um dos maiores e melhores estadios do Brasil, gente acolhedora, educada e que é fanatica por futebol, coisa que os manauaras não são… nem time de expressão existe lá… BELÉM 2014!!!!!!

      • Thaís

        5 grandes Shoppings?????????

  7. Albeneir

    Qta bobagem, quem irá faturar com a copa serão as elites e Florianópolis é o segundo ponto turístico mais visitado do Brasil. Em floripa não haverá dinheiro público para os investimentos diferente de todas as outras cidades que querem se candidatar a copa. Mesmo assim não quero uma copa do mundo em Floripa, muitos estrangeiros andando pelas ruas diminuindo a qualidade de vida desta cidade. Não precisamos de dinheiro, queremos melhor qualidade de vida para o povo. Copa do mundo não significa nada.

  8. johnatas

    a minha cidade } goiania tem que sediar a copa porque eu tenho a certeza que goiania pode receber esse evento!!!!! se deus quiser goiania vai sediar a copa peso pro meu presidente nao deixe a minha cidade de fora por favor !!!

  9. Eu sou de Dourados (MS) mas minha cidade desistio logo no começo pois elem de ser a segunda maior cidade do estado de Mato Grosso Do Sul não tinha a localidade exata para o evento, mas com certeza campo grande(MS) que é a nossa querida capital ira ser a sede dos jogos alen de ter o maios estadio do centro oeste tem tudo o que é possivel para seder a cede da copa do mundo.

    estamos torcendo por…

    Campo Grande – Mato Grosso do Sul

  10. Luiz Silva

    Manaus, com certeza será uma das sedes. Pela excelente estrutura que será oferecida e pulmão do mundo!!!

  11. anderson

    Belém é hoje a cidade mais desenvolvidada do norte do pais e concerteza é a mais estruturada para receber tal evento, manaus quer ser a tal da amazonia mais a amazonia é sem duvida toda a região norte e muito mais, belém tem suas ruas arborizadas e com vias bem mais desenvolvidades de que manaus, não é a toa que é a metropole da amazonia e a cidade das mangueiras.
    essa copa já é de belém e os manauaras vão ficar só assistindo pela tv hehehehehehe…

    Anderson…. amo a minha cidade belém do pará

  12. EMERSON BINDA

    MORO NA REGIAO NORTE DO BRASIL, E ACREDITO QUE NÃO HÁ ESTRUTURA P SEDIAR A COPA DO MUNDO DE 2014, E SIM MINHA CIDADE NATAL, CURITIBA-PR, ESSA SIM É UMA CIDADE MODELO , COM ESTADIOS DIGNOS DE UMA COPA, DANDO PRIORIDADE AO ESTADIO COUTO PEREIRA, “CORITIBA”

    FALEI TÁ FALADO!!!!!!!!

  13. jairo anjos

    Moro em Belém há 15 anos e ja morei em manaus 10 anos ficaría muito feliz se as duas cidades fossem escolhidas pois ambas são belíssimas de uma natureza encantadora e de um povo que nessecita de um evento de grande valor para a região.

  14. flavio arllen

    eu espero que a cidade de belem seja escolida da regiao norte do brasil,porque belem e uma cidade cheia de turismo e belezas

  15. Matt_Austin

    Goiânia,vai Goiânia,num tem floripa,nem nada,é goiânia.
    Goiânia tem 1.265.000 habitantes,e uma Região metropolitana de + de 2.000.000 de hab,e posssui uma ótima rede hoteleira,shoppings,um ótimo sistema de transportes,cidade super planejada,povo querido hospitaleiro,localização estratégica no Centro do Brasil,pois só brasília não comportaria ela e o povo de Goiás,precisaria de outra sede,assim como eu era a favor de Campinas como sede,pois só Sampa não aguenta tudo isso.

    E em floripa o q q tem.Cidade apertada,pacata,povo muito fechado,desconfiado e frio,uma cidade pequena com 400.000 habitantes e 600.000 na Metropolitana,E o acesso é complicado devido a ser fora da BR e tal,e de onde virá o público dos jogos,ainda tem o metrô,que não tem onde ser feito,o povo catarinense gosta mesmo é de jogar bomba no estádio(lembram do avaí e criciúma).Acho difícil de Floripa ser sede.

    E entre Belém e Manaus,Eu fico com as Duas,pois são super distantes,e o povo do Brasil inteiro merece ter chances de ver os jogos da copa,E Rio Branco no Acre também não sei se tem chances,é bom pela sua localização,movimentaria bastante a cidade.Mas entre as tres eu fico com belém e manaus,sem excessões.

  16. joao paulo

    goiania tem de tudo pra ser sede da copa do mundo,
    temos hotimos hoteis e nosso maravilhoso serra dourado um dos mais belos estadios do brasil!

  17. HUGO

    BELO HORIZONTE A CAPITAL DA HÍSTORA BRASILEIRA , BELO HORIZONTE ESTA PRONTA PRA RECEBER A COPA DE 2014… O MINEIRÃO, UM DOS ESTADIOS MAIS BELO DO BRASIL JÁ VAI EMTRAR EM REFORMA POIS MERECE ESSA MINHA BELO HORIZONTE SER A SEDE DA COPA MUNDIAL, PARABENS BH….

  18. eu queria que manaus e belém fosse sede pena que só uma pode , eu sou paulista morei 1 ano em manaus , 2 anos em belém , manaus tem uma estrutura melhor para esse grande evento .

  19. Naim Auad-Belém/PA

    pra mim entrariam(em ordem aleatória):
    -Rio de Janeiro
    -São Paulo
    -Campo Grande
    -Belo Horizonte
    -Porto Alegre
    -Curitiba
    -Fortaleza
    -Salvador
    -Belém
    -Goiânia
    -Brasília
    -Recife

  20. Levi

    Rio Branco-AC merece…….

    gente de metropolis o País já está bem…..
    representado….
    -e tbm tem muitas pessoas ai pelo o mundo quem tem vontade de conhecer,a terra de Chico Mendes!!!
    e suas decedencias!!!!

    estou confiante em Rio Branco….com a Marina Silva e o Jorge Viana……
    podemos até nao ganha + q vamos dar trabalho isso nao tenho duvidas!!!!

    é nós de Rio Branco-AC……Estado brasileiro centro da America Latina!!!!

    *)

  21. vanessa Te AmOo muito sou sua fã numero um
    vc pode me add no msn ta aq gabriella_egglesos@hotmail.com
    e esse te amo e espero por vc
    beijokassssssssssssssssssssssssssss
    *gaby

  22. lukinhas

    concerteza a melhor cidade para cediar a copa do mudo de 2014 é Curitiba e no estadio do Coritiba

  23. eita Manaus, Manaus é a mais preparada para sediar a copa de 2014
    o vivaldão é a mais elogiada pelos organizadores da fifa

    Manaus

    Manaus é a mas preparada
    vamos Manaus eu tenho orgulho
    MANAUSSSSS…

  24. eita Manaus, Manaus é a mais preparada para sediar a copa de 2014
    o vivaldão é a mais elogiada pelos organizadores da fifa

    Manaus

    Manaus é a mas preparada
    vamos Manaus eu tenho orgulho
    MANAUSSSSSS…

  25. Anderson

    Bom! tô vendo muita gente falando merda aqui!! de que Belém é longe. Dependendo de ond vc está falando..com relação aos estados mais desenvolvidos do País, concordo concerteza..mas não são os estados do brasil que vão jogar e sim países, principalmente europeus. aí eu pergunto: quais as cidades brasileiras mais perto da europa?
    as do norte ou do centro sul?

    ainda acho que belém vai levar como cidade do norte pois os investimentos são bem mais realistas, já que o governo de manaus apresentou um projeto fantasioso de 6 bilhões de reais..sendo que o governo federal já se pronunciou que não vai ajudar os governos estaduais…

  26. Fernandinha_Fuxxa

    Eu Quero Goiânia.Com certeza nessa copa vai dar Goiânia.Pq nós temos condições de tudo,o Sul não é nada o Centro é.o nome já diz,centro,floripa não tá nessa,igual muitos pensam.

  27. PAULO ESTEVAM MANAUS - AM

    Desculpem vcs. paraenses mais querer comparar Belém a MANAUS é brincadeira, somos a METRÓPOLE DA AMAZÔNIA a mais POPULOSA, a mais RICA, o maior PÓLO INDUSTRIAL DA AMÉRICA LATINA, a mais BELA, tem mais CULTURA FESTIVAL DE ÓPERA, JAZZ, CINEMA etc. a cidade que mais cresce no país, aceitem essa desvantagem, o projeto MANAUS cidade sede é bem melhor que o de vcs, o mundo sabe o que MANAUS significa p/ todos e Belém ninguém ouve falar. Desculpem mais a verdade é essa!!! obs: MANAUS / EUA como é perto hein?

