O Globo – Universal usa a TV Record para atacar imprensa

A TV Record, ligada à Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), usou na noite de domingo grande parte do programa “Domingo espetacular” para atacar a imprensa. Repórteres da emissora entrevistaram fiéis e advogados da igreja para criticar reportagens da “Folha de S.Paulo”, sobre o império de telecomunicações montado pelo bispo Edir Macedo, e de “O Globo”, sobre os processos movidos por seguidores e pastores da Iurd contra a “Folha” e a jornalista Elvira Lobato.

Segundo a reportagem de Elvira Lobato – “Universal chega aos 30 anos com império empresarial” -, publicada em 15 de dezembro, a Iurd tem 23 emissoras de TV e 40 de rádio, além de outras 19 empresas registradas em nome de 32 “bispos” ou seguidores da igreja.

Num dos trechos, a reportagem da Record diz que Elvira não havia comparecido a duas audiências na Justiça, mas omitiu a informação de que as audiências estavam marcadas para a mesma hora e o mesmo dia em dois estados: Espírito Santo e Bahia. Os fiéis entraram com ações contra a jornalista em comarcas de diferentes estados. Em alguns casos, as ações têm trechos exatamente iguais.

Ao sustentar que os autores das ações estariam sofrendo humilhações, após a divulgação da reportagem da “Folha”, advogados em vários pontos do país citaram a mesma frase para ilustrar o que pastores e fiéis estariam ouvindo em suas cidades:

  • Viu só! Você que é trouxa de dar dinheiro para essa igreja!!
  • Esse é o povo da sua igreja?!
  • Tudo safado!!
  • Como é que você continua nessa igreja? Você não lê jornal, não? É.
  • Crente é tudo tonto mesmo.

Com duração de 14 minutos e 20 segundos, a reportagem na Record mostrou também três fiéis do Rio que ameaçaram entrar com processo contra “O Globo”. Sob o argumento de que se sentiram ofendidos por reportagem publicada pelo jornal no último dia 14 – sobre as ações contra Elvira e também contra o jornal “Extra” e seu diretor, Bruno Thys – , os fiéis admitiram ter recorrido a advogados da igreja para buscar orientação e formalizarem ações contra o jornal.

Anúncios

28 Comentários

Arquivado em Audiência, Audiência e TV, Geral, Notícias, Opinião, Televisão

28 Respostas para “O Globo – Universal usa a TV Record para atacar imprensa

  1. A IURD e a Rede Record sempre foram baixo nivel
    Monopolio do Diabo Dem

  2. elton vieira

    O qué é atacar? Responder as ofenças, se for isso então concordo com o titulo se não os dirigentes do blog precisam pensar antes de sair publicando qualquer coisa.
    Se o diabo tivesse algum monopolio o dele seria no inferno.

  3. elton vieira

    Ate reconheço que a manchete é do O Globo porem como se trata de um blog fica parecendo que é favorecimento a determinada religiao.

  4. fael

    também não gosto quando a emissora faz reportagens sobre a IURD,até porque não gosto do bispo macedo,mas adoro a record,a equipe que trabalhou duro e conseguiu seus objetivos que foi a vice-liderança.

  5. Leandro

    Liberdade de Imprensa.
    A Record é deles,eles revidam o ataque da Globo,tá certo eles,qualquer outra emissora faria o mesmo!
    Ainda mais crescendo no Ibope,a Globo ta c/ medo…

