O que preciso fazer para assistir a TV Digital?

tvdigital

Essa resposta vai depender dos desejos e das facilidades técnicas que cada um tem hoje no seu endereço residencial/profissional. A primeira providência é verificar se nos seus endereços é possível receber imagem de TV em UHF (Ultra High Frequency – Freqüência ultra-alta), usando ANTENA INTERNA.

Elas são pequenas e diferentes das normalmente vistas em instalações de Antenas Coletivas. A Fig.2 mostra uma só como referência. Se não for possível, será necessário instalar uma ANTENA EXTERNA de UHF. Existem muitos modelos. A Fig.3 mostra um entre vários disponíveis. É importante consultar um profissional de confiança, nesse assunto.

Fig.2 – Uma antena interna de UHF Fig.3 – Uma antena externa de UHF

Resolvido o problema da antena de UHF, é preciso conhecer um outro produto chamado de Set-top box (Conversor de TV Digital, Caixinha conversora etc); a indústria criará outros nomes para ele, mais fortes em termos de marketing.
Para que serve esse dispositivo? Basicamente ele executa três funções:
1 – Converte a TV Digital em TV analógica para os atuais televisores analógicos ou as telas de LCD e Plasma já a venda. Provavelmente a partir de 2008 a indústria já terá colocado no mercado telas com Set-top Box embutido.
2- Permite Interatividade.
3 – Permite funções adicionais como, por exemplo, usar um disco rígido chamado PVR (Personal Vídeo Recorder – Ele substitui os atuais Videocassete, mas com qualidade digital) para gravar programas. ATENÇÃO: comercializar programas gravados diretamente DO AR continua sendo crime.
A indústria oferecerá vários tipos de Set-op boxs, desde o mais simples (popularmente chamado de zapper – nome originado do jogo Nintendo. CUIDADO! Verifique se ele permite receber HDTV), que só atende ao item 1 acima, até o mais sofisticado que atende a todos os três. Veja na Fig.4 um Set-top Box.

Fig. 4 Um Set-top Box com seu controle remoto.

Falta alguma coisa mais?

SIM. Agora podemos comparar o que temos com o que desejamos assistir, para decidir sobre investimento.
1 – Temos um aparelho de TV Digital Integrado, com Set-top Box Completo e sintonizador de canais embutidos. Dependerá dos fabricantes disponibilizar este produto no mercado, quando do lançamento em 2 de Dezembro de 2007.
Nessa situação não é necessário comprar nada; é só ligar o cabo da antena de UHF no Set-top Box, escolher o programa e deliciar-se com a nova mídia;

2 – Temos um aparelho de TV Digital sem sintonizador (normalmente é chamado de Monitor, como nos Microcomputadores, por exemplo, ou como se usa a TV atualmente com o reprodutor de DVDs externo.

Nesse caso temos que comprar um Set-top Box; o modelo vai depender do que se deseja obter da TV Digital. Quer gravar e fazer Interatividade? Usa o Completo. Só quer ver? Usa o modelo básico. A nossa indústria vai oferecer muitas outras opções intermediárias.

3 – Temos um Televisor analógico.

A situação é semelhante ao item 2 anterior. Será necessário adquirir um Set-top Box, cujo modelo vai depender do que o usuário deseja. A diferença é que a qualidade da imagem e do som vai ser definida pelo televisor analógico, mas a imagem será boa, clara e livre de fantasmas e/ou ruídos; e o som vai parecer CD.
Bem, com essas informações há duas alternativas para escolher:

1 – Preparar o seu endereço social e profissional para receber essa nova mídia, ou
2 – Pedir ao vizinho para assistir no endereço dele.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Audiência, Audiência e TV, Ibope, Notícias, Opinião, Televisão, Variedades

Uma resposta para “O que preciso fazer para assistir a TV Digital?

  1. Júlio, foi testado uma transmissão de HDTV via antenas parabólicas, se não for pedir demais, poderia criar um post ou ao menos me dizer como este sistema funciona?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s