    • Diogo

      MANAUS É UM LIXO!!! NÃO COMPARE ESSA COISA DE CIDADE COM A LINDA BELÉM!!!!

    • Thaís

      Paulo Estevam,
      Vamos começar pelos aeroportos, qual é o melhor??? Belém.
      Quantos milhões de habitantes vocês têm??Belém tem 2 milhões.
      Que lugar de Manaus vocês levariam os turistas para passear, você conhece a Estação da Docas o Festival de Cinema é lá? O Mangal das Garças, o Parque da Residência , A Casa das 11 Janelas, A Igreja Barroca de Santo Alexandre, O museu de Arte Sacra.O Próprio Ver-o-Peso, que os turistas estrangeiros adoram, As Ruas que formam Túneas de Mangueiras, nosaas praças, Batista Campos e Praça da República, que aliás abriga no centro o Teatro da Paz, que não tem a cúpula, mas localiza-se no centro dessa linda Praça arborizada e não fica sufocado por muros, lá também há festival de Ópera. Fora nossas comidas, o Pato no tucupi, a maniçoba, o vatapá, o Filhote ao tucupi, nosso açaí não tem terra, cupuaçu, bacuri, e os nossos sorvetes, vocês têm algo parecido com a Cairú?E já ia esquecendo, conhece o Hangar??Fora que o Mangueirão tem mais estrutura que o estádio de vocês. Os turistas de outras cidades podem ir de carro ou ônibus para Belém e para Manaus?Desculpe querido…vá passear em Belém, depois você fala…

  28. Ed Johnes

    eu li no blog do Juca Kfuri na UOL, dia 25/01/09, que o presidente da fifa vem até São Paulo anunciar que São Paulo terá a partida inicial da copa de 2014 e que Manaus será a sede amazônica, isso porque Manaus é a cidade da amazonia mais conhecida no mundo e é o pulmão do mundo, por isso, pessoal de Belém, morram de inveja e cuidem de economizar, se não quiserem ver a copa na telinha.

  29. Rogério

    Acho difícil Manaus não ser sede, até pq vem sendo bastante elogiada pelo pessoal da Fifa, qnt a vcs meus caros amigos paraense pq esse despeito com nós amazonenses? eu só queria saber qnt representa o PIB do estado de vcs para o Brasil? pra quem não sabe PIB = Produto Interno Bruto.

    e podem vir pra Manaus em 2014, abraços…

  30. Wilson

    Com certeza Cuiabá sera a escolhida para a copa de 2014. pois Cuiabá tem a linda chapada dos guimares, lindos rios e Cuiabá é uma cidade hospitaleira, e estamos no coração da america do sul

  31. bruno

    olah so galera eu moro em Sao Paulo no ponto de vistaque a fifa esta exigindo as cidades do sudeste com certeza terao a maioria dos jogos por fim cuiaba e goiania no centro-oeste tem uma estrutura muito intyeressante ja conheço as duas cidades acessibilidade muito boa, aeroporto bem estruturado e projetos incriveis e cuiaba e centro geodézico da america do sul, vlw!!!

  32. Jefferson

    Meu deus Até parece que floripa uma das cidades mais visitas do Brasil e considera umas das mais bonitas Do MUNDO,Não ira cediar a copa do mundo.
    Pode ser pequena Mais floripa é igual coração de mãe sempre cabe mais um.
    Nos sempre recebemos bem todos os turistas.
    So para ter uma noção ronaldinho,robinho,datena,ana Hickiman entre outros famosos vem passar ferias aki.
    E pra quem esta falando mal de floripa como o Matt_Austin que vai a merda.
    Pq respeitamos todos os turistas .
    Por isso não é atoa que muita gente vai e volta pra Cá.
    A e se dizem que não tem estrutura fiquem sabendo que irão investir milhões de reais nas cidades escolhidas.

  33. Marivaldo Lima

    olá pessoal
    seria bom se manaus,belém fosse sub-sede juntas pois assim acabaria esta briga de cidades mas pensando bem manaus e a melhor e deve ser uma das sub-sedes

    um abraço ao povo paraense

  34. Rossi

    A CIDADE DE BELÉM COMO SUB-SEDE DA COPA DE 2014.
    A sub-sede de uma Copa do Mundo não pode e nem deve ser restrita apenas a cidade sub-sede, pois os benefícios do evento tem que se estender e ser ampliados a outros municípios do Brasil, e cuja a maior parte da população possa ter facilidade de acesso para se locomover e também se beneficiar do evento. Com relação aos estádios é preciso levar em conta as condições de utilização dos mesmos não apenas por ocasião do evento mas também depois do evento. Para que os Estádios não se transformem em Elefantes Brancos sem manutenção, após o evento, é preciso que se leve também em consideração a utilização e o apelo popular e a paixão do povo pelo futebol como também a frequência do público nos
    estádios. Os Estádios não podem ser construídos apenas para o evento e depois deixados sem cuidados. É necessário que justifiquem o projeto de grande custo, utilizando o espaço esportivo da melhor forma possível. O dinheiro público não pode ser gasto de maneira irresponsável e nem jogado fora, pois as estruturas de um projeto tem que ficar para o benefício do povo. É necessário que seja feito um planejamento que fique para beneficiar o povo. Penso que cidades cuja a preferência popular é o futebol deve ser levada em consideração quando se analisa a importância da mesma para o futebol. Deve-se refletir também na importância para a maioria da população que se beneficiará direta e indiretamente, ou seja não só a sub-sede mas outras localidades com fluxo populacional considerado deve ser beneficiado. É preciso também atentar para as vias de acesso que beneficiem a afluência da população, ou seja, as condições de acesso deve ser considerado por via rodoviária, fluvial e aérea e que venha a beneficiar a todos os segmentos populacionais. A cidade de Belém por se tratar de uma metrópole com facilidade de acesso de pessoas provenientes do Estado do Maranhão, do Estado do Amapá, do Estado do Piauí e do Estado de Tocantins, e que certamente essas pessoas se beneficiarão diretamente e indiretamente do evento. Penso que Belém é uma dessas cidades brasileiras que tem condições de oferecer a outros municípios, não apenas do Estado do Pará, mas também de outros Estados brasileiros os benefícios do evento por localizar-se em um a área de fluxo populacional com facilidade de se deslocarem de diversas formas pelo Brasil. Belém também é uma dessas cidades brasileiras cuja as despesas para se preparar para o evento seria bem menor do que em outras cidades brasileiras, que prometem gastar os tubos de dinheiro. Belém tem um estádio apto e pronto, faltando pouco para se adaptar as exigências da FIFA. Como já foi expresso a Cidade de Belém beneficiará direta e indiretamente outras capitais e municípios do Brasil cuja a população não teriam tanta despesa para se locomoverem em busca de se favorecerem do evento.

  35. anderson reis

    não e justo em 2014 assistir a copa pele tv em manaus,deixando belém de fora, em 2014 se não for feito o linhão de tucurui-manaus ,manaus vai ter um colapso de energia visto que balbina ja não da conta, sendo que ja estão usando termeletricas para supri a demanda do estado do amazonas e principalmente o polo industrial de manaus. portanto não e justo belem ficar de fora e assistir jogos em manaus alimentada por nossa energia futuramente de tucurui,um recado para o senhor juca kfuri manaus pode ate ser mais conhecida mundialmente que belem,mais a maior metropole da amazonia é belém, belém tem mais estrutura metropolitana que manaus! alem de um povo apaixonado por futebol,qual e o classico mais conhecido Remo x Paysandu ou nacional x rio negro? por isso antes de fala besteira pense mais um pouco,sempre adimirei vc profissionalmente mais errar e humano, e vc dessa vez foi infeliz nas suas afirmações, peça desculpa para o povo do pará

  36. Rafael_BELÉM

    ACREDITO QUE BELÉM SERÁ ESCOLHIDA POR VÁRIOS MOTIVOS. HOJE BELÉM AINDA É A PRINCIPAL CIDADE DO NORTE DO PAÍS E POSSUI MAIORES SERVIÇOS DO QUE A NOSSA CONCORRENTE, MANAUS. BELÉM APRESENTOU UM PROJETO REALISTA, EM CONTRAPONTO DE MANAUS, QUE APRESENTOU UM MONTANTE DE 6 BI. sABEMOS QUE O GOVERNO FEDERAL JA AVISOU QUE NÃO NÃO VAIA DAR VERBA PRA NINGUÉM. MANAUS TEM QUE MODIFICAR TODA A CIDADE PARA PODER CONCORRER COM A NOSSA.
    JÁ QUE MANAUS É MAIS IMPORTANTE AMBIENTALMENTE DO QUE BELÉM. PORQUE ENTÃO O FORUM SOCIAL MUNDIAL ESTÁ ACONTECENDO EM BELÉM? ESTE EVENTO JÁ É UMA PREVISÃO DE QUE A NOSSA CIDADE ESTÁ MAIS PREPARADA DO QUE A MENINA MANAUS.

