Ibope de ‘Pantanal’ cresce 46% no 2º capítulo

Silvio Santos comemora os bons números no Ibope da novela “Pantanal”, exibida na grade do SBT desde a última segunda (9). Ontem, a trama de Benedito Ruy Barbosa, exibida originalmente pela extinta TV Manchete em 1990, cresceu 46% em audiência, em relação ao capítulo de estréia.

Nesta terça-feira, o segundo capítulo do folhetim protagonizado por Cristiana Oliveira marcou dez pontos de média, com pico de 12, no Ibope da Grande São Paulo.

No capítulo de estréia, a novela já tinha dado ao SBT sete pontos de média, número que foi 68% maior do que o que o canal obtinha no mesmo dia e horário, uma semana antes.

Apesar de ainda permanecer em primeiro lugar no Ibope da Grande São Paulo, durante a exibição de “Pantanal”, a Globo viu sua audiência despencar de 31 pontos na segunda (9) para 24 pontos nesta terça (10). Na terça (3), quando a novela não estava no ar, a Globo tinha 27 pontos de média no mesmo horário, contra sete pontos do SBT.

A Record marcou, no horário de “Pantanal”, 15 pontos na segunda e 16 na terça, mantendo a vice-liderança. Mesmo com o sucesso da novela, o SBT fica em terceiro lugar.

Concorrência

Principal novela da Globo, “A Favorita” não consegue sair do ibope ruim que vem tendo desde a estréia. Ontem, a trama de João Emanuel Carneiro marcou 35 pontos de média. “Ciranda de Pedra” também mantém audiência baixa e ontem teve média de 21 pontos. “Beleza Pura” marcou 27 pontos de média.

Na Record, ontem, “Amor e Intrigas” marcou 17 pontos de média e “Os Mutantes” atingiu 19 pontos.

Folha

Anúncios

20 Comentários

Arquivado em Audiência, Audiência e TV, Ibope, Notícias, Televisão

20 Respostas para “Ibope de ‘Pantanal’ cresce 46% no 2º capítulo

  1. Pantanal um grande sucesso agora na tela do sbt
    Revelação que vem ai vai arebentar na segunda passada eu vi a entrevista da Dona Iris a mulher do Silvio Santos
    Cenario Perfeito
    se Cuide Recopia Maldita Do Edir Macedo

  2. lucas vinicius

    q suba + o sbt merece porem acho q a novela deveria ser transmitida no horario nobre das 9 as 10 e o sbt
    esta disendo dpois de favoria porq enves de fazer propaganda do sbt brasil fes dpois se favorita +aquela abertura ficou espetacular vejam no http://www.youtube.com e assistam hoje o sbt brasil com o grande carlos nascimento logo dpois o grande susseso de pantanal

  3. raphael

    e vai subir mais ainda podem esperar

  4. raphael

    essa novela vai dar 15 pontos de media no minimoquando ela se consolidar

  5. RRR

    O SBT vai tomar o lugar da RECOPIA!!!!!

    Mecopia seu simbolo pode mandar pro lixão….

  6. leandro av.

    Se prepara recopia seus dias estao chegando
    se cuide !!!!! Viva ao SBT!!!!!

    pessoal entrem no meu blog
    e de suas opinioes!!!

    1pagina.zip.net dao uma passadinha por la!!

  7. leandro av.

    viva ao PANTANAL
    essa novela vai da muita dor de cabeça pra rede globo
    podem crer!!!

  8. leandro av.

    eu tambem vi a entrevista da Iris Abravanel para Hebe e achei muito interessante
    a novela tem tudo pra dar certo!!!

  9. Pantanal foi uma telenovela brasileira produzida pela extinta Rede Manchete e exibida de 27 de março a 10 de dezembro de 1990 às 21h30. Escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim, Carlos Magalhães, Marcelo de Barreto e Roberto Naar. A novela vem sendo reapresentada pelo SBT, desde o dia 09 de junho,de segunda a sexta ás 22h10 (após “A Favorita”) nas quartas a novela é exibida ás 21:40.

    Índice [esconder]
    1 Trama
    2 Elenco
    3 Participações
    3.1 Primeiro capítulo
    4 Curiosidades
    5 Prêmios
    6 Ligações externas

    [editar] Trama
    A novela conta a história de José Leôncio, fazendeiro do Pantanal, que em viagem para o Rio de Janeiro engravida uma jovem de nome Madeleine. José Leôncio acaba se casando com ela, que muda-se para o Pantanal com ele. Madeleine, no entanto, estava infeliz e resolveu voltar para o Rio de Janeiro.

