Polícia Federal acusa Edir Macedo de cometer crimes de falsidade ideológica

Yahoo:

No domingo (17/02), O Globo noticiou que o bispo Edir Macedo, chefe da Igreja Universal do Reino de Deus e dono da TV Record, foi indicado por falsidade ideológica pela Polícia Federal. Reportagem da revista Época desta semana informa que, segundo inquérito conduzido pela PF da Itajaí (SC), Macedo teria cometido os crimes ao transferir a propriedade de uma retransmissora da Record, a TV Vale do Itajaí.

Revista Época:

  • O bispo se complica

A Polícia Federal acusa Edir Macedo, líder da Igreja Universal, de cometer crimes de falsidade ideológica e de fraudar documento para negociar emissoras de TV.

O bispo Edir Macedo, fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, foi indiciado na semana passada pelos crimes de falsidade ideológica e uso de documentos falsos. De acordo com o inquérito produzido pela delegacia da Polícia Federal de Itajaí, em Santa Catarina, Edir Macedo teria cometido esses crimes ao transferir a propriedade de uma retransmissora da Rede Record, a TV Vale do Itajaí.

O inquérito da PF acaba de chegar à mesa do procurador Marcelo Mota, do Ministério Público Federal de Santa Catarina. Agora, Mota deve analisar o trabalho da polícia e decidir se denuncia ou não o bispo Macedo. Caso seja denunciado, Macedo se tornará réu e deverá ir a julgamento. A pena para os crimes de falsidade ideológica e de uso de documento falso pode chegar a cinco anos de prisão.

Fundada por Edir Macedo em 1977, a Igreja Universal do Reino de Deus tem 8 milhões de fiéis no Brasil. Com 4.700 templos em 172 países, ela é mais globalizada que a rede de lanchonetes McDonald’s, presente em 118 países. A legislação brasileira não permite que igrejas sejam donas de empresas de radiodifusão. Mesmo assim, Macedo controla a Rede Record. Em seu nome e no de pastores da Universal estão 23 emissoras de TV e 40 de rádio. O processo em Itajaí pode ser uma pista de como ele expandiu os negócios da igreja e como mantém a fidelidade dos bispos e pastores, sócios das emissoras do grupo.

O relatório final da PF sobre o caso de Itajaí levanta uma dúvida: o que os agentes dizem ter descoberto é um fato isolado ou uma prática usual do bispo Macedo para comandar empresas de radiodifusão? Pelo roteiro descrito no relatório da PF, é impossível chegar a uma conclusão. Mas os fatos parecem comprometer o bispo.

  • Segundo a PF, Edir Macedo teria fraudado um documento para transferir uma emissora de TV para um bispo
  • O relatório da Polícia Federal (abaixo/clique para ampliar) formaliza o indiciamento criminal de Macedo:

relatorio.png

  • Leia a matéria completa, aqui.

 

Anúncios

46 Comentários

Arquivado em Geral, Notícias, Opinião, Televisão

46 Respostas para “Polícia Federal acusa Edir Macedo de cometer crimes de falsidade ideológica

  1. Paulo

    Peraí

    o Globo

    entendi….

  2. Na época em que a Record era a quarta colocada , ninguém falava nada .Nem dela , muito menos dos pastores.

  3. Quando a Record assumiy a terceira posição , aí começou a falação . Que a Record não prestava porque usava o dinheiro dos fiéis da IURD e um bla blá blá sem fim …..

  4. Agora que está na segunda posição , já querem prender o Edir Macedo . Fizeram isso uma vez em 1992 e o cara foi inocentado por falta de provas .

  5. Quando a Record estiver na liderança(não vai demorar a acontecer) , vão mandar matar ele .

  6. Tudo isso só prova uma coisa . Quando se muda a ordem estabelecida , se gera raiva , ódio . Quando a Record era quarta colocada , niunguém falava nela . Ao assumir a terceira posição , já começou a chiação . Agora, que é a segunda mais vista no país , querem prender o Edir . Imagina quando a Record estiver no primeiro lugar …

  7. Fred , inventa outra desculpa porque essa não colou …

  8. Imagina quando a Record estiver no primeiro lugar …

    é. no ano de 2558.