    • Carlos Gonzalez

      Manaus concerteza é a melhor cidade do norte do Brasil, quando se fala em copa da amazônia não dá pra pensar em outra cidade que não seja Manaus, é comparar qual estado tem mais verde, vejam pelo monitoramento da floresta onde tem mais desmatamento?
      Manaus é uma cidade muito mais organizada e infinitamente mais limpa sem contar que o projeto é o mais fabuloso do Brasil.
      MANAUS É SIMPLESMENTE LINDA.

  37. Renato

    Concerteza vai dar CURITIBA por que tem o estádio mais moderno do Brasil atualmente a ARENA DA BAIXADA, as outras sedes deve ser São Paulo, Rio de Janeiro, BH, Brasília, Campo Grande, Fortaleza , Porto Alegre, Belém ou Manaus, Recife-Olinda, Salvador ou a Iha da Magia(Floripa), Goiás.
    A abertura deve ser em Brasília por ser a capital do Brasil e a final no Maracanã com o todo mérito.
    São Paulo deve receber uma das semi-finais e BH outra. Já Curitiba deve ser palco da disputa do bronze e Porto Alegre sediar uma das quartas- de- final junto com Salvador, Goiás e Floripa ou Salvador.
    As oitavas-de-final devem acontecer nas cidades de Fortaleza, Recife-Olinda, Belém ou Manaus, Campo Grande, BH, Rio, Goiâna, Curitiba.
    E a primeira fase em todas cidades-sedes com abertura em BRASÍLIA!!! xaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaauuuuuuuuuuuuuuu

  38. Renato

    Concerteza vai dar CURITIBA por que tem o estádio mais moderno do Brasil atualmente a ARENA DA BAIXADA, as outras sedes deve ser São Paulo, Rio de Janeiro, BH, Brasília, Campo Grande, Fortaleza , Porto Alegre, Belém ou Manaus, Recife-Olinda, Salvador ou a Iha da Magia(Floripa), Goiás.
    A abertura deve ser em Brasília por ser a capital do Brasil e a final no Maracanã com o todo mérito.
    São Paulo deve receber uma das semi-finais e BH outra. Já Curitiba deve ser palco da disputa do bronze e Porto Alegre sediar uma das quartas- de- final junto com Salvador, Goiás e Floripa ou Salvador.
    As oitavas-de-final devem acontecer nas cidades de Fortaleza, Recife-Olinda, Belém ou Manaus, Campo Grande, BH, Rio, Goiâna, Curitiba.
    E a primeira fase em todas cidades-sedes com abertura em BRASÍLIA!!! xaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaauuuuuuuuuuuuuuu

  39. Daniel Manson

    Nordeste cedia uma copa do mundo??
    Nada a ver….vcs ja sabem porque lá toca berimbau?
    Antônio Dantas, sabe….
    Mas só o Sudeste e Sul que estão preparados para cediar, Brasilia??
    Vão usar isso para os colarinho brancos roubarem mais grana do país….

  40. clayton ricci

    COM CERTEZA CAMPO GRANDE MS, A CAPITAL DO MS E DO PANTANAL ESTARA ENTRE AS DOZE CIDADES ESCOLIDAS, FAZEMOS DIVISA COM 5 ESTADOS E DOIS PAISES E E O CORAÇÃO DA AMERICA DO SUL
    PARABÉNS CAMPO GRANDE PELO PROJETO REALIZADO ESTAMOS NA TORCIDA!!!!

  41. Eduardo

    acho que se florianópolis entrar só vão duas do nordeste, senão vão 3…no caso de irem só duas acho q Natal fica com mais chance…apesar de ser bem menor que Fortaleza e Recife tem uma grande rede hoteleira, ótima localização e é bem menos violenta!além de ser a mais bonita!

  42. Paulo

    Acho q as dozes serão
    Rio de Janeiro
    São Paulo
    Belo Horizonte
    Campo Grande
    Curitiba
    Fortaleza
    Brasilia
    Floripa
    Manaus
    Salvador
    Porto Alegre
    Natal

  43. Paulo Santos

    A definição das cidades sedes será majoritariamente política, no âmbito da Fifa, com pequena influência da CBF. A Fifa quer e precisa agradar aos milhares de turistas de todo o mundo que acorrem a esse evento, e privilegia após o critério técnico, o apelo turístico das cidades. Por isso, após as absolutamente certas indicações de SP, Rio, Brasilia, BH, PA, das prováveis
    Salvador, Manaus, Curitiba e Fortaleza, é muitíssimo provável que Floripa venha ser uma das escolhidas, em virtude de ter se tornado o xodo do turismo no Brasil e na América do Sul, com um apelo visual somente comparável no Brasil ao Rio de Janeiro. Além de tudo, trata-se de uma cidade riquíssma, segura, com gente bonita em tudo quanto é lado, e ainda dispensando dinheiro do governo para se prepar para a Copa.

  44. Adail

    É acre na cabeça galera, aqui mudaremos a forma do povo pensar em relacao ao meio ambiente…
    temos um dos 5 melhores estádios do país…

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1dio_Arena_da_Floresta

    sem contar que o LULA é muito camarada com nosso digníssimo Jorge Viana….e aqui $$$$ não irá faltar, com certeza é ACRE na cabeça……..
    :DDDD

  45. Comitê da COPA

    Boa tarde,
    Vejo que os comentários pricipais estão em torno de Belém ou Manaus para ser a subsede de 2014. Conhecemos as duas cidades e o fato é que não há garantia que uma ou outra seja a escolhida.Pode ser as duas ou nenhuma. O certo é que entre as 12, já estão: RJ, SP, BH, Brasília. Curitia e Porto Alegre estão quase lá e as outras 6 vagas estão mais prováveis para Belém,Salvador, Recife, Florianópolis, Fortaleza e Manaus. Se realmente o Pantanal e a Amazônia, tiverem obrigatoriamente subsede, então sairia da lista acima Manaus ou Fortaleza para ehtarr Cuiabá ou campo Grande.
    Em relação a Belém e Manaus, é nítido que Belém ainda está afrente de Manaus na infraestrutura. O que pesa em Manaus é o apeloi ecológico, porém Belém está na floresta também e só precisa usar mais isso a seu favor. Além de estar na Floresta, Belém conta com um estádio moderno, precisando de poucos investimentos e Manaus precisa d e um novo estádio. E,m relação ao transporte, ambas tem que melhorar,mas a localização de Belém é privilegiada, pois lá há estradas, aeroporto moderno e rios e em Manaus só rios e um aeroporto precisandod ereforma e ampliação.Em relação a rede hoteleira, Belém está com mil leitos a mais que Manaus,mas as redes de Manaus são mais conhecidas.
    Como conhecdor de ambas as cidades, eu aposto mais em Belém, pois a cidade tá mais prepara que Manaus, por isso está sendo sede do Fórum Social Mundial e a cidade smepre lota o estádio em jogos do estaduais e nacionais. Que Manaus é mais conhecida internacionalmente isso é uma verdade,mas os custos são bem maiores em tudo se a Copa for lá, pois é até longe da sua própria rival, Belém.
    Além disso, tudo que chaga em Manaus passa antes por Belém e isso vem desde a época da borracha.
    Estamos torcendo para as duas, mas se tiver hoje a mais preparada é a cidade das mangueiras (Belém).

  46. Se for levado em conta a paixão pelo futebol do povo da cidade, os meios de transporte com outras cidades, entra outros diversos itens que mantem Belém entre uma provável sede desta copa.
    Manaus é a cidade com maior Black out de energia do Brasil, naquela cidade falta energia todos os dias, como seriam os jogos em uma cidade que não tem nem energia !? Se for mantida a coerencia, certamente Belém será a sede da Amazonia Na copa 2014.

  47. Copa do mundo tem que existir paixão pelo futebol…e na amazônia somente em Belém o povo é apaixonado!!!! Manaus se diverte com os bois garantido e caprixoso… Então na época da copa o povo manauara deve está dançando o boi!!!!!
    Vamos ser coerentes… Manaus é conhecida pelos bois azul e vermelho e Belém é conhecida pelo Amor do povo paraense pelo Azul escuro (REMO) e o azul/branco ( PAYSANDU).