  6. bira

    Olhe tem gente aqui que brinca com coisas sérias. Então cuidado pra não ser processado. Quem fala o que quer, tem direito também de levar as consequências cabíveis. Sei que religião é algo que não se discute. É como futebol. Vc não vai trocar de time. Se existe questões que provam que a Igreja rouba, que seja julgado. Não sou fã dessas igrejas evangélicas, acho que muitas enganam sim. Mas não tenho provas e não falo o que não sei. Não posso chamar quem frequenta o cambonblé de povo do diabo, muito menos quem frequenta qualquer igreja que seja. As pessoas não sabem o que é respeito. Cada um segue a filosofia de vida que quiser. Tem gente que é enganada por partor, outros por padres, outros por apresentadores atras de dízimos de jogatina. Só acho que a imprensa pega demais no pé dessas pessoas. Seria medo de um dia a maioria dos brasileiros se tornem evangélicos? Não sou nem nunca serei. Minha visão de Deus é muito superior ao que esse povo prega. Só acho que cada um tem o direito de seguir o que quer. Quem sou eu pra dizer que essa ou aquela igreja é do demônio? Talves esse seja o pior pecador. Aquele que julga. Que se acha o senhor da razão. Sei que existe uma guerra fria entra as Organizações Globo e oPovo da Universal. Mas eu não sou Ninguém para julgar. Se o reporter descobriu algo, que denuncie. Agora reportagens gratuitas só por desdem é falta de ética. Assim como não concordo com a Record quando encontram um padre pedófilo e eles remoem até exaustão. O que falta ao mundo é intolerância. Saber respeitar o próximo. Ele estando certo ou não, afinal de contas, o que é errado para mim, pode ser certo aos olhos de Deus!!!

  7. Metodo Censura… todos que Falarem no tema serão processados, se um ponto ou uma exclamação encomodar será processado….

    a ideía é censurar os comentarios será?

  8. Roberto jose

    Os fiés sofreram humilhação sim, o jornal não foi coerente, não respeitou o direito que todo cidadão brasileiro tem, a livre escolha de religião e a manunteção da mesma, logo os fiéis podem doar seu dinheiro para qualquer instituição religiosa . Impedir este direito é crime, se é crime merece punição. Lembrando, O Globo tinha todo dever de informar com coerência, mas deixou o profissionalismo , desprezando muitos cidadão brasileiro.

  9. essa record é um pessimo exemplo para o brasil
    eu sou sbt
    a record quer destruir o sbt
    primeiro eu não tenho medo de ameaça
    quer processar vai processar o diabo
    esse edir macedo é um careca filho da p….

  10. tamires

    sou da iurd e somos ofendidos soh pq somos dela e nada mais a culpa eh da rede esgoto conhecida como globo que em 91 fez uma mine serie …a decadencia…referindo a iurd e ao nosso lider,e quem estah em decadencia hj eh a propria globo .
    portanto nao fale mal dos homens de DEUS,pois quem fez soh se deu mal.ouviu bem sr.fred

  11. Agster

    ESTA CORRETA ELA…
    A Globo ja não usou tantas vezes o seu jornalismo e ainda usa, pra falar mal da IURD e da Record?
    Agora vem falar que ela está errada…
    A globo que fique esperta…antes a record não era o que é hoje….
    Se a Globo atacar, agora ela atacada…

    Só lembrando que quanto mais vocês falam mau da IURD ela crescre mais e mais…xD

  12. bira

    Fred, eu espero que vc seja uma criança, ou adolecente. Só assim explica essas criancice. A Record não ferrou o sbt, foi ele próprio que se ferrou. A record investiu em qualidade e em produtos nacionais quando o sbt foi para o méxico. O responsável pela queda do sbt é o sbt e não a Record. Espero que vc seja criança mesmo, pois não gostar de alguém é uma coisa. Quando eu digo que SS é um câncer, aproveitador da fá alheia vc não gosta. Imagine quem gosta do Edir. Se ele errou a Justiça que descubra e que ele pague, agora respeite a fé dos outros para vc não ser derespeitado!!!

  13. astor

    bira até agora eu não te entendi. a reportagem da folha de s.paulo o que me pareceu ela não agride e nem denigre a opção religiosa de ninguem. ela aponta uma instituição de um império de telecomunicações que se viabiliza de uma religião para não se esclarecer. sabemos que o nosso país é leigo mas essa palavra aqui quer dizer que ele o Brasil não possui religião oficial e a liberdade religiosa é uma coisa mas a liberdade impresarial é outra e deve sim ser investigada. O Brasil não é a casa da mãe joana como diz o ditado e a imprensa vem nos ajudando e muito a esclarecer a obscuridade que tentam implantar nesse país. graças a Deus ele nos deu o livre arbítrio e vivemos e construímos um país livre e nos dá esse direito de expressar nossa opnião , caso o contrário o presidente lula já teria processado , se não todos, a metade dos meios de comunicação e programas de tv deste país.

