O jornalismo do SBT é competitivo?

Para muitos o jornalismo da Rede Globo é o melhor da TV aberta brasileira, sua audiência não nos deixa mentir. O jornalismo da Record vem crescendo a passos largos e tem ganhado prestígio popular, a Rede Bandeirantes não fica de fora, a seriedade com a qual o tema é tratado na emissora, leva a crer que a Band consolidou o título de emissora com credibilidade jornalística.

Já o SBT, segundo canal mais assistido do país, parece que não tem dado a devida atenção ao “assunto”, a emissora conta com três telejornais diários: (Jornal do SBT – manhã, SBT Brasil e Jornal do SBT) que dão a entender que estão na grade apenas por obrigação, pois mesmo que ocorra algo de muita importância em termos de informação, o SBT raramente faz intervenção na sua programação para noticiar o fato, sem falar que programas como o ‘SBT Repórter’ insiste em reprisar arquivos antigos.

  • Depois de tanto falatório, o ‘Resumo’ quer saber tua opinião:
  • O jornalismo do SBT é competitivo?
Anúncios

35 Comentários

Arquivado em Audiência, Audiência e TV, Geral, Ibope, Notícias, Opinião, Televisão

35 Respostas para “O jornalismo do SBT é competitivo?

  1. Robson Costa

    Eu não acho o jornalismo da Rede Globo o melhor da televisão brasileira, ele é um jornalismo manipulador e mentiroso e governista, uma espécia de “Ilha da Fantasia” que faz o brasileiro pensar que vive em um paraíso, enquanto é o contrário !

    O jornalismo do SBT é bom sim, mas o SS deveria estabelecer melhores horários para o jornalismo em sua emissora e valorizar mais os jornalistas da emissora, mesmo que hoje em dia o jornalismo na emissora de SS é mais valorizado do que a alguns anos atrás quando tinha somente um telejornal a 00:00 !

    E voltando a questão Rede Globo, mesmo que não tenha muito a ver com o post aqui, eu repito que a Rede Globo só tem audiência porque o brasileiro ainda não aprendeu a apertar o botão “channel” do controle remoto e não conhece a terrível história da empresa do ja falecido Roberto Marinho, o dia que o brasileiro aprender o império global cairá sem dúvida. 😀

  2. Depende de como vc entende como competitivo…
    se competitivo for imitar a globo pra ter audiencia e só acho que não…
    O jornalismo do sbt é bem mais leve ,um resumo das informações do dia a dia, acho sim que no começo entrou mais como uma obrigação , mas agora tem caminhado ao meu ver com uma nova as vezes ate passando materias especiais e tdo mais acho que pra quem gosta de telejornal,é excelente….

  3. artur

    o jornalismo é bom o prblema é como são apresentados

  4. paulo

    A Globo é parcial e só mostra um lado da notícia, trabalha para manter a classe rica mais rica e a pobre do jeito que está.

    A Record apesar dos papagaios ficarem repetindo “loro, loro, loro, loro, …” vem montando uma boa equipe de jornalistas e isso vem dando frutos.

    A Band, como falado, mantém o jornalismo como uma das principais armas para continuar até hoje como uma boa emissora e isto já vem da rádio que é muito boa e eu sou fã.

    O SBT possui no quadro ótimos profissionais e poderia dar mais importância, isso dá credibilidade a emissora.

    Tomara que alguém convença o SS que é importante manter um bom jornal, que produza matérias investigativas e também de comportamento.