  48. nathaelso

    E TÃO PATÉTICO BRIGAR PELO ESTADO QUE MELHOR CEDIA A COPA!!!
    O BOM E QUE SEJA AQUI!!!
    QUE TRAGA TURISMO E PRESTIGIO PARA O NOSSO PAÍS QUE PASSA POR TANTAS HUMILHAÇÕES!

  49. JUVENAL

    Manaus com certeza gente será escolhida subsede do norte, conheço Belém. O povo Paraense tem que vir a Manaus ai sim fazer seus comparativos … fala sério não tem comparação …

    Manaus – Amazonas – Tenho orgulho de ter escolhido Manaus pra morar … recentemente BELÉM esta sediando o forum mundial e o que leio a respeito da desorganização fala sério e não é a imprensa Amazonense – Leiam os sites do SUL do país tá Paraenses – Barristas.
    Atenção FIFA olhem a desorganização do forum mundial um bom parâmentro … e a vcs Paarenses comprem desde as TVS DE PLASMA advinhem produzidas onde … MANAUS a metropole da amazonia …
    TE AMO MANAUS — TERRA ACOLHEDORA E NUMERO BAIXOS DE ASSALTOS … BELÉM … LEIAM AS ESTATISTICAS …

  50. Gerson

    Na escolha das sedes deve ser levado em conta a utilização futura do estadio de futebol isso é levar a serio o interesse do País, não podemos fazer estádios para ficarem “as moscas” futuramente. Comparem as propostas de gastos entre Belém e Manaus. No caso de Manaus as pessoas não costumam ir mais aos jogos no estádio Vivaldo Lima. Atualmente eles preferem assistir Vasco, Flamengo nos bares do Conjunto Eldorado, isso é decorrente da situação que passa o futebol amazonense onde os outrora grandes rivais Rio Negro e Nacional já não conseguem motivar suas torcidas. Pasmem, o único momento em que o estádio tem um melhor público é na final do campeonato de pelada de bairros promovidos por um jornal da cidade. Isso é verdade, eu morei em Manaus de 2002 a 2004. Agora falemos sobre essa estatística em relação a Belém. No SITE da CBF na parte “estatísticas da competição” disponives em cada série e por temporada, os clubes de Belém sempre estão entre as melhores na média de público por jogo entre todos os clubes do Brasil. Destaco entre outros, dois exemplos de Remo e Paysandu:
    Série A 2004 média de público Paysandu de Belém foi o segundo colocado só perdeu para o Corinthians. Se tivesse as estatísticas de 2002 e 2003, quando o Paysandu fez um bela campanha na Libertadores e foi Campeão dos Campeões, certamente o resultado seria ainda melhor. Série C 2005 Clube do Remo de Belém primeiro colocado com uma média de público de 30.869/jogo média superada apenas em quatro ocasiões na história de todas as competições, a saber: 2006 serie B pelo Atletico/MG, 2007 pelo Falmengo e em 2008 pelo Flamengo e Grêmio. Esses dados são verdadeiros e irrefutáveis. Em Belém não tem promoção, o ingresso é um dos mais caros do Brasil. Acima de tudo temos que zelar pelo dinheiro do contribuinte.

  51. rute

    eu moro em Rio branco
    e rio branco não tem estrutura para sediar a copa do mundo e Belém comcerteza tem mais estrutura
    para sedia a copa do mundo……

  52. Henrique

    Belém é historicamente a metrópole da amazônia. Acredito que Manaus também deveria ser sub-sede da copa do mundo, uma vez que a amazônia é mundialmente conhecida e não são poucos os estrageiros que querem conhecer essa região peculiar e encantadora. Com relação a essa briguinha Belém/Manaus não há muito o que comentar, é só deixar a comissão da Fifa sobrevoar as referidas cidades que eles vão ter certeza que Belém já é uma sub-sede da copa. Belém tem uma população maior, muito mais atrações turísticas, uma culinária fantástica, uma cidade bem mais bonita e desenvolvida, um povo hospitaleiro e fanático por futebol, uma das culturas mais ricas do país, proximidade com outros estados e capitais(Macapá, São Luís, Palmas, Teresina, Imperatriz, Marabá entre outros municípios ricos), o Pará é um estado com o triplo da população do Amazonas, Belém possui mais de mil leitos a mais que Manaus na rede hoteleira, existem 16 hotéis em construção na cidade, o famoso MANGUEIRÃO já possui 75% das exigências da Fifa, enfim, existe uma série de motivos para Belém ser sub-sede. Com relação a Florianópolis, acho uma cidade belíssima e poderia ser, sim, uma sub-sede. Contudo, acho que não seria conveniente porque Curitiba e Porto-Alegre já serão sub-sedes e só por causa disso.

  53. Marco

    Para os ignorantes de plantão, Florianopolis é a capital do Mercosul, a cidade que mais recebe turistas argentinos (Maradona ja disse que a Argentina vai ficar em SC, é a cidade mais europeia do Brasil. É uma cidade estrategicamente turistica, recebendo 10 milhores de turistas no verão. Então, alguem tem duvida que Floripa não sediara uma copa do Mundo ? Ou vão tirar o lugar de Floripa e colocar um estado sem infra-estrutura ? pensem!!!
    Marco Aurelio

  54. Laele Ribeiro

    Com toda certeza.. Manaus.. é a melhor de todas, o melhor projeto de infra estrutura.. apesar dos gastos de 6 bilhões de reais, Manaus tem como arcar mesmo kii o Governo Federal não possa contribuir!! Espero kii seja a escolhida da região norte, pois já estive em Belém.. e não vejo infra estrutura nenhuma.. no aeroporto, na cidade, no transporte.. uma cidade kii se axa.. maiis não é nada, antes de criticar Manaus reserve sua passagem e venha conhece-la, como eu fiiz em Belém.. ok..

    BjÔ.. Take You.. Pela atenção!!

  55. Celso junior

    eu acho que o acre concerteza vai ser escolhido….
    pq ten o ( arena da floresta)estadio bem mordeno….. veja ai ….

    http://www.oportal.net/copa2014/arenafloresta01.html

  56. Rodolfo Vasconcelos

    acho que Manaus deve ser escolhida, poís Manaus tem estrutura suficiente para sediar a jogos da copa do mundo com um dos projetos mais elogiados pela FiFa conserteza Manaus será uma sede
    seu projeto é um projeto ambiental que tudo será reutilizado como a àgua esse projeto custará R$ 6 bilhões
    enquanto aos paraense só meu pesamos!

  57. FORTALEZA

    Para quem não conhece Fortaleza fica difícil falar, mas se o Castelão não for sede da Copa quem será???

    Ele hoje é o mais bem equipado e mehor Estádio do Nordeste e um dos melhores do Brasil, imagine depois da reforma!

    O projeto do Castelão prevê o término do MetroFor até a Copa. Ou seja, Metrô! Hotéis nem se fala… Fortaleza dá show, com hotéis e resorts! Uma cidade com mais de 2.400.000,00 habitantes e totalmente turística!

    Uma Vaga é noooosssaaaa! Me desculpem as cidades pequenas, mas as chances são menores que vcs!

    Abraço a todos!

  58. Felipe Macedo

    Para quem não conhece Fortaleza fica difícil falar, mas se o Castelão não for sede da Copa quem será???

    Ele hoje é o mais bem equipado e mehor Estádio do Nordeste e um dos melhores do Brasil, imagine depois da reforma!

    O projeto do Castelão prevê o término do MetroFor até a Copa. Ou seja, Metrô! Hotéis nem se fala… Fortaleza dá show, com hotéis e resorts! Uma cidade com mais de 2.400.000,00 habitantes e totalmente turística!

    Uma Vaga é noooosssaaaa! Me desculpem as cidades pequenas, mas as chances são menores que vcs!

    Abraço a todos!!!

  59. iamara ribeiro

    Meus caros paraenses
    O Pará e maravilhoso, MAS VOCES VÃO TER QUE ASSISTIR A COPA DO MUNDO PELA TELEVISÃO, OU PELA TAM OU GOL , SE QUISEREM CHEGAR ATÉ AQUI EM MANAUS. ABRAÇOS.

