Ciranda de Pedra – Resumo da nova novela das 6

Para tentar resgatar um satisfatório ibope para o horário das seis, ausente desde ‘Alma Gêmea’, exibida em 2005, a Globo deixou de lado as cidades fictícias e interioranas das tramas anteriores.

Com a estréia de ‘Ciranda de Pedra’ no próximo dia 5, às 18 h, a emissora pretende retratar com fidelidade a efervescência da capital paulista em 1958, quando São Paulo já era considerada a décima maior metrópole do planeta.

Adaptado da obra homônima de Lygia Fagundes Telles, a história focaliza num triângulo amoroso entre o aristocrático Natércio, sua mulher Laura e o médico Daniel, vividos respectivamente por Daniel Dantas, Ana Paula Arósio e Marcello Antony.

Com ênfase nas famílias quatrocentonas paulistas e no ufanismo gerado por JK com o slogan “50 anos em 5”, a história homenageia movimentos como a carioca bossa nova e o cinema novo. “Esse projeto é um biscoito fino com melzinho”, valoriza Alcides Nogueira, autor da novela.

Toda a sofisticação da época é retratada em dois bairros da capital de São Paulo: o centro da cidade e a Vila Mariana, parcialmente reproduzidos numa espécie de cidade cenográfica, no Projac. No entanto, o Jardim Europa, bairro tradicional da sociedade paulistana, é o cenário de locações dos protagonistas Natércio e Laura.

De família poderosa e tradicional, Natércio é sócio de Cícero Cassini, de Osmar Prado, e se torna vilão pelo amor obsessivo que sente pela mulher, vítima de distúrbios emocionais. O médico de Laura, o neurologista Daniel, se apaixona pela paciente e a engravida.

Mas a menina, Virgínia, é criada como filha legítima de Natércio. Suas irmãs Bruna e Otávia, de Anna Sophia Folch e Ariela Massotti, respectivamente, sentem ciúmes da caçula, mas não desconfiam que a protegida de Laura é bastarda.

“Laura é exibida como um troféu para a sociedade paulista por ser bela e culta. Mas só consegue ser feliz quando vai morar com Daniel na Vila Mariana”, adianta Ana Paula Arósio.

Nesse bairro de classe média se desenrolam as ações mais engraçadas da história, repleta de ingredientes comuns ao horário. O núcleo cômico é centralizado em Elzinha, de Leandra Leal, uma alpinista social que imita os trejeitos e o visual de Marilyn Monroe para fisgar um marido rico.

Sua irmã Margarida, de Cléo Pires, é seu oposto: uma tímida e recatada professora primária que namora com Eduardo, de Bruno Gagliasso. “Elzinha se acha o último biscoito do pacote e tem uma filhinha pequena que é criada como sua irmã caçula”, diz Leandra.

Em meio às referências de estrelas do cinema da época e ao crescimento da alta costura, a cenografia de May Martins, a produção de arte de Ana Maria de Magalhães e o figurino de Gogóia Sampaio – mesma equipe que acabou de finalizar a minissérie ‘Queridos Amigos’ – investiu em detalhes minuciosos da época. Para se ter a dimensão que São Paulo já era uma grande capital, os prédios da cidade cenográfica, com referências aos estilos art deco e modernista, foram erguidos com pé direito duplo.

A produção também utiliza de um enorme painel de 12 metros de altura por 28 metros de largura para a inserção de imagens em chroma key. Nele são sobrepostas cenas captadas e produzidas em um cruzamento em São Paulo para dar idéia da agitação da cidade na época.

“Trabalhamos pela primeira vez com carros e figuração virtual para dar a grandiosidade que já existia em São Paulo em 1958. Isso mostra o clima mais realista da novela”, explica a diretora Denise Saraceni. “Apesar de termos antecipado a trama em um mês, glamour e sofisticação não vão faltar”, promete Alcides Nogueira.

Outros tempos

  • A adaptação de ‘Ciranda de Pedra’ se difere de algumas características de um remake da trama, que foi exibida pela primeira vez em 1981. A primeira versão de Teixeira Filho se passava em 1947, ano que o autor Alcides Nogueira preferiu não explorar.
  • Afinal, como em 2008 comemoram-se os 50 anos da bossa nova, Alcides, através de citações de alguns personagens, vai homenagear o movimento musical. “Também nos inspiramos nos clássicos do cinema para fazer uma novela elegante”, afirma a diretora Denise Saraceni.
  • Mas a trama tem acordes mais pesados. A novela conta a história do casal Natércio e Laura, um jurista ganacioso e autoritário – de Daniel Dantas – que se casou com uma mulher bem mais jovem e interessada em arte, vivida por Ana Paula Arósio.
  • Com distúrbios emocionais, ela é internada numa clínica de repouso pelo marido e apaixona-se pelo neurologista Daniel, de Marcello Antony. Dessa relação escondida nasce Virgínia, de Tammy Di Calafiori.
  • Para evitar um provável escândalo, Natércio cria a bastarda como filha. “Mas não vai ter só drama na história. Criei outros núcleos, como de humor, fundamental para qualquer novela”, explica Alcides Nogueira.