  5. bira

    A globo já foi sim manipuladora. Assim como toda rede de televisão. Quem não sabe, mas para ter direito a concessão de uma rede de tv, precisa ter aprovação do governo. Para isso eles (os donos) fazem lobe, trapaças e maracutais. Globo, sbt, record. todos tem seus cala-boca. A globo sempre foi mais atacada por ser a primeira do país. Já errou muito, mas aprendeu com os erros. Hoje tem o melhor jornalismo e o mais confiável. Sabe por que:Hoje existe muitas mídias de informação (rádio, jornal, revistas, internet) hoje existe masi concorrencia com a audiencia mais diluída. A globo não é besta. Ela pode não ter mudado por conciencia,mas por eperteza. Se ela manipula vai ter outros veículos que vão mostrar a verdade e ai ela perde credibilidade e ibope. Ninguém pode crucificar a globo quando os militares estavam no poder e todos erram obrigados a falar o que eles queriam. Record e sbt tambem teriam a mesma postura. Tem muita gente que odeia a globo e por isso fala pela emoção. Mas hoje em dia, no brasil, ninguém tem o melhor jornalismo que a globo. A record segue a receita e faz um bom jornalismo. Ainda há a questão religiosa, mas que não afeta em nada. O sbt tem um pequeno problema: Nunca teve tradição jornalistica, culpa dos donos que sempre apostaram na alienação, mas também tem isenção. A band faz um bom jornalismo, mas como toda emissora, também tem seus jogos políticos. Bem, só uma coisa desse tópico está mal colocado. A segunda em audiencia é a Record. Vcs precisam que eu mande as planilhas de ibope.

  6. R

    O jornalismo do SBT é passado de forma meio leve, o q às vezes dá a entender q é passado sem compromisso, mas não acho isso.

  7. paulo

    Ainda acho que vocês são muito puxa saco do SBT .

    Vocês não admitem que nada lá é errado.

  8. eu acho que é sim, pois se não o ss não estaria apostando todas as suas fixas na estréia do aqui agora.

  9. O SBT ainda nem começou a engatinhar no jornalismo . Têm muito o que aprender com a Globo e com a Record . Não só no jornalismo , mas em todas as areas .

  10. Vejam só como o jornalismo da Record da um banho no do SBT .
    Jornalismo da Record permanece em alta

    Terça-feira, dia 12/02:

    O ‘Fala Brasil’ conquistou, durante 55 minutos, a liderança no ranking de audiências. No horário de exibição, das 07h55 às 08h59, o jornalístico registrou 7 pontos de média, 34% de share e 9 pontos de pico.
    O ‘Balanço Geral’ apresentado por Geraldo Luis voltou a incomodar a concorrência e conquistou, durante 3 minutos, o primeiro lugar na audiência. A atração registrou 7 pontos de média, 19% de share e 10 pontos de pico.
    O ‘Jornal da Record’ registrou excelentes números no ranking de audiências. No horário em que foi ao ar, o telejornal registrou 11 pontos de média, 17% de share e 14 pontos de pico, conquistando assim, o segundo lugar isolado.
    Na noite desta terça-feira, o ‘Tudo a Ver’ conquistou mais uma vez o segundo lugar no ranking de audiências, o programa registrou 9 pontos de média, 13% de share e 10 pontos de pico.

  11. xavier

    Não! Pois SS insiste em brincar de fazer televisão! Há poucos programas no sbt que dá sustentabilidade. E o pior que alguns, como o velho guerreiro “Chaves” dá audiência mas é um fiasco na parte financeira! Agora, o que fazer? Respeitar o telespectador! Isso SS não aprendeu! Aprendeu a ganhar dinheiro, mas na área administrativa, está pecando de mais! Pois, onde já se viu, uma emissora ter como jornalistas: Ana Paula Padrão, Carlos Nascimento, Hermano Herinng, Joyce Ribeiro, Juliana Alvin e saber que já esteve com Bóris Casoy, Willian Witthe Fibe, Mônica Walddvoguel, Patrícia Peltrine entre outros e não tem um jornalismo que seja referência da emissora! Concordo, acho que o jornalismo no sbt é aquele “café com leite”, existe mas não é o forte! Prova disso, o sbt ficou bom tempo sem o jornalismo, voltando tempo depois, às 24:45h com Hermano.
    Por que não reconversar com Ana Paula Padrão e fazer o sbt Brasil com Carlos Nascimento, Padrão e quem sabe Patrícia Peltrini, dividindo a bancada e consiliando o sbt realidade que é bom na qualidade mas volta com aquela questão: SS não leva a sério e prefere exibir a atração depois do sbt repórter com matérias antigas já reprisadas várias vezes! Dá para entender??? Por que quando trouxe Ana Paula Padrão não pesquisou melhor o horário de sua exibição? Começou às 19:15h, foi para às 19:45h e aí começou a dança dos horários! Fica complicado acreditar na emissora! Eu sempre notifiquei: não são as matérias e nem os jornalistas que não inspiram CREDIBILIDADE no sbt é a própria emissora que deixa a desejar!