  60. PAULO ESTEVAM MANAUS - AM

    REALMENTE BELÉM TEM MAIS ESTRUTURA QUE MANAUS , FÓRUM INTERNACIONAL FOI UM SUCESSO NINGUÉM CRITICOU A CIDADE FOI MUITO ELOGIADA NÃO É PRIMEIRO DE ABRIL NÃO HAHAHAHAHAHAHAH
    OUTRA COISA O IBGE ESTÁ CERTO BELÉM 1.241.000 MANAUS 1.700.000 HABITANTES DESCULPEM EU ERREI HAHAHAHAHAHAHA, A COPA DO MUNDO VAI PRA BELÉM MANAUS NÃO TEM DINHEIRO O PARÁ ROUBOU TUDO QUE PENA, O AMAZONAS TEM A ÁREA MAIS DESVASTADA DA REGIÃO TEM 2% DE DESMATAMENTO O PARÁ QUANTO HEIN ESQUECI!! BELÉM TEM FUTEBOL O MELHOR TIME É O AGUIA NÃO SEI DE ONDE, O RESTO É 4ª DIVISÃO, BEM MELHOR QUE MANAUS HAHAHAHAHAHAHA, CULTURA MANAUS NÃO CHEGA AOS PÉS DE BELÉM, SÓ UMA DÚVIDA ESQUECI QUANTOS FESTIVAIS TEM NA QUERIDA EX METRÓPOLE? PARABÉNS BELÉM COMO VC É CONHECIDA MUNDIALMENTE, ESQUECI DE COLOCAR BELÉM DO PARÁ PODEM PENSAR QUE É OUTRA BELÉM!! HAHAHAHAHAHA MANAUS 2014 ACEITEM POR FAVOR VCVS JÁ ESTÃO ENCHENDO O SACO JACARES DA AMAZÔNIA

  61. Raul

    Belem e Manaus, deveria ter a duas, e a região sul que demais, pô Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, acho uma das 3 deve ficar de fora para dar espaço para outros estado.

  62. Manoel dos Anjos

    O nosso amigo de Manaus que colocou a população de Belém não errou, é isso mesmo 1.241.000 hab., mas ele precisa se atualizar, pois Belém hoje só tem onde crescer para cima e se espalha para os munícipios da metropolitana que conta com 2.100.000, mas população não é quesito para a escolha de cidade sede. Espero que a FIFA use de bom senso, Belém fora da copa é inaceitável, Aliás a Amazônia com apenas 1 cidade já foi uma grande garfada, é por isso que querem internacionalizar a Amazônia, somos mais considerados pelos estrangeiros doque pelo nosso próprio “Governo”. Belém e Manaus não deveriam brigar entre si, mas contra a postura Brasileira.

  63. Jessik

    Nossa tem tanta gente akii kii nao sabe ter uma conversa racional, Belém ? Cidadiziinha feiia ow meu Deus passei as fériias láh e kii Horror de ciidade, muiito maiis manaus como sede.. Uma cidade em pleno desenvolvimento economico, a Zona Franca, Nosso Governador Eduardo Braga conhecido mundialmente pelos seus grandes projetos em prol da população e melhoria da cidade, Manaus Miinha cidade Keriida!!

    (Orgulho de ser Amazonense)

    BjÔ…

  64. pô Drão

    Santa insanidade !
    Como é que um povo se propõem a gastar tanto dinheiro, isso é, caso a capital baré seja a escolhida, em uma obra que não vai servir para nada, só vai ver jogos dos chifrudos boi branco X boi preto.
    A capital da PIRANHA é uma ilha cercada de água e mato.
    Qual o real objetivo de se gastar uma fortuna em uma obra que depois de passado a euforia copiana vai deixar um monstro em cravado no meio do mato sem serventia? Onde está a sensatez?.
    Na cidade das piranhas não existe futebol, o futebol que tem lá é um tal de futebol pelada. Se não existe futebol, então, o porquê de se construir uma obra com todo esse valor (500 milhões de reais)?. Se esse monumento, passado a copa, não vai ser usado para o que se destina, que é ser usado como arena de futebol, então, porquê dessa cidade ser uma das subsedes e o gasto de todo esse dinheiro? pois lá a população não é acostumada a curtir futebol dos clubes locais, por tanto, em Manaus não há comprador para o mercado futebolístico, ao contrário do Pará.

  65. celio

    eu moro em manaus há 13 anos ,nasci em belém aqui em manaus o governador é paraense,o futebol ñ existe eles torcem para o flamengo,vaso,são paulo e corinthians,a música eles gostam do calipso,wanderlei andrade em fim musica paraense,o polo industrial que eles falam é um buraco só as ruas são intrafegáveis,as mercadorias que são feitas aqui vão para são paulo isso significa o que aqui os preços são bem mais altos do em outro estado,o custo de vida aqui é alto,o transporte é degradante,o povo mal educado os idosos e as mulheres gravidas quando entram no onibus os manauaras figem estar dormindo,os bandidos daqui roubam vizinhos e gente humildes em vez de roubar bancos ou gente de boa situação financeira,então ñ tem jeito a se de da copa do mundo já é em belém descupe-me mais conheço e bem a cidade de vcs!!!!!!obs. e se for mentira falem

  66. HENRIQUE BELÉM

    PESSOAL, NÃO DÁ PRA COMPARAR BELÉM COM MANAUS.

    MANAUS NEM CIDADE É. UM LUGARZINHO QUE SE JULGA METRÓPOLE DA AMAZÔNIA E SÓ POSSUI TRÊS EDIFÍCIOS: O DO HOTEL TROPICAL, O DA RECEITA FEDERAL E UM DE ESTACIONAMENTO. PELO AMOR DE DEUS!!!!!
    SE TOQUEM! O BRASIL JÁ ESTÁ FAZENDO UM FAVOR DEIXANDO A ZONA FRANCA DE MANAUS EXITIR PRA NÃO DEIXAR O PESSOAL DO AMAZONAS MORRER DE FOME E O BRASIL NÃO SE INVADIDO PELOS ESTADOS FRONTEIRIÇOS. NO AMAZONAS NÃO EXITE NADA. SÓ FLORESTA.
    BELÉM É DIFERENTE. É SÓ ESSES AMAZONENSES VIREM AQUI PARA CONFERIR. ISSO AQUI É CIDADE. MUITOS EDIFÍCIOS. CULTURA. PONTOS TURÍSTICOS. ATRAÇÕES. PAIXÃO POR FUTEBOL. CULINÁRIA. ALÉM DO PARÁ TER AMAZÔNIA, O PARÁ TAMBÉM TEM A ILHA DO MARAJÓ (QUE É O NOSSO PANTANAL E QUE VALA A PENHA CONHECHER: ANDAR DE BÚFALO, ASSISTIR ESPETÁCULOS DE CARIMBÓ, COMER CARNE E LEITE DE BÚFALO, FAZER PASSEIRO DE LANCHA OU JET, TOMAR BANHO DE PRAIA OU RIO, ETC), TEM O LITORAL DO ESTADO COM PRAIAS BELÍSSIMAS E BADALAÇÃO EM SALINAS, TEM A ILHA DE MOSQUIRO COM CASARÕES ANTIGOS E PRAIAS DE RIO COM ONDAS, ALÉM DA PROXIMIDADE COM OUTRAS CAPITAIS E CIDADES (MACAPÁ, SÃO LUIZ, TERESINA…), ALÉM DE TER A OPÇÃO DE DIRIGIR NAS ESTRADAS PELO INTERIOR DO ESTADO.

    ESTIVE EM MANAUS EM DEZEMBRO DE 2007 PRA FAZER UMAS COMPRINHAS PRO NATAL. FAZIA 15 ANOS QUE NÃO IA LÁ. ACHEI A CIDADE RIDÍCULA. TINHAM ME DITO QUE ESTAVA BONITA E ACHEI HORRÍVEL. A MINHA SOBRINHA DE 10 ANOS DISSE QUE NÃO QUER VOLTAR LÁ NUNCA MAIS. O COMÉRCIO DE MANAUS É TRISTE. A ÚNICA COISA QUE VALEU A PENA FOI OS PENDRIVES QUE COMPREI PELO MESMO PREÇO DA INTERNET. FORA ISSO FOI TRISTE O MEU PASSEIO. SE SOUBESSE TINHA GASTO DINHEIRO COMPRANDO PASSAGEM PARA FORTALEZA PRA ME DIVERTIR. FIZ UM PASSEI DE BARCO QUE FOI RIDÍCULO. TIVEMOS QUE IR PRUM PORTO TODO ENLAMAÇADO, COM PORCOS AMARRADOS E GRITANDO. DEPOIS FICAMOS ANDANDO PELO RIO NO MAIOR CALOR E MARASMO PRA VER O ENCONTRO DE DOIS RIOS. DEPOIS FOMOS PRUM HOTEL NA SELTA TERRÍVEL. SÓ TINHA ESTRANGEIRO DROGADO NELE. SÓ ASSIM PRA AGUENTAR A COMIDA HORRÍVEL, O TÉDIO, OS MOSQUITOS ETC.

    POR DERRADEIRO, NÃO TENHO RAIVA DO AMAZONAS, SÓ NÃO GOSTO QUANDO O PESSOAL DE LÁ ACHA QUE É ALGUMA COISA, QUA A CIDADE DELES É UMA MARAVILHA E TODO MUNDA SABE QUE NÃO É.

