Novo ‘Aqui Agora’ espera manter os 5 pontos de média na estréia, diz diretor

Responsável por implementar o ‘Aqui Agora’ em 1991 e diretor da nova versão, Albino Castro nega que o programa partirá para o mundo cão.

“Isso não dá nem resultado de audiência. Vamos explorar histórias humanas, aventuras, e não a miséria. Isso é um erro”, afirma ele, que dirigiu o jornalismo do SBT até 1998, quando o ‘Aqui Agora’ já estava fora do ar, e passou por outras emissoras, como Cultura e Gazeta.

  • Sua meta “é chegar a 20 pontos de audiência” a longo prazo. Na estréia, espera manter os quatro, cinco pontos atuais. Em um ano (se Silvio Santos não tirar o programa do ar até lá), pretende ter passado de dez.

Em sua opinião, o telejornal “foi inovador para o bem e para o mal”. “Cometemos erros, exageros, achávamos que o sensacionalismo daria audiência. Mas acertamos ao encontrar uma linguagem popular na TV, que está hoje no ‘Fantástico’, em todos os lugares’.”

Castro concorda que o “Aqui Agora” gerou “uma ideologia do policialesco”, mas afirma que muitos dos erros, inclusive a famosa transmissão de um suicídio, foi conseqüência de uma postura “progressista”, na qual “era proibido proibir”.

No novo “Aqui Agora”, diz Castro, mantém-se “o conceito de ter vários curtas-metragens em um programa”. Ele admite que a câmera poderá chacoalhar –marca da primeira versão– “sempre que for preciso”.

Abaixo dele na hierarquia do programa estará o editor-chefe Dácio Nitrini, que dirigiu os telejornais de Boris Casoy no SBT, na Record e TVJB.

A equipe traz veteranos do programa, como a apresentadora Christina Rocha, o deputado Celso Russomanno (PP-SP), a repórter Magdalena Bonfiglioli e o homem do tempo Feliz, do bordão “Piriri, pororó”.

Uma das novidade é um quadro semanal com universitários, que ficarão sentados no estúdio discutindo “temas jovens”. Será comandado por Luiz Bacci, um dos novos apresentadores. Além dele e de Christina Rocha, estarão na bancada do “Aqui Agora” Joyce Ribeiro e Herberth de Souza.

A nova equipe tem cerca de 40 profissionais, com 14 repórteres. Apesar de a notícia da volta do “Aqui Agora” ter vazado já no ano passado, Castro conta ter sido contratado há cerca de um mês para começar a preparar o programa.

O “Aqui Agora”, conta o diretor, é inspirado no argentino “Nueve Diario”, a que Silvio Santos assistiu durante uma viagem a Buenos Aires.

  • Fim anunciado

A Record também sustenta não ter retomado o mundo cão dos policialescos. Douglas Tavolaro, diretor de jornalismo, não concordou em conceder entrevista para responder por que lançou o “Balanço Geral”, após ter dado a seguinte declaração à Folha, em 2004, sobre o “Cidade Alerta”: “Esse já era um fim anunciado. É uma fórmula que não funciona mais. As pessoas vivem com medo 24 horas por dia e não precisam ver só violência na TV, querem jornalismo de qualidade”.

Ricardo Frota, gerente de comunicação da Record, afirma, por e-mail, que “a fórmula seguida pelo ‘Balanço Geral’ é totalmente diferente da mencionada. O programa não é ‘policialesco’ ou violento, é de caráter jornalístico, voltado para a cobertura de curiosidades”.

E completa: “A pauta mais irreverente e próxima da área policial foi ‘O ladrão de geladeiras’. O caso sobre UFOs [objetos voadores não-identificados] de Riolândia, foi até reproduzido em jornalístico de emissora concorrente”.

Folha

Anúncios

17 Comentários

Arquivado em Audiência, Audiência e TV, Geral, Ibope, Notícias, Televisão

17 Respostas para “Novo ‘Aqui Agora’ espera manter os 5 pontos de média na estréia, diz diretor

  1. é de pouco a pouco a audiencia sobe mesmo
    se o silvio não tira do ar antes

  2. Existe um abismo separando Aqui Agora do Balanço Geral . O jornalístico da Record mostra matérias engraçadas , como a do Burro Zangado e curiosidades com a reportagem do caso dos ET´S no interior de SP . Eu não estava em Rio Branco quando as mesmas foram exibidas .Estava no interior do CE.Consegue ficar na liderança em alguns minutos por conta disso . O povão quer ver coisas engraçadas , curiosas como o ladrão de geladeiras . O “Aqui Agora” , se você um jornal impresso , você espremeria e sairia sangue. Esse formato já saturou . Tanto é que o Cidade Alerta foi extinto.O “Aqui Agora” vai começar ás 18h00 (Brasília). Nesse horário , as pessoas estão chegando em casa ápós uma árdua jornada de trabalho.Querem descansar , relaxar.Quer ver coisas engraçadas , como as pegadinhas. Não é á toa que o Programa da Tarde consegue seus picos nesse momento. Lamento , Pedro Paulo, Realista , Fred Spósito , Marcelo e o diabo a quatro, mas o “Aqui Agora” vai ter o mesmo destino do “SBT Manchetes”. Não vai durar 6 meses. Podem jogar pedras em mim que eu não estou nem aí …..