  14. paulo

    Se eu tivesse lido a reportagem que saiu em dezembro, também teria me sentido ofendido e poderia também ter processado a reporter e o jornal.
    Todo mundo só sabe falar da igreja mas nunca entraram numa igreja na vida.
    Porque hoje tenho familia, não uso drogas e sou um bom profissioinal sou alienado ???

  15. heuring

    Acho que Respeitar livre direito de ser religioso pode ser justo,mas do jeito que ta a coisa tem realmente que as leis brasileiras repensar,por que o Edi Macedo certamnete e bandido safado,desde daquela epoca que ele tinha envolvimento com o cartel de Cali,acho que alguma coisa deve ser feita,a poicia federal deve investigas essa lama toda.
    Todos temos direito de opinar e se isso leva a processo entao vamos acabar de vez a ja precaria democracia,a Universal faz parte dessa lama toda que se chama cultura brasileira sem freio e sem veneraçao a etica,lamento muito ver pessoas achando que aquilo sera uma soluçao para seus problemas,lamento muito mais ainda em ver Edi Macedo construindo uma mansao de R$6.000.000,00 de reais com seu salario minimo,lamento muito mais ainda o nome de Deus estar sendo profanado por esteve povo, ele ja avisou que mesmo curando e profetizando ele nao conhecera.
    Sou a favor da proibiçao do culto da igreja universal no Brasil,espero que o estado tome todos os bens dessa igreja!

  16. Agster

    Astor, você leu a matéria?
    Se não leu vou te falar qual é a parte de toda a polemica….

    A Sra Jornalista da Folha simplesmente acusou a IURD de cobrar dízimo de seus fiéis e esquentar em paraísos fiscais…
    Sendo assim, ela que prove o que ela disse na justiça.
    Não se sai por ae acusando sem provas.

    espero ter esclarecido

  17. Agster

    Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2008

    Ações movidas pela Universal

    Lula diz não considerar ameaça à liberdade de expressão
    Agência Unipress Internacional

    VITÓRIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta terça-feira, que não considera uma ameaça à liberdade de expressão as ações simultâneas promovidas pela Igreja Universal contra o jornal “Folha de São Paulo”.

    Lula se pronunciou durante visita ao gasoduto Cabiúnas-Vitória, na região metropolitana de Vitória (ES). “A liberdade de imprensa pressupõe isso. Se escreve o que quer e se ouve o que não quer”, afirmou.

    Fonte: http://noticias.arcauniversal.com.br/arcanews/integra.jsp?cod=128129&codcanal=36

  18. Agster

    “A liberdade de imprensa pressupõe isso. Se escreve o que quer e se ouve o que não quer”,

  19. Roberto

    Falta de boas escolas e da garantia do objetivo fundamental destas que é o de “ensinar a pensar” geram a cegueira cronica e seus delitos consequentes.
    A universal se serviu do poder publico, politico, economico e ainda daquele das comunicações, fundamentando seus dogmas que constantemente “criminalmente” recriminam o espiritismo e religioes afins. Por sua vez, seus bispos recriaram rituais semelhantes aos dos mesmos terreiros que condenam para alavancar seu poder de persuasao.
    Se cada espirita e cada pai de santo resolvesse tambem da mesma forma processar a Universal por crime contra crenças, esta ja estaria armando templos em lonas de circo e nao em imperiosos templos.
    Sem esquecer ainda dos possiveis processos que cada homosexual e todos aqueles depedrados pela Universal e religioes afins lhes poderiam impetrar. E no congresso, seus bispos entravam projetos que repudiam o direito de igualdade de cada um assegurado pela carta das naçoes unidas. Favorecem assim, o direito de desrespeito que pregam e consegquentemente o direito de matar pela renegaçao dos direitos de justiça.
    Lamentavel um Paulo H. Amorim apresentar tamanha obscenidade na TV. Nunca pude crer que em pleno sec. XXl tal descarada manipulação religiosa pudesse vir em rede nacional.
    Nao acendo mais a Record.
    Que os juizes tenham bom senso e desfaçam esta obscenidade rapidamente.
    Evitemos uma guerra futura que em lugar das armas, sera feita de biblias em punho. Biblias em maos de “cordeiros”…

  20. Paulo

    A IURD é certamente a instituição mais investigada do Brasil e até hoje não provaram nada e não encontraram nada de ilícito em suas atividades.