  12. A TV A Crítica migrou para a Record por causa , principal , do descaso do SBT com o jornalismo .

  13. Aliás , a emissora amazonense não foi a única a ter tomado essa atitude . A TV Itapoan,TV Cidade Fortaleza, TV Pajuçara , TV Atalaia, TV Jovem Palmas e a Rede SC que virou RIC SC também migraram para a Record por conta disso .

  14. Realista

    O jornalismo do SBT é bom, mas poderia ser ótimo, devido aos bons prfissionais que tem. Fica muito chato ver o Carlos Nascimento em dois telejornais e a Ana Paula Padrão no finalzinho de noite. Fica chato ver os três telejornais com a mesma abertura, mesmo cenário e mesma trilha sonora. Eu não considero competitivo, mas considero bom.

    Na minha opinião, os melhores jornalismos são o da Globo e o da Band, por serem competentes, dinâmicos, diretos e imparciais e heterogêneos. A Globo já possui um ótimo formato jornalístico há muito tempo, por isso tem muita credibilidade; já a Band vem conquistando o público nessa área, pois possui um jornalismo ágil, direto e mito bem feito.

    A Record, na minha opinião, tem bons profissionais, mas tem um jornalismo totalmente copiado.Ela (como eu já falei um bilhão de vezes) só sabe copiar e mais nada. Não possui a mínima criatividade. Logo logo virão seus defensores criticar meu comentário. TÔ NEM AÍ!!!

    VAI QUE SÃO TUAS, GLOBO E BAND!!!!!

  15. Nem um pouco, na minha opinião o melhor é o da Record News! Estou espantado como as notícas são bem feitas e as matéria bem editadas!

  16. A Ana Paula Padrão está muito arrependida de tertrocado o jornalismo vendido da Globo pelo jornalismo foca do SBT . A Ana Paula Padrão começou apresentando o SBT Brasil . Pouco mais de uma no , o jornal de mudou de horário (como sempre) e a Ana foi jogada para o desconhecido , insoso e bisonho SBT Repórter. Chegou a apresentar também o SBT Realidade(de Realidade , só a fachada) e agora , cadê ela ?! Alguém sabe , alguém viu ??

  17. xavier

    Inclui-se também no jornalismo do sbt a Sílvia Popovic que esteve na emissora por algum tempo e não foi aproveitada o suficiente! Vale lembrar também de Regina Volpato que tem potencial para gerar mais lucro e dinamismo na emissora e apenas apresenta (muito bem, sem sensacionalismo) o Casos de Família! Diferente da Record que apresenta com Geraldo Luis o “Caos para aFamília” é redículo aquilo! Não sei como dá audiência! Se fosse o Ratinho no sbt, a imprensa já teria massacrado! Vale lembrar que também no sbt melhorou muito Cíntya Benine, Analice Nicolau (que não deviam ter ficado de fora da tela com a entrada de Ana Paula Padrão) e também Luiz Bacci, Fábio Diamante, Luiz Guilherme que são bons repórtes!