  9. Silvio Santos não soube manter o segundo lugar .Isso sim .

  10. no ano de 3820 a record passa a globo.

  11. E no ano 3998 o SBT será líder de audiência em todo o Brasil .

  12. deburty

    Gemilson esto com vc, Na época em que a Record era a quarta colocada , ninguém falava nada. agora que a record e a segunda emcomoda do mundo.
    esse Efred nao sabe o que fala ….. deveria fica. calado

  13. Paulo

    Tinha uma novela A usurpadora

  14. PELO DOCUMENTO ACIMA CITADO O QUE ESTA SUBLINHADO! EM AMARELO, A NOTICIA PARECE SER REAL, ENTÃO NAO VEJO PQ UNS E OUOTROS COMENTAM ” gLOBO …ENTENDI” ATÉ ONDE EU SEI ELES TEM PROVAS QUE FORAM MOSTRADAS ENTAUM ACEITE CALADO E DEIXE DESENROLAR O CASO OK!

  15. paulo

    Como sempre falo:

    Texto fora do contexto vira pretexto.

    A PF tem que investigar tudo, mas é estranho só aparecer esta parte, cadê o texto inteiro ?

    Cadê o texto inteiro ?

    Eu não posso emitir conclusão baseado num pedaço de papel xerocado.

    Como o jornal em questão pode ?

  16. lucianolm

    Aloou, que ta investigando é a P.F.
    quando a record era quinta colocada, a policia federal ja tava de olho nele (macedo + igreja).
    1)globo
    2)sbt
    3)manchete (esqueceram???)
    4)band
    em 96 ja ia pro ar varios escandalos ja envolvendo o “bispo”
    A record nao tem culpa da emissora ser dele!!!
    a conferir You Tube

  17. Agster

    D e quem é REVISTA ÉPOCA mesmo?
    Globo?
    Algo me diz que eles estão com medo….
    Go go Record…vamos cutucar até cair…

    Isso ae como sempre não vai dar em nada, pois
    como tudo que a globo fala da record, ou é EDITADO
    ou é Manipulado…

  18. o usurpador do edir macedo
    ta encrecado esse é o suspeito crescimento da record canal 7

  19. Acordem para a realidade . A Record e a IURD estão sendo perseguidas por conta dos seus respectivos crescimentos .

  20. Quando a Record era a quarta colocada e a Igreja Católica tinha o dobro de fiéis do que tem hoje , nada era falado sobre as duas . Mas quando a Record chegou ao segundo lugar e a Igreja Católica perdeu metade dos seus fiéis para boa parte para a IURD , começou a perseguição . Simples de entender . Quando se muda a ordem estabelecida , se gera raiva , ódio.

  21. Em 1992, Edir Macedo foi perso sob acusação de charlatanismo e curandeirismo . Nada foi provado . Da mesma forma , vai acontecer agora . As provas contra ele são ridículas . Não servem nem para arquivar . As denúncias foram feitas pelo Jornal O Globo . De quem é esse jornal ?? Não foi á toa que Hugo Chaves veio aqui e criticou o períodico carioca .

  22. Paulo

    O Paulo Henrique Amorin chama esta imprensa de PIG.
    Partido da Imprensa Golpista.

  23. golpista chama edir macedo bezerra

  24. midiatv

    Família Marinho pode perder controle acionário da TV Globo-SP

    Por Marina Dias/Redação Portal IMPRENSA

    A legalidade da compra da TV Globo de São Paulo pelo empresário Roberto Marinho está sendo questionada pela família Ortiz Monteiro, que protesta contra a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro em julgar prescrita a ação pela qual a família pretende retomar o controle acionário da emissora.

    Isso porque existem acusações de que a transferência da TV Globo para Marinho teria sido realizada por meio de documentos considerados enganosos pela família Ortiz, antiga controladora da então Rádio e Televisão Paulista S/A, atual TV Globo de São Paulo. Além disso, a defesa dos Ortiz afirma que a transferência foi obtida por US$ 35, conforme constaria de recibo.

    “A transferência ocorreu com irregularidades, mediantes diversos documentos (…) mal redigidos e com imprecisões, sem qualquer registro nos órgãos competentes, sem firmas dos signatários reconhecidas, bem como um dos cedentes já seria falecido à época”, declarou o Luiz Nogueira, advogado da família Ortiz.