    José Leôncio, amargurado, tenta em vão recuperar seu filho, mas acaba voltando para o Pantanal sem ele. Passa a viver então com Filó, sua empregada, com quem tem um filho. Vinte anos depois, seu filho resolve finalmente visitá-lo. Mas o choque cultural é grande e o filho é expulso pelo pai, por este achar que ele era gay.

    Joventino, então parte de volta para o Rio, mas levando Juma, uma moça que diziam se transformar em onça. Joventino acaba voltando para o Pantanal e se casa com Juma.

    Mas a história tem um lado sobrenatural: os principais personagens, com exceção de José Leôncio, freqüentemente se deparam com uma figura conhecida como “O Velho do Rio”, um curandeiro idoso que cuida das pessoas que são picadas pela sucuri, cobra de grandes proporções encontrada no Pantanal, ou que simplesmente se perdem na extensão do Pantanal.

    Em um dia, Joventino tira uma fotografia do Velho do Rio e decide emoldurá-la. Mas após a revelação do filme, uma surpresa: no lugar do Velho uma mancha que impede a José Leôncio conhecer a verdadeira identidade do curandeiro.

    Nesta época, Zé Leôncio descobre a existência de um outro filho: José Lucas, que por não ter tido seu pai por perto, adota o sobrenome “de Nada”. José Lucas de Nada, descobre que é filho do fazendeiro quando percebe a incrível semelhança física com Zé Leôncio, quando este era jovem.

    [editar] Elenco

    Paulo Gorgulho fez o José Lucas de Nada.Cláudio Marzo- Joventino / José Leôncio / Velho do Rio
    Marcos Winter – Joventino Leôncio Neto (Jove)
    Cristiana Oliveira – Juma Marruá
    Jussara Freire – Filó
    Marcos Palmeira – Tadeu
    Paulo Gorgulho- José Leôncio jovem / José Lucas de Nada
    Nathália Timberg – Mariana
    Ítala Nandi – Madeleine
    Elaine Cristina – Irma
    Sérgio Reis – Tibério
    Almir Sater – Trindade
    Antônio Petrin – Tenório
    Ângela Leal – Maria Bruaca
    Luciene Adami – Guta
    Rosamaria Murtinho – Zuleica
    Tarcísio Filho – Marcelo
    Giovanna Gold – Zefa
    Andréa Richa – Muda
    Ângelo Antônio – Alcides
    Flávia Monteiro – Nalvinha
    Rômulo Arantes – Levi
    José de Abreu – Gustavo

    [editar] Participações

    [editar] Primeiro capítulo
    Cássia Kiss – Maria Marruá
    José Dumont – Gil
    Ingra Liberato- Madeleine jovem
    Carolina Ferraz – Irma jovem
    Tânia Alves – Filó jovem
    Paulo Vinícius – José Leôncio (criança)
    Kátia D’angelo – Generosa (prostituta da “primeira vez” de José Leôncio)
    Fátima Freire – prostituta que conversa com Joventino
    Enrique Diaz – Chico (filho de Maria Marruá e Gil)
    Alexandre Lipiani – Raimundo
    Haroldo Costa – padre Antônio
    Ewerton de Castro – Quim
    Marcos Caruso – Tião
    Sérgio Britto – Antero
    Oswaldo Loureiro
    Luiz Armando Queiroz – banqueiro
    Kito Junqueira
    Sérgio Mamberti – Dr. Arnaud
    Rubens Corrêa – deputado Ibrahim Chaguri
    Xandó Batista – padre
    Jofre Soares – padre
    Leandra Leal – Maria Marruá Leôncio (filha de Jove e Juma) (último capitúlo)

    [editar] Curiosidades
    ATENÇÃO: Este artigo ou secção não cita as suas fontes ou referências, em desacordo com a política de verificabilidade. Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapé.