    Um jornal deve averiguar todas as informações antes de sair publicando qualquer asneira e rotulando aqueles que optam por outra religião que não a Romana de participantes de seita ou pobres iludidos.

    Veja o que a Globo fez com a Escola de Base, onde acusaram os donos de pedófilos e acabaram com a vida deles que trabalhavam honestamente.

    Você pode falar o que quiser, só tem compromisso com o seu umbigo mesmo.

    Só eu sei como era a minha vida e o que Cristo fez por mim.

    Se você me considera um tolo por frequentar a IURD, o problema é SEU !

  21. Paulo

    Roberto manda qualquer macumbeiro me processar pois os “espíritos de luz” que me acompanhavam saíram quando descobri que eram “demônios”.

    O interessante é que quando eu perdi esta “proteção”, parei de tomar passes e comecei a orar, meu vício de cocaína e outros males que me atingiam também me deixaram.

    Qual será o segredo ?

  22. Roberto

    Paulo:

    A questão não é a dos resultados benéficos da fé.
    Lembre-se ainda de que Jesus Cristo foi processado e nao foi ele quem processou alguem por calunia.

    Conheço muitos catolicos, espiritas, etc que passaram pelo mesmo “milagre” que te proporcionou o templo da Universal. Seres que num passe, numa oraçao curaram-se de seus males.
    Então, sua religiao nao é a unica a operar milagres.

    Lembrando ainda que milagres são de Deus e nao existe igreja no ceu e muito menos uma IURD. Nem mesmo no inferno haverao paraisos de Jersey porque provavelmente as aguas evaporam…

    O problema chave é o da presença da igreja na politica. O mundo ocidental sempre sofre pela insistencia da igreja em se desestabilizar o estado laico.

    O papa proibe o anticoncepcional e os bispos interferem em politicas de acordo com suas crenças preconceituosas.

    Por debaixo da burca, somos todos iguais, seres humanos em busca de respeito, a maioria manipulados pela cronica historia religiosa.

  23. Agster

    Em nota, Igreja Universal nega orquestrar ações contra imprensa
    Publicidade

    da Folha Online

    A Igreja Universal divulgou nota nesta terça-feira (19) na qual nega orquestrar as ações que vêm sendo movidas por fiéis e pastores contra jornais e jornalistas que escreveram reportagens investigativas sobre o patrimônio do bispo Edir Macedo e da própria igreja.

    “A Iurd já ingressou com suas ações judiciais e não tem qualquer interesse de orquestrar e incentivar processos individuais por parte de seus fiéis”, diz a nota.

    Os fiéis entraram com ações na Justiça contra os jornais “Extra”, “O Globo”, “A Tarde”, e contra a Folha. Nos processos movidos contra a Folha, eles se dizem ofendidos pelo teor de uma reportagem da jornalista Elvira Lobato, publicada em dezembro sobre o patrimônio da igreja.

    Na nota, a Universal afirma respeitar o direito à liberdade de imprensa, jornalistas e veículos de comunicação. “[…] Porém, não admite que reportagens sejam usadas para ofensas de outras garantias constitucionais como a dignidade da pessoa humana, o acesso à Justiça, à liberdade de crença e à inviolabilidade da honra”, diz a nota. “A imprensa deve atuar com responsabilidade e não pré-julgar, manipular ou condenar precipitadamente.”

    Leia abaixo a íntegra da nota:

    “A Igreja Universal do Reino de Deus, entidade religiosa há 30 anos no Brasil, com mais de 5 milhões de fiéis e presente em 170 países, vem a público esclarecer que:

    1. Fiéis de várias partes do país estão procurando a Iurd para manifestar seu repúdio em relação às notícias classificadas como lamentáveis, publicadas por veículos de comunicação, especialmente no que se refere à origem e destinação de seus dízimos;

    2. O dízimo é um aspecto da liberdade de crença consagrada pela Constituição Federal;

    3. A Iurd já ingressou com suas ações judiciais e não tem qualquer interesse de orquestrar e incentivar processos individuais por parte de seus fiéis;