    Nas procurações, datadas de 1953 e 1964, estariam anotados ainda os números de CPF dos representantes de Roberto Marinho, com endereços falsos. Para a defesa, isso seria indicação da ilegalidade, já que o cadastro de controle da Receita Federal, conhecido como CIC ou CPF só foi instituído na década de 70.

    No entanto, em primeira instância, foi aceita a tese de prescrição pela Justiça. Insatisfeita, a família Ortiz apelou, mas o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve a decisão. A defesa interpôs, ainda, embargos declaratórios, que foram rejeitados.

    Mesmo assim, a defesa conseguiu um recurso para o Supremo Tribunal de Justiça, que será examinado pela Quarta do STJ. Com isso, a defesa pretende modificar a decisão que declarou a prescrição para que sejam examinadas as alegações de ilegalidade na transferência do controle da emissora para Roberto Marinho.

    Segundo informações do processo, a antecessora da TV Globo Ltda. foi fundada por Oswaldo Junqueira Ortiz Monteiro, Hernani Junqueira Ortiz Monteiro, Manoel Vicente da Costa e Manoel Bento da Costa, titulares de 52% do capital social da empresa entre os anos de 1952 e 1977. Essa participação seria representada por 15.099 ações ordinárias e preferenciais, sendo o restante, 14.285, distribuídas entre outros 650 acionistas.

    A primeira transferência teria ocorrido em 5 de dezembro de 1964. Na segunda, em 23 de julho de 1975, um contrato de transferência para o mesmo comprador pretendia sanar eventuais irregularidades presentes no negócio anterior.

    Nos autos da ação, que soma cerca de 5 mil páginas e agora tramita no STJ como recurso especial, a própria família Marinho destaca que nada comprou da família Ortiz Monteiro (confirmando a pertinência do processo visando à inexistência desse ato jurídico), já que Roberto Marinho teria adquirido a Rádio Televisão Paulista S/A, em 9 de novembro de 1964, de Victor Costa Júnior, que, de acordo com documentos do Ministério das Comunicações, nunca foi acionista da emissora.

    No entender de especialistas em legislação de telecomunicações, a comprovação da transferência ilegal do controle acionário – no caso, configurando juridicamente um ato nulo na origem – põe em risco até mesmo a homologação do pedido de renovação da concessão em favor dos atuais concessionários e que vem sendo examinado pela administração federal.

    Procurada pelo Portal IMPRENSA, a assessoria da Rede Globo afirmou que irá aguardar a decisão do STJ para tomar qualquer tipo de atitude.

    FONTE:
    >http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2008/02/20/imprensa17294.shtml

  25. midiatv

    Sr moderador…não acha que este meu comentario merece um post não….
    ja que vai meter o pau na record, vamo mostra os
    podres da globo tb né…ou vai abafa?

    flwss

  26. Pois é . Estão falando do Edir Macedo , mas se esquecem da ilegalidade na transferência das ações da TV Globo-SP .

  27. lucianolm

    Nunca li tanta bestialidade..pessoas racionais?!?!?!torcendo pra canais de tv…o povo deve ter batido a cabeça,
    nao e possivel…
    a record que e de uma igreja,
    tem o mesmo tipo de programação da globo que é uma EMISORA SECULAR, repito secular, e que a igreja tanto condena pela degradação moral da familia brasileira (condena com razão), no entato FAZ A MESMA coisa com A MESMA programação que a emissora dos marinhos…
    De fato,
    “nem todo que me diz SENHOR, SENHOR entrará no reino do CÉU…”
    (Mt 7,21a)
    devemos ser de JESUS, e não “torcer” para Empresas porque “céus e terras passarao”…
    O EVANGELHO é simples assim….
    quem ainda não apredeu isso ta na hora!!!!!!!!!
    Um abraço, que a paz do SANTO dos SANTOS estejam com todos!!!

    ps: ah, e não vamos discutir por causa dessas coisas que um dia hão de passar ,NÉ?!?!?!

  28. Paulo

    A Record é uma emissora comercial como qualquer outra, a única diferença é a programação da madrugada.

    Se quiser assitir uma emissora realmente evangélica assista a RIT.