    VENHAM A BELÉM E COMPROVEM. É UMA CIDADE SUBDESENVOLVIDA, ATÉ PQ FAZ PARTE DO BRASIL, MAS É UMA CIDADE GRANDE E PECULIAR, COM MUITAS ATRAÇÕES TURÍSTICAS. NÃO TENHU DÚVIDA, BELÉM VAI SER SUB-SEDE DA COPA DO MUNDO PQ MERECE. SE MANAUS VAI CONSEGUIR VAI DEPENDER DE QUANTO ELES VÃO GASTAR PRA COMPRAR GENTE IMPORTANTE E INFLUENTE PARA LEVAR PRA LÁ OUTRA SUB-SEDE. VENHAM AMAZONENSES, VENHAM CONHECER O PARÁ. SEJA DE BARCO, PRA QUEM NÃO PODE PAGAR O AVIÃO, OU VOANDO MESMO, PQ SÓ ASSIM QUE VOCES CONSEGUEM SE MOVIMENTAR.

    NÃO DÁ PRA COMPARAR. A SUB-SEDE É NOSSA, É DO NOSSO LINDO E RIQUÍSSIMO ESTADO DO PARÁ E DA NOSSA FORMOSA BELÉM.

    • mario

      Meu caro Henrique, entendo perfeitamente seu posicionamento.Realmente Manaus tem menos infra-estrutura que Belém, pois já estive lá. Porém o motivo da pretensão de escolher uma cidade do norte para sediar a copa de 2014 não é a infra-estrutura, senão nem pensariam em sediar uma copa nessa região, e sim o apoio ambiental, pois querem divulgar a importência da amazônia para o mundo. O que acontece é o seguinte:
      Manaus tem 98% da sua floresta preservada;
      Há vários projetos do Gov. Estadual para incentivar a preservação ambiental;
      Manaus é conhecida mundialmente como a cidade da selva;
      Lembrando que eles querem realmente isso- Mostrar a selva ao mundo, não irão se importar tanto com outros requisitos, pois se quiserem mostrar ao mundo infra-estrutura, nem iriam sediar a copa na regiao norte e sim somente no sul e sudeste. Pensem nisso. E tirem suas devidas conclusões… Mario marl.22@hotmail.com

  67. Marcos

    meu caro amigo celio jacare vc está cuspindo no prato que vc come, vc mora em manaus a 13 anos, trabvalha e ganhas dinheiro em manaus e ainda vc fala manaus na cidade onde moras , fala serio

  68. VALL

    15.jan.2009
    Uma farra no Amazonas
    por Marcelo Damato

    Depois dessa, Carlos Nuzman e Orlando Silva Júnior vão pôr uma tremenda marra. O Pan saiu caro? Nada disso.

    Pois o governo do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), lançou seu projeto esportivo e urbanístico para ter uma das sedes da Copa de 2014. O custo da brincadeira é de R$ 6 bilhões. Isso mesmo, quando o dobro do Pan. O projeto já foi enviado à Fifa. E, mesmo que seja escolhido para a Copa, o Amazonas, que não tem clube na Série A, B nem C do futebol brasileiro, vai hospedar umas quatro partidas, não mais. Ou seja, cada partida vai custar pelo menos R$ 1,5 bilhão.

    Entre as obras estão a de um estádio novo, para lugar do Vivaldão, que periodicamente recebe reformas caríssimas sem praticamente ser usado entre elas.

    O projeto arquitetônico do novo estádio com teto retrátil será realizado pela empresa alemã GMP (von Gerkan, Marg und Partner). Foi essa empresa que fez o projeto de reforma do estádio Olímpico de Berlim, palco da final da Copa de 2006. O portofólio da empresa é extenso, mas não tanto no futebol.

    O governador amazonense não disse quanto de verbas privadas serão usadas, mas, pela tradição deve ser quase nada, na melhor das hipóteses. Para justificar a construção de um estádio numa cidade que quase não tem futebol, usou o argumento de sempre: será palco para shows – haja shows – e terá um minishopping em sua estrutura.

    Belém, que está na disputa para ser a sede da região Norte, tem um projeto de R$ 70 milhões, para reformas no Mangueirão, o melhor estádio do Estado.

    A última vez que o Amazonas teve um time no Campeonato Brasileiro foi em 1986, quando o campeão estadual ainda tinha uma vaga. O último time paraense a disputar a Série A foi o Paysandu, em 2005.

    Rio Branco (AC) também está na disputa para ser sede, mas corre bem por fora.

    Categorias: Copa 2014, Estádios Tags: Amazonas

  69. rafa

    Estou abismado com os cuiabenses de chigar os sul mato grossence de vilha da puta so porque a copa vai ser aki e so por que o povo la de vorra vai vicar sabemdo que eles so tem 30%do pantanal e nos temos 50% campo grande….valeu galeraaaaaa

  70. Ivan

    Eu acho que Fortaleza deve ser o palco da final da copa pq já e bem conhecida pelos os turistas europeu,,E por ser a megalospe do nordeste e a mais organizada das megalospe do Brasil…

  71. Manoel

    Deixar o Estádio Olímpico do Pará de fora da Copa por si já é um crime! O estádio já é belo, imagina quando passar pelas adaptações. Entre Belém e Manaus, com certeza Belém! O povo é mais hospitaleiro, e os amazonenses seriam bem recebidos em Belém, o contrário eu tenho minhas dúvidas. Eu moravam em Belém e quando me me mudei pra Santarém que eu descobri essa picuinha entre PA e AM, que costuma partir dos amazonenses. O povo paraense merece ter Belém como sede pois já trabalhou muito para isso terminando o Mangueirão.

  72. Viih

    eu concordo com alguns e discordo de muitos. primeiramente, não concordo com a rivalidade entre as duas “principais” cidades da região norte do Brasil. e elas não são as principais. todas fazem parte da região, todas têm sua importância. algumas são apenas maiores e têm maior influência sobre muitas questões. mas isso não é tudo. e as cidades do sul não são mais importantes que a do norte. isso é um preconceito absurdo e ridículo. o norte fornece as matérias para os produtos que serão produzidos e consumidos pelos sulistas. os sulistas inovam e trazem as mudanças para os nortistas. todos agem de acordo com o que têm e no que são melhores, contribuindo para a diversidade maravilhosa existente no país! mas, agora, defendendo o norte, eu posso afirmar que Belém tem um projeto mais acessível que o de Manaus, que, porém, parece apresentar uma organização melhor que a de Belém, já que foi uma cidade construída com mais cautela, com objetivos. já está claro também que TODAS as cidades brasileiras ainda não estão prontas para receber a copa do mundo. todas necessitam melhoras, e as necessidades dos estados de Belém e Manaus no “quesito estádio” são: (Belém): Instalar assentos individuais e melhorar o setor de imprensa. (Manaus): Ampliar a capacidade e trocar os assentos. / mas isso se relaciona apenas aos estádios e, com certeza, não é a única coisa a se fazer. mas devemos pensar no enorme privilégio que será para a REGIÃO e isso importa muito mais. é certo que todos lutem por suas localidades, isso é natural, exceto quando chega ao ponto de brigas e discussões desnecessárias que nem terão influência na hora da escolha da equipe técnica para uma das sedes da nossa queria Copa do Mundo.

    e-mail: vivi.very.crazy@hotmail.com
    /beijos.

  73. Anogueira

    Morei em Manaus por mais de 10 anos e posso afirmar que é uma cidade que preza o turismo. Porém apresenta obras que sao usadas esporadicamente como o estadio vivaldao e o ginásio de esportes . No inicio tudo era festa mas depois caiu no esquecimento hoje servem para sediar muito mais encontros religiosos do que eventos esportivos. São obras eleitoreiras infelizmente. Gastar 6 bilhoes num projeto de copa é uma insensatez, construir um novo estadio para ser vazio assim que a copa terminar eh algo tipicamente de subdesenvolvimento. Espero que o dinheiro gasto nao seja publico é realmente uma vergonha. Não acredito que os orgãos internacionais permitirão tal roubo. Manaus pode até ter boas intenções, mas uma cidade que é governada só por profissionais de outros estados (até o governador não é amazonense) não sabe realmente o que quer. Acredito que Belém tenha um projeto mais razoável e pouco sensacinalista.