  18. Realista

    Gemilson, vc anda conversando com a Ana Paula Padrão, pra saber se ela está satisfeita ou não? Ela tem telefonado pra sua casa pra te passar alguma notícia? Vcs dois tomam um bom chá da tarde regado de muita fofoca? Pare de falar tanta idiotice. A própria Ana Paula falou que tinha um projeto de um programa onde ela apresentasse e também fosse repórter, mas só que a Globo não aceitou. Depois, com sua contratação pelo SBT, ela apresentou essa idéia ao Silvio e foi imediatamente atendida. CAIA NA REAL! Conte apenas o que for verídico. VAI QUE É TUA SBT!!!!

  19. Paulo

    A Ana Paula está sendo educada, só isso.

    Diferente da Galisteu que sai descendo a bota.

  20. o jornalismo é bom, o problema é o horário.

    O SBT DEVIA CONTRATAR MARIA LYDIA FLANDOLI E COLOCAR ELA NUM NOVO JORNAL PARA A FAIXA DAS 13H30, PARA COMPETIR COM O JORNAL HOJE.

    COLOCAR O SBT BRASIL POR VOLTA DAS 20H30 COM NASCIMENTO E PADRÃO, AÍ QUERIA VER SE IA TER CHANCE PRO JN DA RECOCÓ.

    O JORNAL DO SBT MANHÃ E O NOITE ESTÃO BONS COMO ESTÃO.

  21. MARIA LYDIA FLANDOLI é âncora do JORNAL DA GAZETA.

  22. e pra todos bobocas que enchem o saco, o sbt TEM PLANTÃO, SIM. na votação a cpmf, ano passado, toda hora entravam no ar.
    “INTERROMPEMOS A PROGRAMAÇÃO”
    “VOLTAMOS COM A NOSSA PROGRAMAÇÃO”

  23. Bem o pessoal insiste em criticar e achar que é muito simples fazer telejornal…

    —————————————————————-
    Imagine você ter uma emissora que durante 25 anos foi conhecida pelos seu programas de auditório , series , filmes e desenhos, criou uma identidade com um publico que justamente buscava estes programas… como uma opção para escapar dos outros canais

    ai de um dia pro outro a record decide imitar a globo e fazer uma programação quase que por completa baseada na da globo que quenrendo ou não é sinonimo de qualidade,
    que obtem os maiores numeros do ibope, bem deu resultado pra record e isso claramente afetou o sbt, que tinha a imagem de programas de auditório , series , filmes e desenhos, …

    Resumindo : Fica dificil pro telespectador que era adaptado, a assistir a aqueles programas de tnato sucesso se adapatarem com algo que era raro no SBT o jornalismo é ai que tá o desafio pro sbt, pois eles tem que criar uma identidade nova ,uma nova cara, ao contrario de (band,rede tv que tem uma identidade meio que ausente so de um ou outro programa então para eles é muito mais facil mecher alterar programacao criar novos programas jornais e tdo mais,) ao contrario do sbt que carrega nas costas 25 anos de sucesso com programas de auditório , series , filmes e desenhos, … , então pra quem pensa que e facil so colocar la na programação e ta legal , sinto mas vc esta muito enganado….

    para o Sbt ter sucesso no seu jornalismo, ele terá de criar uma propia identidade ou copiar uma existente…. o que pramim seria inultil

    mas assim eu vejo o telejornalismo do sbt melhorando a cada dia mais e realmente eu gosto, assim como gosto tb de outras emissoras…
    ————————————————————–

  24. André Vieira

    eu sinceramente nao assisto os jornais do sbt, alias ninguem da minha familia assiste!Meu pai ama o jornal nacional, jornal da record e o da band também, mas eu nunca vi ele assistindo o sbt brasil!

  25. Competitivo não é,apenas não conseguem fazer um jornal ” de qualidade “….

  26. Eu nunca vi ninguem assistir jornal da SBT tambem,minha vó assite na Band,Globo,Record as vezes,mas SBT nunca.
    Eles já tiveram sua fama,agora,vai ser dificil chegar lá de novo.