    Pantanal será para sempre lembrada como a novela que bateu a audiência da Rede Globo. Seu sucesso foi estrondoso, ao ponto de a emissora de Roberto Marinho esticar a novela das oito (então Rainha da Sucata, de Sílvio de Abreu) para que os telespectadores não mudassem de canal, e lançar uma novela com os maiores nomes da casa (Araponga, com Tarcísio Meira e Christiane Torloni) para competir no mesmo horário, cancelando boa parte da linha de shows, tirando do ar programas consagrados como o TV Pirata.
    Durante anos, a novela ficou engavetada na Central Globo de Produções, à espera de uma decisão se seria produzida ou não. Em 1990, a Manchete contrata seu escritor, Benedito Ruy Barbosa, que finalmente realiza seu sonho, obtendo estrondoso sucesso e superando a até então imbatível Rede Globo. Além disso, a Manchete contrata também uma grande leva de atores globais, como Cláudio Marzo, Cássia Kiss, entre outros e mistura com revelações da teledramaturgia brasileira, como Cristiana Oliveira e Marcos Winter.
    Pantanal também foi a primeira (e por enquanto, a única) telenovela não-global, desde a falência da TV Tupi em 1980, que conseguiu ultrapassar freqüentemente a marca de 40 pontos de audiência, muito além do esperado.O que é uma proeza fora dos domínios da TV Globo. E de quebra, o avassalador sucesso da trama rural pôs a emissora de Adolpho Bloch de vez entre as grandes produtoras de telenovelas da América Latina. Todavia, a Manchete nunca mais repetiria tal façanha nos nove anos que lhe restariam de vida.
    As gravações externas nas deslumbrantes paisagens do Pantanal Matogrossense, aliada a toques de erotismo (com abundantes cenas de nudez e sexo) e uma bem trabalhada trilha sonora, que incluía o grupo Sagrado Coração da Terra e o violeiro Almir Sater), fizeram desta obra um dos grandes sucessos de público, criando um novo marco na história das telenovelas brasileiras.
    Depois de provar que suas histórias também mobilizavam a audiência no horário nobre, o autor Benedito Ruy Barbosa, que na Globo só recebia o horário das 18h, retornou à casa em 1993 para escrever, finalmente, uma novela das oito global: Renascer, outro grande sucesso.
    Pantanal foi reapresentada em duas ocasiões: às 19h30, de 17 de junho de 1991 a 18 de janeiro de 1992, e às 21h30 e na íntegra, de 26 de outubro de 1998 a 14 de julho de 1999. Esta segunda reprise tem uma particularidade interessante: entrou no ar em substituição à novela Brida, que acabou com os recursos da emissora. A Rede Manchete seria vendida pouco depois dessa reestréia de Pantanal e se tornaria a RedeTV!.
    A apresentadora Nani Venancio, na época modelo aparece nua se metamorfando em mulher na abertura dessa novela.
    A exemplo do que já havia sido feito com Xica da Silva, o SBT comprou as fitas da novela arrematadas no leilão da massa falida da Manchete e passou a reapresentar Pantanal às 22h desde o dia 9 de junho de 2008. A Rede Globo já anunciou que irá contestar a reprise, pois detém os direitos do texto, adquiridos do autor Benedito Ruy Barbosa.
    A novela “Pantanal” não foi anunciada pelo SBT,a emissora só anunciou como “Arma Secreta”.O SBT também exibiu enquetes sobre as novelas preferidas pelo público,e curiosamente na edição,”Pantanal” era a preferida do público.
    O SBT só começa a exibir a novela “Pantanal” quando “A Favorita” acaba,o SBT está exibindo chamadas anunciando,”Quando acabar a novela da Globo, “A Favorita”, troque de canal e veja a novela “Pantanal”.
    A novela só fez sucesso na primeira metade da mesma, na segunda metade o autor resolveu mudar completamene a novela passando a ser filmada na cidade e não mais no Pantanal, fazendo com que o sucesso decaísse a niveis baixissimos.
    As quartas-feiras com a exibição do futebol na Globo, a novela A Favorita termina mais cedo, fazendo com que Pantanal comece mais cedo também,às 21:40h.
    A estréia surpresa de Pantanal no SBT marcou 7 pontos de média com picos de 8 pontos,segundo dados consolidados. Já o segundo capítulo a trama subiu a audiência em 46%, marcando então 10 de média e 12 de pico, segundo o jornalista da Folha de São Paulo Miguel Arcanjo Prado.