Terra

Anúncios

19 Comentários

Arquivado em Audiência, Audiência e TV, Geral, Ibope, Notícias, Televisão

19 Respostas para “Ciranda de Pedra – Resumo da nova novela das 6

  1. CRIEI UM BLOG ESSES DIAS E QUERIA UM COMENTARIO COM UMA IDEIA DE POSTAGEM COM TEMAS DIFERENCIADOS DE SUA ESCOLHA, TRABALHAREI EM CIMA DESSES TEMAS PRA MELHOR AGRADAR VC LEITOR,
    ACESSE: http://inovado.blogspot.com

  2. Novela de época está cansando o público . Cabocla , que foi sucesso em 2004 , na reprise está abaixo dos 20 . Eterna Magia foi fiasco do início ao fim . Só conseguiu os 30 (nível mínimo aceitável para novelas globais das 18h00 e 19h00) nos 2 primeiros e nos últimos 5 capítulos. Desejo Proibido só alcançou esse percentual nos 2 últimos.Não vai conseguir grande coisa essa novela .

  3. kang4roo


    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    IF YOU NEED A BLOG, DONT FORGET TO SEE WEBSITE “Leoxa.com”
    (The Themes Is Very-very Beautiful & Also Able To Place Adsense)

    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

  4. Laila

    Ciranda de Pedra está sendo uma novela MARAVILHOSA , trilha sonora perfeita, e atores maravilhosos .. Torço para Virginia e Eduardo

  5. CAROL RIBEIRO

    ADORO CIRANDA DE PEDRA ,E PRINCIPALMETE A VÍRGINIA E O EDUARDO ACHO OS DOIS LINDOS.TOMARA QUE ELES FIQUEM JUNTOS FARIAM UM BELO CASAL.AFINAL OS DOIS SÃO LINDOS E CARISMATICOS.

  6. Elaine

    Amo ciranda de pedra ,adoro Margarida ,odiei a virgirnia ter roubado o namorado de Margarida casal nada a ver a coitado doente ,e o Eduardo nem
    foi visitar ,eu nunca quero na minha vida uma amiga como Virginia!Espero q nao de certo esse orrivel casal!

  7. Elaine

    Amo a novela odeio virginia por ele ter roubado o namorado da amiga!

  8. Elaine

    novela perfeita!

  9. NIVEA

    Eu tbm gostavA muito da novela agora nao dá nem vontade de assitir a novela pq a VIRGINIA TIRA ONDA DE BOAZINHA ACABOU FAZENDO AMIGA SOFRER BOAZINHA NADA SAFADIA ISSO Q A VIRGINIA É A MARGARIDA ESSA SIM Q É LINDA MEIGA E REALMENTE BOA

    BJo

  10. Irene Cabral

    Oi a todos,
    Queria fazer uma denuncia: a televisão portuguesa SIC retirou a novela Ciranda de Pedra do ar!!! Aqui em Portugal não vamos mais poder ver esta novela! Por favor, se puderem denunciem isso aos responsáveis da Globo, tem que haver uma solução para não defraudar os espectadores portugueses e os emigrantes brasileiros em Portugal. Está havendo uma petição contra a SIC e eu peço que assinem e divulguem. O site é:

    http://www.PetitionOnline.com/ptnovela/

    Muito obrigada,
    Irene Cabral

  11. Ana Paula

    Gente!
    Como assim?! Que coisa ridícula será o final da novela se Eduardo terminar com Margarida…nada haver ela ficar com ele so pq tava doente e precisa dele pra continuar vivendo… Mesmo sabendo que ele ama outra, ela vai se sujeitar a isso? A ficar com uma pessoa que so vai ficar com ela por pena…ou no maximo amizade?!
    Eduardo precisa terminar a novela com Virgínia isso sim…pq a ama de verdade. Que cena linda a de Virgínia e Eduardo essa semana…ela terminou o namoro com ele so pra ver a amiga curada..fala serio, são poucas as pessoas que fariam isso hj em dia… Se eles não terminarem juntos a novela será uma decepção total!

  12. franciele

    Verdadeee…Eu odiei tbmm da raivaaa nem assistoo!
    Nao queria que a margarida ficasse com ele poq a virginia e o eduardo da mais emoçao!
    hhe
    e Nao gostei do jeito que a margarida foi no começo com a virginia sendo que ela nem tinha intençao de rouba-lo..
    Foi muito errrada!
    que sacoo!
    😦

  13. Babih

    Eu Gosto da Virginia mas acho que o eduardo deve ficar com a margarida seu amor dez do inicio da novela e e com ela que ele da mas certo apesar da virginia ser bonita mas prefiroo que ele fique com a margarida…

  14. Eu gosto da virginia,mas sempre achei que o Eduardo deve ficar com a Margarida seu amor desde do inico da novela…

  15. aiiiiii Adoroo a margarida

  16. Se o Eduardo não terminacii com a Margarida eu não ia ver a novela =P

  17. Carla

    O final da novela foi extremamente ridículo. Casamento de Eduardo e Margarida não convenceu…não teve um pingo de emoção. Mas o pior de tudo foi Laura e Daniel, numa “ilha” com aquele ator péssimo que é o Paulo José (sempre enfiado no meio das coisas pq é importante na globo) personagem sem pé nem cabeça. Os dois vestidos de branco…aí se passam 10 anos, a novela pula pra 1968, e os dois ainda estão com exatamente a mesma roupa, correndo pela praia como dois abobados.
    Se Ferdinando morreu, e Natércio foi preso, por que eles não voltaram a viver em São Paulo?

  18. Thais

    Adorava a novela,
    Mas odiei final, como assim o Eduardo ficou com a Margarida?
    ela devia ter morrido, e a Virginia ficado com ele,
    Odiei a Virginia sozinha no final, eles formavam um casal lindo.
    E a Laura e Daniel naquela ilha!
    O final deles tbm acho que devia ter sido voltar pra são paulo.

    Odiei!
    A novela era mto boa, o autor estragou o final.

  19. eu gosto da virginia mais acho q o eduardo deve ficar com a margarida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s