  29. se o programa da madrugada da record é bom por que
    a emissora não coloca o logotipo na tela
    ta escondendo

  30. Paulo

    O programa da madrugfada é da IURD e não da Record.
    A mesma coisa passa na Gazeta e outras.

  31. Enquanto esses fatos abaixo continaurem ocorrendo , a Polícia Federal vai querer continuar investigando a Record . A Record mexeu com estruturas que forma erguidas há mais de 3 decádas . Por isso que alguns setores da imprensa vão continuar atacando a Record

    O ‘Fala Brasil’ apresentado por Carla Cecato e Marcos Hummel, conquistou novamente a liderança isolada no ranking de audiências. O jornalístico registrou 8 pontos de média, a Rede Globo marcou 7 pontos e ficou em 2º lugar.

    O ‘São Paulo no Ar’ apresentado por Luciano Faccioli, registrou excelentes números no ranking de audiências e conquistou, durante 6 minutos, o primeiro lugar. No horário em que foi ao ar, o jornalístico registrou 6 pontos de média.

    O ‘Balanço Geral’ apresentado por Geraldo Luis exibido na tarde desta quarta-feira, dia 20/02, mais uma vez conquistou o primeiro lugar no ranking de audiências. O programa permaneceu na liderança durante 37 minutos. A atração marcou 10 pontos de média.

    Na noite desta quarta (20/02) o filme ‘MeninaMá.Com’ exibido na ‘Super Tela’, ficou com 11 pontos de média, 21 de pico e 27% de share. Durante 13 minutos ficou no primeiro lugar da audiência. Na mesma faixa de exibição, a Globo registrou 14 pontos e o SBT apenas 05 pontos de média.

    A novela ‘Caminhos do Coração’ exibida na noite de ontem (20/02) obteve ótima audiência permanecendo 22 minutos em primeiro lugar e garantiu o segundo lugar isolado no ranking das audiências.

  32. lucianolm

    vc tem toda razão paulo!!!
    ela é uma emissora comercial, por isso não pode puxar a brasa para a religião que mais lhe convem, no caso, a deles mesmo. Isso simplesmente fere as bases de concessão das emissoras. e ainda que não ferisse,
    fere a ética que todo cidadão de bem deve defender, que é o de andar na lei!!!! Mas não nos preocupemos, pois nada via acontecer, estamos debaixo de um governo corrupto que fecha os olhos para isso e pra coisas piores que essa, pois ele (governo) tbm é Imoral.
    Apesar disso tudo, a record tem programas interessantes, assim como as outra emissoras!!!
    Mas a emissora que mais gosto é…MEU CONTROLE REMOTO!

  33. Paulo

    Presta atenção, este governo “CORRUPTO” deixou o Brasil de devedor para Credor.
    Vai se informar.

  34. R

    Não é possível afirmar q a record tem uma programação de baixa qualidade, mas com dinheiro isso se torna fácil… dinheiro sujo…

  35. lucianolm

    Naõ sei pq se ofender caro paulo. trabalho com informação 15 horas por dia e sei muito bem que no governo lula ouve avanços em algumas áreas.
    Seria INJUSTIÇA (é disso que estou falando, ser JUSTO, ou quer que desenhe tbm????????) dizer o contrario.
    Porem um desses avanços, uauuu, foi na área da corrupção
    e JUSTIÇA seja feita, prefiro um governo incompetente À ladrão. ètica e honestidade estão acima de qualquer outro merito. Assim posso olhar na cara de meus pais que dessa forma me educaram, e olhar na cara de meu Filho e poder dizer Que qdo erro assumo os erros e não finjo que não sei de nada.
    Afinal, qual era o assunto mesmo??????????????????????
    ah sim, Record e suas gatunagens não???

