Audiência de ‘Caminhos do Coração’ é maior entre os mais pobres

A força de ‘Caminhos do Coração’, novela da Record, está nas classes C, D e E. Segundo o Ibope, 79% da audiência do folhetim vêm desse grupo. Já as clases A e B são responsáveis por apenas 21% da audiência da novela.

Só para comparar, apesar da diferença de horário de exibição, os telespectadores de Duas Caras, da Globo, têm um perfil diferente: 35% deles vêm das classes A e B, um número 67% maior dos da Record no mesmo grupo.

E mais: Nas classes C, D e E, a audiência de Duas Caras é de 65%, um número 21% menor do que o apresentado por Caminhos do Coração. Analisando a classe C à parte, Caminhos tem 53% e Duas Caras, 51%.

Finalmente: Se as classes D e E são isoladas, Caminhos tem 26% de audiência e Duas Caras, só 14%. Os números mostram que a trama trash agrada mais aos que têm menor poder de compra.

O Globo

Anúncios

21 Comentários

Arquivado em Audiência, Audiência e TV, Geral, Ibope, Notícias, Opinião, Televisão

21 Respostas para “Audiência de ‘Caminhos do Coração’ é maior entre os mais pobres

  1. eu já tinha falado isso, mas me chamaram de preconceituioso, blá blá blá…

    também uma novela tão tosca qualquer um se ilude pelos efeitos.

  2. Caminhos do Coração não ilude ninguém .

  3. MARCELO

    A Record ainda acha que vai bater a Globo? até mesmo o SBT que mais obteve chances não conseguiu, a Classe “D” era muito SBT mas o Departamento Comercial não estava conseguindo vender, por isso mudanças e perda de audiência, e mais vendas. Já a Record fatura por outros meios aí fica mais fácil, mas se o SBT quiser brigar de igual para igual é só voltar com o Ratinho e seu D.N.A e todo aquele circo que eu quero ver Mutante aguentar o Rato!

  4. ilude sim. só pq tem um bando de mutantes bocós e meia dúzia de efeitos que lá vão os trouxas assitirem, achando que é filme de hollywood.

  5. frank

    preconceito e ignorancia,quando tentao fazer algo diferente da chatisse q domina as novelas vem este ibope q nao acerte nem em eleiçao querendo tirar credibilidade dos programas,agora ouça pobre acorda 6 horas da manha e dorme no maximo as 10 horas pois tem q pegar no pezado engraçado pensar q eles ficao ate 11 e meia da noite assistindo novela,e uma novela inovadora seu texto nao e aquelas coisas mas ja e um começo principalmete para o publico masculino,agora quando a globo faz vamp beijo do vampiro e otra e cult e ninguem fala q pobre assiste e pq essa separaçao,outra coisa a criançada adora caminhos do coraçao ja vi criança na rua brincado de metamorfo e vlado e algo novo na tv brasileira em ves de detonar pessoas podiao apoiar.

  6. quem tem o mínimo de raciocínio sabe que essa novela é uma apelação pura.

    fiquei sabendo que esse troço vai ter dinossauro e sapo gigante. vcs estão brincando com a minha cara.

  7. Toninha

    Eu sou de bom nível intelectual por isso não gostei de Caminhos do coração! Tá explicado porque o povão largou o SBT hahaha…

  8. gabriel

    rico ou pobre, essa novela é uma porcaria.

  9. frank

    pq ninguem critica quando os estados unidos fazem e sempre fazem produçoes fantasticas,gosto e gosto p mim quem assiste novelas da globo e gosta de duas caras tem nivel intelectual de ameba,toda ves que a globo perde para algum programa de outra emissora ou sente ameaçada sai estas pesquisas foi o mesmo com o ratinho,e sempre vai se assim,ja teve saramandaia na globo com lobisomens mulheres q explodiao homem q saia formiga do naris mulher gorda q explodia e ninguem criticou,eu assisto lost heroes smallvile,e gosto caminhos do coraçao eu vejo como um primeiro passo para um futuro melhor na tv,chega da mesma estoria que so muda os atores dna trocado mulher q trai o marido e vice verça filhos q nao sabem quem e o pae e so fica sabendo no fim da novela faz 50 anos q o brasil se submete a isto,ja q e para comparar nivel intelectual de espectadores,olha os eua dum nivel de primeiro mundo aonde o povo e mais educado a nivel intelectual terra do cinema,eles nao veem novelas em sua maioria eles chegao em casa depois do trabalho e vao assistir a comedias como friends two and a half man,e se divertem ja aqui o povo poe na globo e aquelas novelas so de vilanices e maldades por favor gente o pais tem q evoluir e caminhos do coraçao parece uma luz no fim do tonel,obs. as maiores bilheterias do mundo sao de filmes fantasticos e fantasiosos,como senhor dos aneis star wars jurassic park com seus dinossauros e etc so o primeiro lugar e ocupado por um romance cataastrofe que e titanic,sera q o mundo esta errado e o ibope certo?