  74. ORLANDO

    Sou paulista Moro em Manaus há 17 anos, nao conheço Belém, mas acredito que as duas Cidade tem um potencial para cediar um jogo de copa do mundo, melhor do que muitas cidade Européia, tenho certeza que os jogadores e os turistas que aqui chegarem será muito bem acolhidos ,recebido e aplaudido: obrigado

  75. Rafael Morais

    São Paulo larga como favorita para sediar o jogo de abertura do Mundial. Para a final, a cidade preferida é, a princípio, o Rio de Janeiro?

    Mentira, todos sabem que após o PAN 2007 o Rio ficou conhecido, a cidade deu o empurrão para os jogos de 2007, sendo a abertura e encerarmento aqui no Rio, esta coisa de dizer que SP é favorita é mentira, isso coisa de Paulista invejoso, estão com inveja do Rio e estão lutando para que abertura dos jogos sejam lá em SP, nós cariocas não pdoemos aceitar, este tipode atitude dos invejosos.

  76. Rafael Morais

    São Paulo larga como favorita para sediar o jogo de abertura do Mundial. Para a final, a cidade preferida é, a princípio, o Rio de Janeiro?

    Mentira, todos sabem que após o PAN 2007 o Rio ficou conhecido, a cidade deu o empurrão para os jogos de 2014, sendo a abertura e encerarmento aqui no Rio, esta coisa de dizer que SP é favorita é mentira, isso coisa de Paulista invejoso, estão com inveja do Rio e estão lutando para que abertura dos jogos sejam lá em SP, nós cariocas não pdoemos aceitar, este tipode atitude dos invejosos.

  77. 1. São Paulo (SP) – 160.637.533
    2. Rio de Janeiro (RJ) – 73.974.912
    3. Brasília (DF) – 43.521.629
    4. Manaus (AM) – 39.677.838
    5. Belo Horizonte (MG) – 24.513.367
    6. Campos dos Goytacazes (RJ) – 21.345.644
    7. Curitiba (PR) – 19.109.744
    8. Macaé (RJ) – 18.339.127
    9. Guarulhos (SP) – 18.194.924
    10. Duque de Caxias (RJ) – 17.955.126
    11. São José dos Campos (SP) – 17.679.809
    12. São Bernardo do Campo (SP) – 16.906.079
    13. Porto Alegre (RS) – 15.944.201
    14. Camaçari (BA) – 15.891.624
    15. Fortaleza (CE) – 15.797.377
    16. Betim (MG) – 14.838.747
    17. Campinas (SP) – 14.716.830
    18. Recife (PE) – 14.279.476
    19. Salvador (BA) – 14.218.146
    20. Barueri (SP) – 11.346.634
    21. Paulínia (SP) – 10.010.037
    22. Santo André (SP) – 9.629.902
    23. Osasco (SP) – 9.496.519
    24. Vitória (ES) – 9.270.129
    25. São Francisco do Conde (BA) – 9.261.759
    26. Canoas (RS) – 8.610.943
    27. Goiânia (GO) – 8.593.612
    28. Sorocaba (SP) – 8.524.108
    29. Belém (PA) – 8.143.653

    vc´s entao vendo manaus é a 4ª cidade mais rica do país, enquanto belém é a 29ª ..
    Manaus concerteza será uma das sedes da copa de 2014…valeu amazonas…

  78. MAURA SANTOS

    Sou natural de Manaus, mas meu coração é de Belém, a 20 anos moro por aqui mas todo ano vou a Manaus e posso afirmar a minha Belém tem mais infra-extrutura que Manaus, portanto, se for possível dividir os jogos assim como foi feito entre a Coreia e o Japão ou assim como o meu coração ainda é dividido até hoje, e será para sempre entre essas duas capitais que seja feito, mas se for a julgar por questões de infra extrutura, a alegre e contagiosa MANGA CITY, ja ganhou em todos os quesitos.

  79. eliel cordeiro

    curitiba com certeza vai ser uma das escolhidas porque é a cidade modelo e tem um dos estadio mais moderno do mundo. a arena da baixada

  80. Gerson Bezerra

    Bom pessoal não sei porque tanto preconceito com Manaus, o que são 6 bilhões para melhorar uma cidade como Manaus que da uma renda gigantesca para o Brasil. Aonde são os eventos religiosos é no sambódromo no estádio acontece o campeonato amazonense. E o que tem de mais se tiver shows? A Ivete não fez no Maracanã e quantos outros que teve… Manaus tem o Eduardo Braga governador do estado que não é amazonense, mas está fazendo como se fosse, pois, quem viu Manaus a 10 anos atrás veja agora…. Somos muito felizes por ter o governador EDUARDO BRAGA em Manaus, pois era um dos únicos que estava presente no dia em que o Brasil foi escolhido para sediar a copa de 2014. Não tenho dúvidas que vais ser Manaus. Vamos ganhar muito com isso…. a cidade vai ficar mais bonito do que já é… Amo Manaus e tenho orgulho de ser Amazonense.

    E parem de falar mau de Manaus….

  81. Ronaldo

    Manaus é tão Podre ki até o Govenador
    é PARAENSE hehehe…
    é pq lá não tem pessoa com Capacidade pra
    Governar um EstadO com pouco Mais
    3 Milhões de Abitantes,Até o Presidente
    LULA em entrevista a Revista ‘Veja’ Disse
    ki BELEM do PARÁ é a Melhor Cidade do
    NORTE i ki ker Belem com a Unica Sub-Sede
    Do Norte !!Ta boom pra Vcs Manauaras ki diaxhu é ixuu em ?hehehehehe

  82. Max

    Belem é Bem MAis LInA KI AkilO

  83. tom

    alô galera amiga!!!que beleza o mangueirão lotado para mais um “RE X PA”, infelizmente para mim o remo perdeu de 1×0 mas o que me emociona é a apaixonada torcida de remo x paysandú que fizeram um espetáculo com quase 40 mil espectadores em um jogo com ingressos caros e sendo televisionado pelatv cultura de belém para todo o estado incluindo belém, que fanatismo reconhecido pela rede globo que sempre elogiam esse povo, dois times que passam por dificuldades administrativas e quem nem na série b se encontram, mas tenho certeza que eles voltarão pq são guerreiros como esse povo, que é nos momentos difícies que que reconhecemos uma grandeza, agradeço sempre a DEUS por esse reconhecimento, e o mangueirão que ontem nem era uma decisão apenas mais um jogo de tabela mas ele é o palco dos maiores titãs do norte da amazõnia do brasil, parabéns povo do PARÁ que está sendo homenageado no blog do jornalista da rede globo rio lédio carmona, é só ir lá pra comprovar. abraço amigos e “MANGUEIRÃO NA COPA” O Maior palco da amazônia.

  84. tom

    vejam só este reconhecimento no blogo do jornalista e comentarista da sportv da rede globo LÉDIO CARMONA exatamente no dia de hoje 23/03/2009.
    o assunto era clássicos pelos regionais no dia de ontem domingo e foram vasco e flamengo, ba x vi, ceará e fortaleza e o super clássico da amazônia RE X PA que teve o seguinte comentário:
    Re-Pa 699 =Paysandu 1 x 0
    dom, 22/03/09
    por Lédio Carmona |
    categoria Estaduais, Paysandu, Remo

    Não curto Estaduais. Até minha girafa de estimação sabe disso. Mas tiro o chapéu pelos clássicos por todo Brasil. Adoro. Acompanho todos que posso. Claro, não dá para ver. Mas procuro me informar. Hoje, por exemplo, foi um domingo farto. E tivemos mais um sensacional Re-Pa no Mangueirão. Para os não-iniciados, trata-se de Remo x Paysandu, pelo Campeonato Paraense.

    Sabe quantas pessoas foram ao estádio, em Belém? 36.810, sendo que 34.341 pagantes. Isso entre dois times que, infelizmente, sequer estão na Série B.

    E o Paysandu venceu por 1 a 0, gol de Zé Augusto. Uma vitória que não acontecia há três anos (ou 9 jogos). Como queiram.

    Imagina na Copa do Brasil, quando os paraenses receberão Flamengo e Fluminense para enfrentar, respectivamente, Remo e Águia.

    O Paysandu, que já venceu o primeiro turno, agora lidera o segundo.

    E que venha mais Re-Pa por aí!
    pra saber se é verdade é só comprovar no blog do jornalista no site da GLOBO

  85. tom

    alô povo querido do brasil, o mangueirão é o palco do futebol na copa é como falaram o presidente lula da silva e ricardo teixeira que deram suas opiniões dizendo que o mangueirão faz parte dos tradicionais estádios brasileiro ou seja ele é uma tradição muito conhecido no país,palco do maior clássico da amazônia RE X PA conhecido pelas multidões essa torcida que trará a copa para o pará…parabéns torcida de massa..

  86. tom

    alô povo do pará!!! não tem pra ninguém é mangueirão na copa!!!!!!!!!abraço!!