    4. A Iurd respeita a liberdade de Imprensa, os jornalistas e suas entidades representativas, porém, não admite que reportagens sejam usadas para ofensas de outras garantias constitucionais como a dignidade da pessoa humana, o acesso à Justiça, à liberdade de crença e à inviolabilidade da honra;

    5. A Imprensa deve atuar com responsabilidade e não pré-julgar, manipular ou condenar precipitadamente;

    6. A Iurd não está à margem da sociedade. É uma entidade regularmente constituída, conforme a legislação brasileira, que deve ser respeitada como todas as outras denominações religiosas no estado democrático de direito. É inaceitável, que no uso de suas prerrogativas, a mídia utilize denominações ofensivas e preconceituosas como seita, bando e facção em referência à Iurd;

    7. A Iurd apóia a posição de todas as entidades de classe quando está em questão a Democracia. A Imprensa, com responsabilidade, pode noticiar e os fiéis, da mesma forma, podem acessar a Justiça;

    8. Cabe ao Judiciário, com a imparcialidade e independência que lhe são inerentes, a palavra final.

    São Paulo, 19 de fevereiro de 2008.

  24. bira

    A questão é que já virou uma guerra santa. Guerra por ibope. Volto a frisar, não sou evangélico, nem pretendo ser. O fato é que existem pessoas que criticam determinados grupos por questões políticas. Se discriminam gays, negros, evangélicos. A questão toda é: Se Edir Macedo fez tudo isso, que provem e que o prendam. Já disse que não sou fã dele, mas só vejo que ele fez isso, fez aquilo e só fica nas palavras. Como se sentiriam os negros se os jornalista referirem a eles como uma seita. Tenho uma visão muito feita de seita. Pra mim é algo como ser maçom…sei lá. Espero que isto tudo sirva para também um grupo de evangélico que gosta de discriminar certos aspectos religiosos dos outros. Temos que respeitar o próximo. Ninguém aqui quer censurar, eu acho que o que falta é a imprensa deixar de perseguição e apenas noticiar o que é fato, não o que é hipotese

  25. Marcos Duque

    Bem, só um idiota para achar que a Record ultrapassará a Rede Globo. Há anos que nem mesmo a maior emissora do país consegue dar um salto criativo – especificamente após um nempotismo imbecil ter destronado o homem responsável por todo um padrão televisivo, Boni. Não vai ser TORRANDO escandalosamente o dinheiro dos MENOS favorecidos que a Record vai conseguir atingir o padrão que a Globo atingiu. Programas CHATOS cujas matérias SEM GRAÇA duram 30 minutos para lá infectam essa redezinha. A direção, os argumentos, a estória das novelas perdem, E MUITO, para o padrão de CHAPOLIN. Um LIXO. E o Domingo NADA Espetacular? Uma porcaria que é apenas o primo pobre, muit pobre, paupérrimo do Fantástico. Paulo Henrique deu uma de Pedro Bial. Jornalistas de conceito que se deixaram manchar por porcarias. E só num páis como o nosso para o dono de uma “igreja” ter a cara de pau de:
    contratar atores pornôs com dinheiro de dízimos, atolar 300 MILHÕES e reais por ano na sua própria empresa num programa de puro candomblé. Pena que não dê para escrever mais. Acredito em liberdade de religião: tem de se livrar dela!

  26. R

    Não consigo enxergar nenhuma ofensa na matéria dos jornais em relação à IURD… são só fatos, fatos e mais fatos. Esses caras pastores e fiéis que estão processando tais jornalistas deveriam tomar vergonha na cara. Os pastores por estar tentando esconder a verdades e os fiéis por serem tontos.

  27. Sobre o caso Isabela, é claro que os peritos estão trabalhando corretamente e o promotor é uma pessoa sábia e fará tudo no momento certo.
    É possível ouvir oque aconteceu, pois eu me lembro quando estava no quarto e hospital com minha filha de 2 anos de idade, internada no 6º andar do hospital Regional de Taubaté, no ano de 1994, as 22:00 h de um dos dias que estavamos lá, eu ouvi nitidamente quando uma moça falou: “O meu pai não”. Levei um susto, pois parecia estar tão perto, mas quando olhei pela janela percebi que o pai dela havia morrido, e ela chorava nos ombros de um amigo. (Para Brito Jr)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s