Folha Universal – Record sobe e… a Globo desce

O que era uma tendência agora virou realidade expressa em números. Enquanto a Rede Record vê sua audiência subir a cada mês, a Rede Globo despenca. O Ibope divulgou a média nacional das emissoras abertas, período de dezembro, de 7h às 24h – o chamado horário comercial. Em comparação com dezembro de 2006, a Record foi a emissora que mais cresceu: 36%. Enquanto isso, Globo e SBT, respectivamente, perderam 14% e 11%.

O balanço do ano também se mostra amplamente favorável à Rede Record em comparação ao desempenho da Globo. Foi lançado um estudo que mostra o crescimento e a perda de audiência das emissoras abertas. Realizada pelo Ibope da Grande São Paulo, a pesquisa analisou a audiência das emissoras na faixa horária das 7h às 24h. Os resultados animam a Record e a Band e são desanimadores para Rede TV, Globo e SBT.

Segundo o levantamento, a Record foi a emissora que teve maior crescimento de Ibope em 2007: 18% em relação a 2006. A Band também cresceu: 10%.

Já o SBT foi o que mais perdeu público: 16% de seus telespectadores migraram para outras emissoras. E a Globo não fica atrás: sua audiência caiu 13%. Já a Rede TV não registrou crescimento em 2007.

Além disso, a Rede Record ficou 3.243 minutos na liderança da audiência em dezembro, uma evolução em relação ao mês de novembro, quando a emissora ocupou o primeiro lugar do Ibope durante 2.861 minutos.

Os campeões da liderança foram os programas: ‘Hoje em Dia’ (1.150 minutos), ‘Fala Brasil’ (709 minutos), ‘Record Kids’ (353 minutos), ‘Super Tela’ (195 minutos) e ‘Balanço Geral’ (119 minutos).

  • Um início promissor

Janeiro começa com a consolidação do crescimento da Record. No primeiro domingo do ano, a Rede permaneceu 51 minutos na liderança de audiência da TV aberta. O programa ‘Show do Tom’, humorístico apresentado por Tom Cavalcante, foi o destaque da programação dominical da emissora. O quadro ‘B.O.F.E. de Elite’, que foi ao ar das 17h30 às 18h, aproximadamente, registrou 14 pontos de média e 16 de pico, ficando à frente do ‘Domingão do Faustão’, exibido pele Rede Globo, que obteve uma média de 13 pontos.

Já o quadro da diarista ‘Jarilene’, que contou com a participação do apresentador Márcio Garcia, exibido das 18h17 às 18h32, obteve 13 pontos de média, 14 de pico e 29% de share, contra 11 pontos de média da atração global.

Dessa forma, juntamente com a ‘Record Kids’, o ‘Domingo Espetacular’ e a ‘Tela Máxima’, com o filme ‘Os Flintstones em Viva Rock Vegas’, a emissora conquistou, durante toda a programação, a liderança por 135 minutos numa demonstração de que 2008 promete muitas surpresas.

  • Programação matinal é sucesso garantido

Quem olha os números de audiência, neste início de ano, pode constatar que a distância entre a Globo e seus competidores está cada vez menor. Mas essa liderança está perdendo território. Na programação matinal, o exemplo do avanço da Record é tão claro que a emissora do Jardim Botânico está discutindo estratégias que possam reverter a situação. Toda a equipe do ‘Mais Você’, de Ana Maria Braga, foi trocada e o diretor Boninho foi convocado pela emissora para tentar aumentar o Ibope do programa. Só que nada está dando certo e o ‘Mais Você’, que antes perdia para o ‘Hoje em Dia’ (Record), agora está ficando atrás do ‘Fala Brasil’ (também da Record). Depois do carnaval, o programa global será gravado do Rio como última tentativa de modificar os números.‘Fala Brasil’
Telejornal moderno e dinâmico, apresentado por Luciana Liviero e Marcos Hummel, com notícias nacionais e internacionais. Traz também as manchetes que estampam as primeiras páginas dos principais jornais do País. Outra proposta do programa é projetar o dia, antecipando os fatos que vão mobilizar a atenção dos brasileiros. Diariamente, repórteres de diversas capitais brasileiras entram ao vivo com as principais notícias dos estados e também com fatos internacionais. Na parte esportiva, Roberta Piza traz os gols dos principais campeonatos e todas as notícias esportivas. Conta ainda com serviço, trânsito, saúde, reportagens-denúncia.

  • ‘Hoje em Dia’

Desde agosto de 2005, Ana Hickmann e Britto Jr. estão à frente do programa que reúne comentários sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Quadros de culinária com o chef Eduardo Guedes; beleza, moda, ou seja, uma agenda variada contendo informações que o telespectador brasileiro precisa saber para começar o dia. Uma mistura da sensibilidade da modelo Ana Hickmann com a experiência e a credibilidade do jornalista Britto Jr. O objetivo do programa é informar e formar a opinião pública sem perder de vista a opção de lazer que muitos buscam na telinha.
No ano passado, a atração ganhou um novo cenário de 260 metros que simula um loft com um set para cada apresentador: uma bancada para Britto Jr. interagir com o jornalismo da Record; uma cozinha para Eduardo Guedes preparar uma culinária a cada dia e um cenário para Ana Hickmann mostrar o certo e o errado na hora de se vestir. E a família também cresceu: a colunista Chris Flores veio complementar o quadro trazendo tudo o que acontece no mundo dos famosos; e o jornalista Luciano Faccioli, que mostra, ao vivo, as principais notícias de São Paulo.