  87. tom

    Belém minha terra, minha casa, meu chão
    Meu sol de janeiro a janeiro a suar
    Me beija, me abraça que quero matar
    A doída saudade que quer me acabar
    Sem círio da virgem, sem cheiro cheiroso
    Sem a “chuva das duas ” que não pode faltar
    Cochilo saudades na noite abanando
    Teu leque de estrelas, Belém do Pará!
    Para quem está com saudade da “Morena Cheirosa”, da “Cidade das Mangueiras”, aí vai:
    música tema dos grandes poetas que cantam esta terra.

  88. tom

    hoje dia 27/03, entrei na internet e fui no site da globo para e fiquei feliz com que eu vi no baú do globo esporte exatamente hoje está fazendo 6 anos da goleada do paysandu de 6 x 2 sobre o tradicional cerro porteño do paraguai jogo válido pelas libertadores daquele ano 2003, o que mais marcou foi a presença da torcida do paysandu que compareceu ao estádio paraguaio viajando 4.000 km de ônibus para acompanhar o time. dois fatores chamaram a atenção do público a fanática torcida que viajou 4 dias de ônibus e tb dizer que saindo de ônibus de belém vc chega até a argentina ao contrario de manaus que só de avião então belém merece a copa para facilitar a presença dos estados vizinhos como maranhão, amapá, piauí tocantins etc..será uma copa de todos pois a localização do pará é privilegiada e não restrita a um só estado.
    mangueirão na copa ah!! confira no site da globo o que eu falei abraços!!

  89. Rio Branco Sede Verde

    …É interessante como todos os comentarios estão focados em uma disputa entre Manaus e Bélem!!! falam de infraestrutura, população, dinheiro e mais dinheiro… esquecem todos que quem decidirá as sedes será a FIFA e posso afirmar para vcs que Rio Branco tem o melhor projeto, faremos um evento lindo ecologicamente correto e sem gastar turbilhões de reais Rio Branco tem o ARENA DA FLORESTA uns dos melhores do Brasil estamos da disputa… que se cuidem os que apostam em Manaus e Belém… vcs podem ter uma surpresa……..

    • cassiano

      prefiro manaus do que belém
      manaus não tem tanta viol. quanto belé
      e o estadio de manaus ta entre os melhores
      do mundo
      e o de belém da feio……..
      sou vascaino.

  90. tom

    belém, concerteza na copa é a capital do estado mais populoso da amazônia. Não tem comparação é mais viável a copa na capital parense pois seria muito mais barato… é simples custo e benefícios para o estado mais populoso e os estados vizinhos que chegariam mais rápido sem precisar gastar muito com aéronáves evitando assim um caos no aeroporto.

  91. aiim kii tudO’
    fortalEza é umas’ daz sedes escolhiidAs da copa’
    ameiiiiiii….
    vâmOu lá fortaleza, kii agente conseguI’

    ”a copa do mundo é nossA”

  92. luiza

    Cuiabá é uma capital muito querida,linda e com um potencial muito grande. Vamos ser a sede da copa porque caminhamos entre gigantes.

  93. rogerio

    e goiania e mais onze.seus otarios

  94. vitoriano

    acho um absurdo falarem que vai ter sede no pantanal …..depois da copa quem vai jogar lá ??
    nao tem nenhum time com qualidade para jogar em um estadio com padroes FIFA
    essa copa sera decidida pelos politicos ……
    no brasil tudo se consegue por influencia

  95. o maior indice de violencia,comparado ao rio de janeiro esta em belem,sera que o mundo nao esta vendo isso,sai todos os dias nos noticiario,das emissoras de televisao,sem falar nas queimadas e prostituçao infantil,sera que belem merece essa vaga,venhan primeiro conhecer manaus,para voces nao falarem bobagem.

  96. Bruna

    quero textos mais caracteristicos!!!!!!!!!!

  97. Caio Mario Jorge

    Muito engraçado o povo do Amazonas falar que tudo que é bom reside em Manaus. Bom para inicio de conversa, tenho parantes que moram tanto no EUA como na Europa e ninguém acha que é Manaus a mais conhecida… Depois, o PIB do Amazonas – se computado que o Para é o terceiro maior exportador do Brasil e se for computado a VALE, enytre outras que até o inicio da Copa vai investir 20 Bilhões de Dolares – fica dificil achar que Manaus é o maior PIB do Norte. E mesmo que seja:os maiores indices de pobreza dese estado se compara à Maranhão, Piaui. Perde até para o Amapa.

    Entao manauaras baixem a bola, ninguém aqui esta fazendo propaganda por sabemos que a sede da Amazônia é Belém.

    Belém é a unica Metropole do Norte. E depois, Tanto Maranhão, como Piaui, Amapa virão assistir os jogos aqui na Metropole do Norte.

    Até o dia 31 com Belém como escolhida.

    Bye Bye!

  98. Ed Ribeiro

    Belém ainda é a melhor capital do norte preparada para ser sub sede da copa 2014, aqui temos estrutura, investimento da vale, pois eles estão dispostos a investir caso Belém seja escolhida, temos uma paixão sem igual pelo futebol, sem falar que o Estádio Edgar Proença (o Mangueirão) está entre os 5 melhores do Brasil, então o que falta a FIFA entender que somos melhores….

  99. mister

    vai logo quero assistir os jogos

  100. LUIZ EDUARDO CURITIBA ( PR )

    CURITIBA MERECE CURITIBA MERECE

  101. helder

    Prezados amiguinhos jacareense quero dizer “paraense”

    voces tem que se atualizar mais, lerem mais, pois fazem quase uma decada que o IBGE divulgou o senso populacional mostrando que a maior cidade do norte e MANAUSSS (A METROPOLE AMAZONICA).
    a unica coisa boa que o para tem, sao algumas mulheres inclusive eu escolhi uma para casar.

    chaga de tanta inveja de nossa cidade e ver se da condicoes para os paraenses (homens) voltaremque para vossa terra, pois estao inchando nossa cidade de invasoes e favelas, querendo acabar com nossa belezae nosso verde e fazendo assaltos a nosso povo, E O QUE ELES MAIS SABEM FAZER.

    PRA FINALIZAR COMPREM UMA TV DE LCD PRODUZIDO NO PIM, NAO IMPORTA A MARCA POIS TODAS SAO EXCELENTE, PARA ASSISTIREM OS JOGOS DA COPA DE 2014. OU FIQUEM ASSISTINDO O CLASSICO DA 3ª DIVISAO PAxRE (CLASSICO É HAHAHA). SO LOTAM O ESTADIO PORQUE NAÕ TEM OUTRAS OPCOES DE LAZER.

  102. Tem que ter jogos em Goiãnia pooorra !!!

  103. Pedro de Silva

    Oi Gente,

    Vamois disistir de brigar qual destas cidades maraviosas merecem mais ser o destino da Copa, e ao invéz disto, resolver vigiar bem os politicos que estão esperando ansiosamente desviar dinheiro deste evento para encher seus bolsos.

  104. rafael vieira

    O NORTE SÓ TERÁ UMA CIDADE USHAHSAUSAHUHSUA’
    ISSO Q EH A MAIOR REGIÃO “GEO”
    QUE CULTURA ELES TEM ? A DE COMER MANDIOCA ?OU A DE DESMATAR A AMAZÔNIA ?
    NÃO SEI PQ MANAUS FOI ESCOLHIDA….
    PRA MIM PORTO ALEGRE,RIO,SÃO PAULO E BELO HORIZONTE TAVA DE BOM TAMANHO !

  105. JANY

    FIQUEI SUPER FELIZ QUE BELEM NÃO FOI ESCOLHIDA POIS MORO AQUI 1 ANO E A CIDADE É UMA VERGONHA DE PESSOAS MAL-EDUCADAS E CIDADE MAL CUIDADA, E SE UM ESTADO SÓ TEM PROBLEMA NÃO IRIA CONCERTAR EM POUCO TEMPO PARABÉNS MANAUS A VERDADEIRA METRÓPOLE DA AMAZÔNIA

  106. e brasil vc vai joga en rio de janeiro pppppppppppppppppppppppppppppppppppppp

  107. lucas

    rapaz se goiania nao for nem nao vai presta

  108. Dudah

    primeiro porq ñ sera manaus pois ñ e uma metropole
    -QQQQQQ??

    Colega alguma vez vc estudou na sua vida??
    se Manaus não é metropole eu num sei oq é então –’
    e achei foi lindo pra cara de todos vcs q disseram q ela não ia ganhar hahahahaha!
    Estádios maravilhosos qualquer 1 pode construir, agora maravilhas naturais como as nossas tá FODAA!

    Nos invejem agora queridos
    bgsmil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s