  10. Robson Costa

    Também acho essa novela uma porcaria ! Mas comemoro quando ela tem audiência alta pra Globo tomar no… 😆

    Pro horário deveria ser novelas mais realistas, sem tanta apelação e querer imitar Hollywood, novelas que seguissem a linhagem de “Vidas Opostas”.

  11. Paulo

    Não precisa fazer conta : 79% C-D-E e 21% A-B.

    Qual a proporção destas classes no Brasil hoje ?

    Isto só mostra que todo mundo assiste a novela, na mesma proporção.

    Do jeito que vocês falam parece que somente pobres assistem a novela mas se esquecem que vivemos num país de maioria pobre.

  12. Tem muito SBTISTA tomando no 🙂 ao ver Caminhos do Coração com 20 de média .

  13. Caminhos do Coração é sucesso . Não interessa se tem bandido , gay assistindo .É sucesso .

  14. Joao Felix

    A fonte da materia nao é confiavel, porque leva o nome da emissora concorrente!

  15. Paulo

    Um jovem estudante é picado por uma aranha radioativa e passa a ter os mesmos “poderes”.
    Um cientista é contaminado com raios gamma e se transforma num monstro verde.
    Outro está num laboratório quando um raio explode os produtos e passa a ser super veloz.
    Uma equipe de astronautas volta com um homem de pedra, mulher invisivel, rapaz que pega fogo e um homem borracha.

    ..
    .
    Tudo isso foi, é e sempre será sucesso no mundo todo.

    Mas os nossos mutantes é que são toscos ????

    Legal para vocês são os super poderes do Chapolin Colorado.

    Vai lamber sabão turma do SoBra da Televisa !!!

  16. felipe pereira de souza

    vcs são um bando de envejosos, não querem admitir o sucesso da record, que é muito melhor que o sbt,

  17. bira

    ADOREI O SOBRA DA TELEVISA!!!! O QUE É VERDADE. PREFIRO VER UMA COPIA DA GLOBO A UMA COPIA DA TELEVISA!!!!SOBRA!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  18. gilson

    Pode ate ser bizarra a trama da Record mas não deixa de fazer o que faz tempo nenhuma outra emissora faz: originalidade (sobretudo a Globo). Se as classes A e B têm se prendido somente às novelas da Globo, é prova de que dinheiro nao significa necessariamente gosto refinado. e ja que as novelas sao sempre iguais porque não darmos espaços aos mutantes tambem. Ponto pra Record!

  19. esta novela não serve nem para classe A ou D, somente para os sequidores da universal que são obrigados a assistir a novela, sendo um bando de otários doando o seu pouco dinheiro para estes bispos que ficam preocupados com a tv globo, porque não ajudam os pobres e vez de querer a liderança, sendo que se conseguir vai fazer o mesmo monopólio, deveria pedir perdão a Deus pelos seus pecados.

  20. Junior

    Ridículo comentário
    E cade a fonte, data da divulgação e tal
    Qualquer pessoa que tem bom senso vai discordar de absurda colocação
    Primeiro: A maioria da população brasileira é pobre, então como que a globo da 48 pontos na novela, se quem mais assiste são os de classe alta, minoria da população?
    Segundo: A população mais pobre, ou seja da classe C, D, e E, tem menos acesso a estudo, logo, tende a ser mais influenciadas, assim não preocupam em mudar de canal, pois ja estão acostumados a globo, não sabem discernir entre o que presta e não.
    Terceiro: Como disse o amigo aí, a população dessas classe acordam super cedo, então 22h, já estão durmindo a muito tempo, antes mesmo do início da novela.
    Eu tenho curso superior, sou professor, e estou cursando o mestrado, e adoro a novela. Discordo veementemente de quem postou isso aí. Não tem nada de verdade. Quem dera se a população mais pobre, estivesse tão inteligente ssim, trocando a globo pela record, estaríamos em um país com pessoa mais criticas, afinal, pra ve Caminhos do Coração é necessário senso crítico, pois é uma ficção. E mais, quando na novela Metamorphoses, em 2004, realizou-se uma cirurgia de transplante de rosto, todos zombaram e criticara, negativamente a novela, no anoi de 2006, dois anos depois, foi realizado o primeiro transplante de rosto no mundo. Não preciso de dizer mais nada.

  21. jonathas

    acho o comentário preconceituoso, sou estudante de administração de empresas e assisto e curto muito a novela, aliás quem escreveu a novela está de parabéns, pois a cada capítulo que eu assisto, dá curiosidade de assisti o próximo, aliás a tecnologia de ponta, os efeitos especiais lembram um verdadeiro filme americano e não esqueçam que a maioria pobre desse país são que consomem produtos mais populares e a record pode faturar muito fazendo propaganda de empresas da área alimentícia, bebidas, refrigerantes e etc, portanto quem menospreza o poder de compra das classes mais baixas qunado unidas não etende nada de negócios e digo isso porque estudo curso da área de negócios e sei o que estou falando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s