  36. kirya

    ACORDA POVO a globo é uma instituição fracassada… a passagem para 2, 3, 4… lugar é só uma questão de tempo. Presta atenção para onde estão indo os grandes nomes do jornalismo, da dramaturgia (atores e autores) etc… para as outras emissoras, sobretudo a RECORD, que vem se superando no quesito telejornalismo e novelas. Não sou defensora da record nem de emissora nenhuma, mas pra mim está claro q a Globoiola já era… kkkkkkkkkkkk

    Ah, e de quem é o jornal O Globo e a revista Época mesmo heinnnnnn???? Ah lembrei da Globoiola… tadinha…

  37. lucianolm

    isso pq ela não é defensora de “nenhuma”,
    to aqui só imaginando se fosse…

  38. ENOCH

    Os protestantes – que no Brasil se chamam “evangelico”, não sei porque, pois todos são crias do mesmo herege, que é o fanatico Lutero, que morreu bebado e lamentando ter deixado a Igreja fundada por Cristo, para criar uma que levava á perdição eterna – pregam que a Rede Globo estar chegando ao fim. Acho que esse povo andou usando demais a internet e agora, vive em um undo viratual, fora da realizade. A Rede Globo não só é a maior e mais bem equipada rede do país, como tem tantos atores e jornalistas de sobra, que até dispensa varios deles, para que as redes menores e sem quase audiencia, possam pegar para elas. É uma pena ver novelas feitas na Record, com aqueles cenarios pobres, que logo se ver que é um cenario, ao contrario da Globo, que tem cenarios ricos, que nos leva a pensar que estamos vivendo a realidade e não, o drama de uma novela ou seriado. A Record, usa muito palavrões e homens vestidos de mulher, para ver se ganha a adesão dos gays, mas por trás e em suas publicações, falam coisas terriveis contra os gays. Sei que é errado ser gay…mas, devemos amar o pecador e odiar o pecado. O que aconteceu com o pastor da universal, que matou queimado um garoto na “fogueira santa”? A universal estar sendo mandada embora da África e Europa, por praticar satanismo em suas igrejas por lá. Será que a fogueira santa não seria a fogueira das bruxas, onde se sacrificam seres humanos para o demonio? A Record tem raiva, por ser uma rede de quinta categoria…e não falo isso por raiva ou coisa assim…se fosse boa, eu diria que era e pronto. Mas, eu não posso mentir…gosto de TV de boa qualidade. Não estou defendendo a Globo como um todo. Ela tem os seus erros, os programas que eu detesto, mas, que é a maior e a melhor do Brasil, isso ela é. Edir Marcedo, chamar a Globo de católica é realmente assinar o atestado de burro….catoloca é a Rede Vida de Televisão, Rede Canção Nova, TevÊ Seculo 21, Teve Aparecida e tantas outras menos conhecida. A Record tem um jornalismo que não conta toda a verdade. Vários pastores foram acaçados e presos em quase todo o Brasil, por abuso de crianças, tem até o pastor que queimava os seios da menina, para tirar dela o demonio, e depois, fazia sexo com ela e com as amiguinhas delas. O diabo realmente estava no corpo…mas, do pastor! Mas, não esspere sentado no sofá, para ver tais noticias na Record, pois eles não podem apontar o dedo para os irmãos, ou acabarão sujando ainda mais o dedo, se tocar nesses irmãozinhos, pastores pedofilos. Bem…a Globo nunca vai ser a Recorde, pois é perfeita em quase tudo. E a Record nunca vai ser a Globo, pois é pessima em quase tudo. No que ela não é pessima, ela é ruim

  39. Aleph

    A verdade é uma só,aquele que em nome da fé ranca a pele de suas ovelhas e as condenão morrer de frio afim de obter lucro,no minimo é um desesperado por dinheiro,é que não gosta de trabalhar…

  40. ivan

    vejam esse video do macedo ensinando a roubar…

    isso nem precisa descutir né…

  41. anônimous

    Aew bando de otários! vão lá adular o traseiro do pastor pilantra…aproveitem e deixem uma boa grana na caixinha dele. Vão lá! Patrocinem o crime organizado seus otários.

  42. Rodrigo

    Ahahah que comédia…..
    O cara desde que começou no ramo de igreja que sempre está correndo da polícia, fisco, estelionato, fraude, etc….
    e tem gente que vem defender, dizer que o bispo é inocente, pobre coitado…
    Se ele prega tanto a biblia e os ensinamentos de Jesus..por que não vende as mansões dele nos eua, os iates, as fazendas tudo e vive como Jesus ???
    É como se você (quem acredita) confiasse mais no bispo que no próprio Jesus.
    MAS…tudo bem…pegue seu salario minimo e colabore mesmo com as obras do bispo…ele deve estar precisando pro novo apartamento dele em Nova Yorque.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s