  27. Paulo Roberto

    Eu considero o jornalismo do SBT bom. Como já disseram, falta investimento do Silvio Santos na área do jornalismo. Está chegando aí o “Aqui Agora”, o que mostra que o SS já está percebendo que a grade da emissora precisa de mais noticiários.

    Para mim, a melhor emissora em questão de jornalismo é a Band, principalmente, o Band News. O jornalismo da Globo é bom, mas puxa muito o saco do governo. No Jornal Hoje vive falando “está cheio de empregos em tal área”… “ah, faz curso profissionalizante que você já está empregado”, quando todos sabem que não é assim: as empresas exigem os cursos e ainda experiência de 2 ou 3 anos… Isso o jornal na Globo não fala (são raras as vezes que eles lembram desse detalhe)… O jornalismo da Record está igualzinho ao da Globo, não tem o que por nem tirar.

    Vou sair do assunto, mas preciso desabafar sobre uma coisa que me incomoda bastante:

    Eu comecei a perceber há alguns anos que a Record estava começando a imitar o jornalismo da Globo. Isso se explica com a abertura do Jornal da Record quando era apresentado pelo Boris Casoy, até hoje é assim. A abertura, o tipo de letra usado nos programas da emissora… Já perceberam aquele logotipo da Record no canto inferior direito da tela? Quando o programa é ao vivo, a palavra “ao vivo” aparece da mesma forma que na Globo, além dos filmes em que o nome do filme aparece da mesma forma que na Globo, ou seja, a Record está conseguindo subir na audiência porque ela está imitando descaradamente a Globo.

  28. Gemilson, vc anda conversando com a Ana Paula Padrão, pra saber se ela está satisfeita ou não? Ela tem telefonado pra sua casa pra te passar alguma notícia? Vcs dois tomam um bom chá da tarde regado de muita fofoca? Pare de falar tanta idiotice. A própria Ana Paula falou que tinha um projeto de um programa onde ela apresentasse e também fosse repórter, mas só que a Globo não aceitou. Depois, com sua contratação pelo SBT, ela apresentou essa idéia ao Silvio e foi imediatamente atendida. CAIA NA REAL! Conte apenas o que for verídico. VAI QUE É TUA SBT!!!!=Não quer ver a verdade , problema seu , Fred .

  29. É certo que a Ana Paula Padrão deixou o SBT Brasil para ser repórter . E de fato , ela começou a apresentar o SBT Repórter e depois para o SBT realidade , mas procurando ela nos dois programas , não a encontrei em nenhum dos dois .

  30. Resultado (não me alongarei por que as viúvas do SBT tem baixíssima compreensão ) : A Ana Paula Padrão está ociosa . Está como um avião da TransBrasil .

  31. A Ana Paula Padrão está esperando o vencimento do seu contrato com SBOSTA .

  32. sempre com comparações imbecis.

  33. Fabio

    Bom cada qual tem a sua parcela de telespectador,
    o sbt melhorou bastante seu jornalismo no último ano, quando chego do trabalho esta sendo transmitido o jornal do sbt noite, acho de um tom agádavel a forma a qual são passadas , as informações. chega da mesmisse vamos fazer a diferença e ter o nosso proprio padrão de jornalismo, ou será que padrão seria globo, ou melhor padrão seria o d arecord copiando a globo.
    cada qual tem sua preferência em jornalismo atualmente admiro o sbt pelo seus tele jornais o sbt manhã sempre fica no 1º lugar isolado será que seria tão ruim assim….