Folha Universal

Anúncios

22 Comentários

Arquivado em Audiência, Audiência e TV, Ibope, Notícias, Opinião, Televisão, Variedades

22 Respostas para “Folha Universal – Record sobe e… a Globo desce

  1. poetasdoagreste

    Legal o blog cara,
    Dah uma passada lah no nosso depois. x)

  2. Pra mim tem alguma coisa errada no ibope. Ta ficando igual que na Argentina. “POCO CREIBLE” dicem os argentinos, eu acho que no Brasil tambem nao da pra acreditar muito nesses nùmeros. Mesmo assim, nao presiso ser muito inteligente pra se dar em conta que a Record e uma “COPIA DIRETA DA REDE GLOBO EM TUDO”. Fazem esenografia igual, o locutor quer falar com o mesmo tono de voz, e muitas semelhanss. Sbt tambem tem suas falencias, mas eu acho que este ano a emisora do S.S. vai endereitar no caminho e a record vai continua copiando da Globo como ate hoje. Gracas a essa copia eles estan crecendo, porque eles nao sabem a palabra creatividade. Imitar e uma coisa, mas COPIA e outra.

  3. uanderaonaq

    esta noticia não e valida primeiro porque foi divulgada pela folha universal, jornal da igreja proprietaria da emissora, em segundo lugar o Sbt fechou 2007 em segundo, em terceiro lugar a media da tv Globo neste inicio de ano ja e muito boa, isto porque a novela Duas Caras ja esta empolgando, nesta terça regstrou 46 pontos, o BBB 8 que alguns teimam em dizer que fracasso, da a Globo audiencia em torno dos 35 pontos, nesta terça o paredão deu 40 pontos, o que prova que ja esta crescendo, ja que o paredão da semana passada registrou menos, em contrapartida a diferença da record para o Sbt caiu nesta terça fechou em apenas 1 ponto. Portanto a Record pode fazer todo alerde que quizer porque não conseguira chegar perto da Globo, ja que não consegue se quer se livrar do catatônico Sbt.

  4. uandersonaq

    A Record e seus seguidores estão desesperados, porque a diferença entre eles e o Sbt caiu, nesta terça foi de apenas 1 ponto, a noticia publicada pela Folha Universal não tem validade alguma,pois foi publicada pelo jornal da igreja proprietária da emissora, a tv Globo já esta se recuperando e todos aqueles que estavam que nem urubu, torcendo para sua queda terão que mais uma vez por suas barbas de molho, a novela Duas Caras já esta empolgando, nenta terça registrou 46 pontos, e o BBB 8 que alguns ainda teimam em dizer que e fracasso, registrou neste ultimo paredão 40 pontões, bem mais do que o paredão da semana passada o que prova que o programa esta crescendo, tem registrado media para a Globo de 35 pontos diários, isso e pouco? Graças a recuperação da novela das oito e o crescimento do BBB a media dia da Globo já esta aumentando, em contra partida a distancia da Record caiu em relação ao Sbt, e para dar de vez aos adoradores da Record um banho de agra fria, segundo noticiou-se nos jornais e também foi postado no Site do SBT a emissora de Silvio Santos fechou e mês passado em segundo lugar
    Veja :
    É verdade
    Que, no mês de dezembro, o SBT continua sendo vice-líder de audiência em todo o Brasil.
    Confira os números abaixo.
    Nas 24 horas:
    1º lugar – emissora A – 14 pontos
    2º lugar – SBT e emissora B – 5 pontos
    3º lugar – emissora C – 2 pontos
    4º lugar – emissora D – 1 ponto

    Fonte: Resultado do Índice de audiência, segundo o Ibope /MediaQuiz – domicílios – no território nacional, composto por todas emissoras abertas VHF, no mês de dezembro/2007.
    É verdade
    Que em 2007 o SBT alcançou a vice-liderança absoluta na preferência do telespectador em todo o Brasil. Confira abaixo os números.
    Das 7h00 às 24h00:
    1ª emissora colocada: 48,2%
    SBT: 15,3 %
    3ª emissora colocada: 14,7%
    4ª emissora colocada: 5,1 %

    Fonte: Resultado referente ao share (percentual de televisores sintonizados), segundo o Ibope /MediaQuiz – domicílios – no território nacional, composto por todas emissoras abertas VHF, no ano de 2007.
    É verdade
    Que em 2007 o SBT também conquistou, nas 24 horas do dia, o segundo lugar absoluto na audiência em todo o território nacional. Confira abaixo os números.
    Nas 24 horas:
    1ª emissora colocada: 47,9 %
    SBT: 15,7%
    3ª emissora colocada: 14,3 %
    4ª emissora colocada: 5,2 %

    Fonte: Resultado referente ao share (percentual de televisores sintonizados), segundo o Ibope /MediaQuiz – domicílios – no território nacional, composto por todas emissoras abertas VHF, no ano de 2007.