    [editar] Prêmios
    APCA (1990):

    Melhor Novela
    Melhor Atriz – Jussara Freire
    Melhor Ator – Cláudio Marzo
    Revelação Masculina – Ângelo Antônio
    Melhor Diretor – Jayme Monjardim
    Troféu Imprensa (1990):

    Melhor Novela
    Melhor Atriz – Jussara Freire
    Melhor Ator – Cláudio Marzo
    Revelação do Ano – Cristiana Oliveira

    [editar] Ligações externas

  10. aff… pantanal foi exibida a mais de 18 anos!! a audiência que está dando é otima!! para o produto!

  11. Pantanal vai arrazar concerteza!

  12. Com a Novela Pantanal o Ibope do Sbt Melhorou Muito
    Vem ai Revelação a Mais Uma novela de Sucesso Na Tela do SBT
    Ai Os Recordistas vem com Baixaria Não Perca!!!!

  13. imp@rcial

    No meu ponto de vista, seria melhor o sbt estreiar Pantanal junto com Chamas da Vida ou quen sabe um dia depois! Minha opinão é porque muitos assistem a novela Amor e Intrigas! Tomara que o SS tenha muita paciência e aprenda a descentralizar a direção do sbt! Não pode tudo ficar sobre o seu domínio! Acho que a Sessão Disney Clube na faixa das 18h ou 19h cairía muito bem; e a novela Revelação na faixa das 20:15h; já para a faixad das 21:10h, pode ser o Programa Livre com Galisteu (sendo assim, o sbt brasil seria exibido às 19:40h) ou reservar a faixa das 21:10h para o jornal local e às 21:30h o sbt brasil) nesse caso o Programa livre seria exibido às 17h! Falta qualidade na tv! Quanto ao crecimento da Record, ela fez por merecer! Qualquer uma que estivesse no lugar dela, agiria dessa forma! É normal! O sbt teve as oportunidades e não soube aproveitar e investir!
    Veja o Programa Sílvio Santos, parece mau editado! Ainda tem muito que melhorar!
    A novela Lalola, a intenção do tema pode ser até interssante, mas o conteúdo do texto é complicado de mais, não tem uma seqüência clara, parece ser muito cortada, ou o diálogo não procede! É complicadinha de assistir!
    Acho que seria bacana assim:
    17h Programa Livre
    18h Disney Clube
    19:15h Novela
    20:15h Revelação
    21:10h Jornal local
    21:30h SBT Brasil
    22:10h Pantanal
    ou
    17:30h Disney Clube
    18:45h Novela
    19:20h Jornal local
    19:40h SBT Brasil
    20:15h Revelação
    21:10h Programa Livre
    22:10h Pantanal

  14. Gemilson Ribeiro

    Sem chances, amigo . Pantanal não vai roubar audiência de Chamas da Vida , que tem cara de superprodução . Assisti a uma reportagem do Programa da Tarde mostrando os bastidores da novela e pelo que foi mostrado , parece que audiência vai ser boa . O meu palpite é que vai começar na faixa entre 13 e 15 e lá pela oitava semana já terá 20 de média . Já Pantanal sofre por não ter uma divulgação boa . Nem chamadas do tipo”Daqui a Pouco em Pantanal” . Não tem nenhuma chamada com a novela . Gente , o que é isso ? Se essa novela é uma bomba(que coisa mais patética), tem que ter um destaque maior . A novela está sendo estrangulada entre o SBT Brasil e a linha de shows .Desse jeito , a tendência é queda livre na audiência …….

  15. Gemilson Ribeiro

    Se a novela está tendo boa audiência , seria melhor colocar ás 17hoo , quando o Privilégio de Amar está deixando o SBT em quarto lugar ………
    E deixando Revelação para ás 22h15 .Viram ? Perceberam que qualquer pessoa tem mais conhecimento em estratégias de marketing do que SS ?

  16. danillo

    gente não adiante ficar triste,vamos aceitar o fato de que o SBT é e sempre será terceirão,a record está mandando muito bem,amor e intrigas barra qualquer favorita e qualquer pantanal da vida,mas os mutantes vamos combinar… é o bichooooooo..

  17. Como esses recordistas só servem para falar asneiras na hora errada p….

  18. Daqui há pouco , o SBT vai reprisar o Jornal da Manchete ……..

  19. Quase me esqueci ….o SBT vai reprisar também Kananga no Japão, Brida …….KKKKKKK
    O SBT vai ter que colocar o logotipo da Manchete na tela . KKKKK

  20. Como esse Caro Gemilson Ribeiro que tem quase 60 anos de idade pode dizer tantas asneiras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s