  34. mauricio

    Senhores da Mídia

    Nós a Categoria dos Agentes Penitenciários estamos indignados com as inverdades dita pelo Secretário da Justiça e Cidadania, o Sr. Marcos Cals e pelo Líder do Governo na Assembléia Legislativa, o Deputado Nelson Martins. Eles diz que a nossa Categoria é intransigente por não aceitar as propostas indecentes dada pelo o Governador Cid Gomes, quando o mesmo nos ofereceu o salário de R$ 1.500,00 para trabalharmos a mesma escala do Ronda do Quarteirão, trabalhar 06 dias e folga 01 e a outra, o salário de R$ 1.800,00 em suáveis parcelas; sendo uma de R$ 1.125,00 no mês de dezembro de 2008 que seria o aumento retroativo desde de setembro de 2008, em abril de 2009 outra de R$ 166,00, em julho de 2009 outra junto com todos os servidores públicos do Estado e em novembro de 2009 a ultima de R$ 166,00, para trabalhar 12 horas e folgar 36 horas.
    Nós só queremos o aumento do salário, que já é de miséria para a função que exercemos e não o aumento da carga horária de trabalho, como o Governador quer! Estamos vendo que o Governador, o Secretário e o Líder do Governo na Assembléia não conhecem o dia a dia dos presídios do Estado, não são eles que ficam sendo ameaçados pelos presos nos dias de plantões, onde os presos dizem em voz alta o nome da mãe, do pai, da esposa e dos filhos, quando não somos ameaçados de morte, como forma de represaria e pressão. Imagine nós trabalharmos 06 dias e folgar 01 ou 12 horas e folgar 36 horas como quer o Governador; ouvindo essas ameaças diárias, vamos pirar! O Ronda anda em carros com ar-condicionado enquanto nós Agentes somos ameaçados nos plantões! O Deputado Nelson Martins disse em Assembléia que não é humanamente compreensível o Agente trabalhar “24 horas e folga 72 horas”, não é compreensível e nem humano é o Agente trabalhar 06 dias e folgar 01 dia ou 12 horas e folgar 36 horas. O ideal seria é que os Agentes do Estado do Ceará Trabalha-se o mesmo regime de plantão do Estado de Pernambuco onde os mesmos trabalham 24 horas e folgam 96 horas.
    Senhores da Mídia quero deixar bem claro que a Categoria dos Agentes Penitenciários não está pedindo aumento de salário como o Secretário da justiça e Cidadania, o líder do Governo e o próprio Governador estão falando. Nós só queremos o cumprimento da Lei Estadual nº 13.192 de 10 de janeiro de 2002 a qual mostra que o Cargo de Agente Penitenciário é de nível médio e carga horária de 40 horas semanais. O Governador do estado do Ceará, o Sr. Tasso Ribeiro Jereissati na época sancionou e a Assembléia Legislativa aprovou a Lei, onde o Presidente da Assembléia Legislativa nesta época era o então Secretário da Justiça e Cidadania, o Sr. Marcos Cals.

    Observações Finais:
    • O salário base é R$ 317,50 e era para ser de R$ 589,37;
    • O nosso salário bruto é hoje de R$ 1.050,48 que era ser no mínimo de R$ 1.790,00;
    • Trabalhamos 48 horas semanais e recebemos por 30 horas semanais;
    • Trabalhamos no período noturno e não recebemos adicional noturno;
    • Desde 2002 o Cargo de Agente Penitenciário é de nível médio e o Governo nos paga como nível fundamental.

    O Juiz da Fazenda Pública decretou que a nossa Greve é ilegal, mas nós sabemos que a nossa Greve está dentro da legalidade. O Coordenador da COSIPE Dr. Bento Laurino está dizendo que não estamos cumprindo os serviços essenciais com relação ao preso; isto é outra inverdade.

    Serviços Essenciais:
    • Água,
    • Alimentação,
    • Alvará de soltura,
    • Enfermaria quando for caso grave,
    • Remédios controlados.

    Obs: Banho de Sol e Audiência Pública, não são Serviços Essenciais como falou o Coordenador da COSIPE o Dr. Bento Laurino.

    A Categoria dos Agentes Penitenciários só quer que a Lei seja cumprida.

    Atenciosamente a Categoria dos Agentes Penitenciários.

  35. roberto

    esse gemilson ribeiro dve ser funcionario da record ele parece arroz de fim de festa esta erm todaos os lugarez falando mal da rede globo, não muda o discvurso nunca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s