    Se a Record não foi capaz de ultrapassar o Sbt que passou por sua maior crise, vocês acham que vai passar a Globo? Eles estão desesperados e podem ter certeza que devido a este desespero irá sair e muito por ai ataques a Globo e ao Sbt. Parabéns Silvio vamos la que a vitória e certa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. a record vai ficar até quando, comemorando antes da hora????

    gostaria de saber.

  6. Alexandre

    Existem outras revistas que falam da Record também, como alcançando o primeiro lugar.

  7. não sei pq a record comemora o hoje em dia quando alcança a liderança. sistematicamente o programa fica em terceiro. agora que tiraram o programa da xuxa então, nem se fala.

  8. essa folha é uma manipuladora caluniosa jornalzinho fajuto do sr edir macedo de bezerra
    esse jornalzinho não serve nem para limpar a bunda

  9. helder

    Essa notícia não tem nenhum fundamento, porque
    está sendo divulgada pela folha Universal. A Record acha que vai garantir a liderança copiando tudo da Globo e fazendo propaganda contra a mesma? Ah!! vai ser impossível!! Do jeito que estão se sentindo o máximo vão ter o que merecem no futuro!!! A Record aumentou alguns pontinhos na sua média geral e já está se achando a poderosa!! Cuidado!!! O SBT ficou de salto alto quando começou a ganhar da Globo há uns anos atrás, mas hoje se encontra numa situação deprimente em relação à audiência. Começou a cair e continua em queda livre!! Não sejam presunçosos, ponham os pés no chão, sejam mais humides que conseguirão chegar onde querem!! Olhem que a globo tem sempre uma carta na manga e será difícil vocês tirarem a liderança dela!!!

  10. TE

    ELES FAZEM MUITO BARULHO POR NADA. A GLOBO NÃO VAI PERDER A LIDERANÇA E R E O SBT VÃO CONTINUAR BRIGANDO PELA VICE

  11. A tal record fica falando bobagem por marcar de vez em cuando uma boa audiencia, mas a rede Globo tem sempre programas com 20-30-35, e mas pontos no ibope, em cuanto isso, eu nao canso de falar, Sbt trata no possivel de fazer algo diferente, o canal da igreja falsa o ùnico que faz e copia de ponta a ponta o perfil da verdadeira lider na tv que sem duvida se chama Globo. O Sbt e muito mais canal que o da igrejinha, al menos cuando tem lideranÇa nao e com as copias baratas mas sim com algo diferente. Pra mim tem uma palavra certa que e “CREATIVIDADE”, Globo sabe disso, Sbt tambem, atè a Band, mas a record… Voceis ya virom com que cualidade o Sbt edita por esemplo as propagandas do 8 e meia no cinema, o Tela de susessos? Eu gosto disso, e acho que Sbt vai chegar de vagar a seu posto correspondente, segundo isolado, o ate primeiro.

  12. Daniel

    Júlio, esse seu blog tá cheio de fanaticos !
    E o pior é que eles falam coisas sem fundamentos!
    eu decidi nao comentar mais!
    mas vou continuar visitando!

  13. Júlio

    😕
    Loucura, loucura…

  14. borges

    ta muito bom essa guerra de audiencia, mas gostaria mesmo que a band também estrasse na guerra, gosto muioto da band

  15. Daniel aqui não tem nenum fanatico
    nós só damos nossa opinião
    blog é isso
    é democratico

  16. daniel não tem nenhum fanatico no blog
    blog é democratico
    damos as nossas opiniões
    boa sorte

  17. Eu acho que o Bispo Edir Marcedo ele quer se é aparecer ele como lider religioso deveria se converter de verdade.

  18. Jane oliveira

    faz favor né, o Ibope está errado então, porque não existe nada de Record em primeiro lugar Não, sabe o é que tem que fazer “globo neles”, Record babaca

  19. wilas oliveira

    tenho certeza que o ibope está certo pois em minha cidade até a emissora que transmitia o sbt e que tem o melhor sistema de transmissão para todo o Estado passoa à transmitir a rede record que ficou melhor e cá entre nós o show do tom não copia ninguém e arrebenta

  20. Pingback: Na sua opinião, o que esta faltando para o SBT sair da terceira posição e atingir a liderança no Brasil?. comente com responsabilidade.Veja a Herança do SBT slideshow inédito « ÉPOCAESTADO

  21. Existe várias emissoras no Brasil,não é justo só uma ser assistida,então meus caros,todos tem que ter sua vez,senão há monopólio e não é assim que funciona.
    Eu,gosto muito da Globo,se não tivesse outro canal não importaria.Então,concorrência é concorrência,cada um escolhe o que quer assistir.

  22. ERICK

    O habito dos Brasileiros está mudando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s