  3. vc acabou assumindo, gemilson, que a record apela a matérias absurads e apelativas pra ganhar audiência. isso é a escória da população. e depois fala que a recocó é voltada pras classes A e B. QUE ridículo.

  4. programa da tarde – picos no horário das seis? ele sofre pra ganhar ou empatar para as séries do sbt!!!!

  5. Em primeiro lugar , apelativas serão as matérias do “Aqui Agora” . O “Aqui Agora” vai mostrar matérias envolvendo assassinatos , crimes contra o consumidor . Resumindo …Vai ser uma delegacia de Polícia eletrônica.

  6. E , para finalizar , porque que você não assiste ao Balanço Geral no período de uma semana ?? Se você não tem tempo , manda alguém gravar. Quando você assistir , você vai ver que na pauta só tem reportagens com curiosidades , matérias irreverentes ……..
    Assista ao Balanço Geral antes de falar qualquer baboseira ……..

  7. gabriel

    pra começo eu axo q vai dar 5 pontos, mais depois o povo ira se acostumar, ai a audiencia levanta.

  8. aqui em MG, seu otário na record minas tem o balanço geral, apresentado pelo carlos viana. é bom.

    mas em sp só atinge a liderança quando apela pra coisas bizarras.

  9. Nossa! Pela primeira vez em todos os meus 56 (quase 57 que completarei em maio) , eu vejo o Pedro Paulo elogiar um programa da Record .

  10. Sua meta “é chegar a 20 pontos de audiência” a longo prazo. Na estréia, espera manter os quatro, cinco pontos atuais. Em um ano (se Silvio Santos não tirar o programa do ar até lá), pretende ter passado de dez.

    ——————————————————-

    como ele mesmo ressaltou (se Silvio Santos não tirar o programa do ar até lá),

    Eu acho que é um programa que pode dar certo e so dar tempo ao tempo deixar o povo se acostumar

  11. Realista

    Alguém acha que aquele BALANÇO GERAL possui um bom formato? Esse louco do Gemilson diz que é um programa engraçado, pois mostra matérias do burro zangado e de ladrão que faz não sei o que. Isso é mais uma prova de que esse cara não sabe analisar porcaria de nada. Ele é um doido, que só sabe criticar uma atração que ainda não estreou. O BALANÇO GERAL deveria ser um programa policial com vriedades, e não um caçador de et’s. Volto a falar: toda essa sua idade não adianta de absolutamente nada, pois uma criança de 1 ano possui melhor capacidade lógica do que vc. VAI QUE É TUA SBT!!!!!

  12. TE

    ESSAS COISA QUE DIZEM QUE PASSA NO BALANÇO GERAL, JÁ PASSAVA NO RATINHO. TEVE ATÉ CONCURSO PARA VER QUEM MONTAVA NUMA MULA ZANGADA, CACHORRO QUE CANTA EU JÁ VI HÁ MUITO TEMPO, SÓ NÃO ME LEMBRO ONDE, É TUDO CÓPIA DO QUE JÁ FOI FEITO EM OUTROS PROGRAMAS.

  13. anderson

    pelo que a midia está comentando do aqui agora, não será um programa policial do tipo “expreme e sai sangue” e sim um jornal completo com materias que abordarão desde economia até comportamento.
    bom, acho burrice comparar o aqui agora com o balanço geral.
    a começar pelo time de apresentadores do aqui agora que passa credibilidade no video, diferente do geraldo luiz que eu nem sei o que está fazendo na tv por que ele é um pessimo apresentador, muito ruim mesmo!!!
    acho que o geraldo luiz chega a ser pior que a luciana gimenez.
    ah, as materias do balanço geral eu nem vou comentar…chega a ser um caso a parte!!

  14. ESTOU ASSISTINDO E Ñ É MAIS UM POLIACIALECO NA PROGRAMAÇÃO.

    MISTURA DEBATE, POLICIAL E JORNALISMO. MUITO BOM.

  15. Pois é . SS tomou no %$#@ ao relançar o “Aqui Agora”
    Segundo o jornal Folha Online, o telejornal tão prometido do SBT registrou apenas 4,6 pontos de audiência e ficou atrás do seu clone ‘Brasil Urgente’ da ‘Band’ (com 4,9 pontos de audiência).

    O ‘Aqui Agora’ contou com o mesmo logotipo e vinheta e os apresentadores (em pé, ao contrário da versão anterior, em que ficavam atrás de uma bancada) estavam muito nervosos (também pudera, com o patrão exigindo dois dígitos no Ibope), chamaram reportagens em plano-seqüência, narradas ao vivo pelos repórteres, com imagens tremidas e foco ajustado a cada minuto pelo cinegrafista.

    O noticiário exibiu reportagens como os descendentes de japoneses que queriam virar ninjas e cachorro de pensão escapa do incêndio. Além de tomadas ao vivo de helicóptero sobre as Marginais Tietê e Pinheiros.

    Por fim, o jornalista Luis Bacci finalizou com a classificação: “um jornal completo que mostra na tv a vida como ela é”.

    Será que Silvio vai modificar o programa?

  16. SBT Manchetes , prepara uma pizza e vai comprar refrigerante . O Aqui Agora está indo ai para fazer companhia para você ………………………….
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  17. aqui agora deu 5 pontos empatado com o brasil uregente
    as series no sbt do mesmo horario dava vice liderança

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s